São Caetano 2 x 0 América – Vitória de semifinalista

São Caetano do Sul, SP, 17 (AFI) – O São Caetano voltou a integrar o grupo dos semifinalistas do Campeonato Paulista ao vencer o América, por 2 a 0, neste sábado à noite, no Estádio Anacleto Campanella, no ABC, pela 14.ª rodada.

O Azulão, que na rodada anterior tinha vacilado em casa ao empatar, por 2 a 2, com o Sertãozinho, chegou aos 27 pontos, ocupando provisoriamente, a terceira posição. O time de São José do Rio Preto, que perdeu seu segundo jogo seguido (tinha caído diante da Ponte, em Campinas, por 3 a 2), está com 16 pontos, em 13.º lugar, ainda não totalmente livre da ameaça do rebaixamento.

Domínio total do Azulão
O primeiro tempo foi todo do São Caetano, que nem tomou conhecimento da chuva que acompanhou todos os 45 minutos. Abriu o placar logo aos sete minutos, quando o lateral Paulo Sérgio se atirou pelo lado esquerdo do ataque, tabelou com Ademir Sopa e marcou um belo gol. Ele ainda deu um corte num adversário, antes de bater no canto direito do goleiro André Zuba.

“Estava lá no lado esquerdo porque o professor Júnior (o técnico Dorival Júnior) dá esta liberdade para a gente. Fiz a tabela e o gol. Estou feliz!”, resumiu o goleador da noite e melhor homem em campo.

O Azulão ainda teve mais três chances reais para ampliar o placar, numa delas o atacante Somália desperdiçou sozinho. Ele ainda é o artilheiro do Paulistão, com 10 gols. O esquema 3-5-2 armado por Heriberto da Cunha não funcionou na fase inicial, a ponto do time não chegar nunca ao ataque.

Mudança certa de Heriberto
No intervalo, porém, Cunha só fez uma troca previsível: tirou o atacante Pedro Henrique para a entrada de Felipe Soares. O que parecia uma alteração comum, surtiu efeito imediato.

Logo no primeiro minuto, Felipe foi lançado em velocidade nas costas da defesa, entrou na área e chutou forte. O goleiro Luiz rebateu e o próprio Felipe iria concluir quando sofreu um “sanduíche” de Maurício e Thiago. O juiz, corretamente, marcou pênalti. Mas na cobrança, pó experiente Vélber fez lambança. Ele tentou cobrar com efeito no meio do gol, a bola subiu, tocou no travessão e saiu. Tudo aos dois minutos.

Três minutos depois, o juiz não marcou um pênalti sobre Somália porque não quis. Ele subiu de cabeça na pequena área com o goleiro e o zagueiro Eduardo Luis, sendo empurrado claramente.

O Azulão continuou melhor em campo e chegou aos segundo gol aos 26 minutos. O cruzamento saiu da direita, com Paulo Sérgio, e toda defesa ficou preocupada com Somália. Nas suas costas, porém, Luís Maranhão entrou sozinho e nem precisou subir para tocar de cabeça para as redes.

Próximos Jogos
No outro final de semana, domingo, dia 25, o São Caetano volta a atuar em casa, mas diante do São Paulo. O América tentará a reabilitação, em casa, diante do Bragantino, também no domingo, às 16h.

Ficha Técnica

São Caetano 2 x 0 América

Local: Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul–SP.
Renda: R$ 6.719,00
Público: 466 pagantes
Árbitro: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Cartões amarelos: Douglas, Luís Maranhão, Ademir Sopa, Maurício, Glaydson (São Caetano); Doriva, Adriano Peixe, Du e Mateus (América).
Gols: Paulo Sérgio, aos 7 minutos do 1.º tempo. Luís Maranhão, aos 26 minutos do 2.º tempo.

São Caetano
Luiz; Paulo Sérgio, Maurício, Thiago e Triguinho (Cláudio); Glaydson, Luís Maranhão, Ademir Sopa (Marabá) e Douglas; Luiz Henrique (Marcelinho) e Somália.
Técnico: Dorival Júnior.

América
André Zuba; Eduardo Luis, Mateus, Marcos Paulo; Du, Doriva, Marco Antônio, Jéferson (Luiz Henrique) e Adriano Peixe; Vélber (Reginaldo) e Pedro Henrique (Felipe Soares).
Técnico: Heriberto da Cunha.