São Caetano 1 x 2 Portuguesa - Lusa aproveita apagão azul

São Caetano do Sul, SP, 23 (AFI) – De virada, com grande atuação do atacante Vaguinho, autor dos dois gols da vitória, e ajudada pela queda de rendimento do São Caetano, a Portuguesa venceu o time do ABC, na tarde deste sábado, por 2 a 1 (charge/Arthur Fujii), de virada, no Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

Apático no segundo tempo, o São Caetano permaneceu com 11 pontos e caiu para a oitava colocação, perdendo a chance de voltar ao G-4. O triunfo fora de casa colocou a Lusa na 12ª colocação, com nove pontos.

Forte marcação e gol isolado!
Com muitos jogadores no meio-campo, o jogo não poderia começar de outra forma a não ser truncado e com forte marcação. Em cinco minutos de jogo, muitas faltas foram feitas e nenhuma chance de gol foi criada. A primeira oportunidade clara de gol aconteceu aos 10 minutos e foi da Portuguesa. A bola sobrou na entrada da área para o atacante Vaguinho, que soltou a bomba, espalmada pelo goleiro Luiz.

A resposta do São Caetano não demorou a vir. Em cobrança de falta, o meia Ademir Sopa acertou o ângulo do goleiro Tiago, que foi buscar e espalmou para escanteio. Aos 15 minutos, o São Caetano abriu o placar. O atacante Luã recebeu livre dentro da área e foi derrubado pelo goleiro Tiago, que recebeu apenas o cartão amarelo. Na cobrança, o lateral-direito Peter deslocou Tiago e colocou os donos da casa na frente.

A Portuguesa voltou a assustar aos 26 minutos, na única jogada ofensiva da equipe, o chute de longa distância. Novamente Vaguinho arriscou e a batida assustou Luiz, que apenas torceu para a bola não entrar. Aos 40 minutos, Vaguinho tentou de longe, mas, mais ume vez, não obteve sucesso.

No intervalo…
Autor do gol do primeiro tempo, o lateral-direito Peter saiu contente com o resultado, mas não satisfeito com o futebol demonstrado pelo São Caetano.

“Nossa equipe está pecando na saída de bola. Temos que melhorar na segunda etapa para manter o resultado. Ainda estamos deixando a desejar”, afirmou.

Do outro lado, o atacante Rivaldo, que brigou bastante na etapa inicial, disse o que precisa para a Portuguesa evitar a derrota.

“Estamos respeitando muito o São Caetano. Temos que ir para cima deles e buscar o resultado”, comentou.

Virada lusitana!
A Portuguesa não mexeu no intervalo, mas voltou com uma postura bastante diferente. Em dois minutos, criou duas chances. Na primeira, Rivaldo foi lançado e dividiu com o goleiro Luiz, que levou a melhor. Depois, Vaguinho cobrou falta de longe e Luiz quase aceitou.

Aos cinco minutos, o atacante Rivaldo perdeu grande chance de empatar a partida. Vaguinho avançou pela direita e cruzou. O centroavante lusitano se antecipou à defesa do São Caetano e desviou, mas a finalização foi para fora. Como no primeiro tempo, o Azulão tratou de responder logo.

Gláucio invadiu a área e bateu na saída de Tiago, que desviou com o peito. O desvio não foi o bastante para tirar a bola da trajetória do gol. A salvação veio com o corte do zagueiro Bruno, que colocou para escanteio. Mas aos 16 minutos, a justiça foi feita. Vaguinho, grande nome da Lusa na primeira etapa, recebeu na entrada da área, puxou para a perna esquerda e bateu colocado no ângulo, sem chances de defesa, empatando a partida.

As coisas complicaram para o time do ABC quando o atacante Luã, que estava prestes a ser substituído, agrediu o zagueiro Samuel e foi expulso. O desenho final do jogo foi dado pelo atacante Vaguinho, que puxou contra-ataque sozinho e chutou cruzado para virar a partida, aos 34 minutos.

Próximos jogos
Na oitava rodada, que será toda realizada na terça-feira, o São Caetano faz o duelo paulista contra o Barueri, novamente em São Caetano do Sul, às 20h30. A Portuguesa enfrenta o Vitória, no Canindé, no mesmo horário.

Ficha Técnica

São Caetano 1 x 2 Portuguesa

Local: Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul-SP.
Público: 1.838 pagantes
Renda: R$ 14.445,00
Árbitro: Anselmo da Costa-SP
Cartões Amarelos: Luiz Henrique, Tiago, Gláucio (São Caetano); Tiago, Rivaldo, Marco Aurélio, Vaguinho (Portuguesa)
Cartões Vermelhos: Luã (São Caetano); Dias (Portuguesa)
Gols: Peter, aos 15’/1T (São Caetano); Vaguinho, aos 15’/2T e aos 34’/2T (Portuguesa)

São Caetano
Luiz; Peter, Kleber, Thiago e Cláudio; Luis Alberto, Glaydson, Ademir Sopa e Douglas; Gláucio (Luiz Henrique) e Luã.
Técnico: Jair Picerni

Portuguesa
Tiago; Bruno, Samuel e Marco Aurélio; Wilton Goiano, Marcos Paulo, Eric, Preto (Dias) e Leonardo; Vaguinho (Rai) e Rivaldo (Joãozinho).
Técnico: Vágner Benazzi