São Bento XV de Piracicaba-SP
São Bento x XV de Piracicaba - Escalações, onde assistir e arbitragem!

O confronto coloca frente a frente um São Bento em processo de reconstrução, que utilizou a pré-temporada para corrigir falhas

Apesar de viverem momentos distintos, os dois clubes vestem camisas pesadas e entram na competição com o objetivo comum de brigar pelo acesso à elite estadual

São Bento
Foto: Neto Bonvino

Sorocaba, SP, 10 (AFI) – Um duelo que promete muito na abertura da temporada 2026 do futebol paulista e que carrega tradição. Neste domingo, às 10h, no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, São Bento e XV de Piracicaba se enfrentam pela primeira rodada do Campeonato Paulista da Série A2.

Apesar de viverem momentos distintos, os dois clubes vestem camisas pesadas e entram na competição com o objetivo comum de brigar pelo acesso à elite estadual.

O confronto coloca frente a frente um São Bento em processo de reconstrução, que utilizou a pré-temporada para corrigir falhas e ganhar entrosamento, e um XV de Piracicaba mais estruturado e confiante, respaldado por um título recente e por uma preparação consistente para a Série A2.

ONDE ASSISTIR

O Youtube do Paulistão transmite o jogo ao vivo e gratuitamente.

O BENTÃO

O São Bento chega a 2026 tentando deixar para trás um ano de 2025 extremamente difícil. Dentro de campo, o Azulão teve uma campanha muito fraca na Série A2 e lutou contra o rebaixamento até a última rodada.

A equipe terminou o campeonato na 14ª colocação, com apenas 13 pontos em 15 jogos, somando três vitórias, quatro empates e oito derrotas. Foram somente nove gols marcados e 19 sofridos, números que escancaram as dificuldades ofensivas e defensivas do time.

O São Bento terminou com a mesma pontuação de Portuguesa Santista e Rio Claro, mas se salvou nos critérios de desempate, enquanto os dois rivais acabaram rebaixados.

EM 2025

Na Copa Paulista de 2025, o desempenho foi um pouco melhor, porém ainda insuficiente para empolgar o torcedor. O Azulão avançou até a fase de mata-mata, mas acabou eliminado pelo São José, nos pênaltis, desperdiçando a chance de garantir uma vaga em competição nacional.

Fora de campo, o clube viveu um cenário turbulento, marcado por dificuldades financeiras e pela frustração com o projeto da SAF, que não avançou apesar de duas tentativas ao longo do ano.

O técnico Fabiano Carneiro assumiu a equipe ainda durante a Série A2 e foi mantido para a temporada seguinte, com a missão de liderar um processo de reconstrução, mesmo trabalhando com um dos menores orçamentos da competição.

O NHOQUIM

O XV de Piracicaba, por sua vez, teve um 2025 bem mais positivo e chega embalado para a Série A2 de 2026. No estadual, o Nhô Quim fez uma campanha regular na primeira fase, terminando na 7ª colocação, com 22 pontos em 15 jogos — seis vitórias, quatro empates e cinco derrotas. A equipe marcou 13 gols e sofreu o mesmo número, mostrando equilíbrio ao longo da competição.

Classificado para as quartas de final, o XV enfrentou o Capivariano e ficou muito perto do acesso. Venceu o jogo de ida, em Piracicaba, por 1 a 0, mas foi derrotado por 2 a 1 fora de casa e acabou eliminado.

A grande conquista do clube em 2025 veio na Copa Paulista. Sob o comando de Moisés Egert, o XV superou o Primavera na decisão, levantou o troféu e garantiu uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2026.

O treinador está à frente da equipe desde 2025, após duas temporadas no Noroeste de Bauru, e comandou o time em 34 partidas ao longo do ano, consolidando um trabalho contínuo e competitivo.

PRÉ-TEMPORADA

Na preparação para a Série A2 de 2026, o São Bento realizou diversos amistosos e jogos-treino. Inicialmente, enfrentou o time sub-20 do próprio clube, que disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em atividade interna de observação.

Depois, venceu o Nacional por 2 a 0, empatou com o Primavera em 1 a 1 e também ficou no 1 a 1 diante da Itapirense, além de outros testes utilizados pela comissão técnica para ajustes físicos e táticos.

O XV de Piracicaba disputou quatro amistosos confirmados durante a pré-temporada. A equipe venceu o Desportivo Brasil por 2 a 1, superou o Pouso Alegre por 2 a 0, bateu o União São João por 1 a 0 e foi derrotada pelo Velo Clube por 1 a 0, no último teste antes da estreia no campeonato.

FALA, FABIANO!

O técnico do São Bento, Fabiano Carneiro, afirmou em uma de suas últimas entrevistas que a Série A2 tende a ser uma das mais competitivas dos últimos anos.
“Será uma A2 mais competitiva. Agora temos um novo formato, com quadrangular. Há muitos times fortes, muitos clubes SAF, com investidores. Então, realmente, não vai ser fácil para ninguém”, destacou. Ele também ressaltou que o São Bento será um adversário duro ao longo da competição.

Sobre a montagem do elenco, o treinador explicou que a proposta é trabalhar com um grupo equilibrado, valorizando também a base. “A ideia foi montar um elenco competitivo, com qualidade, dois jogadores por posição — apenas os goleiros terão três — e, a partir disso, utilizar atletas da base. Com a sequência de jogos e a necessidade de recuperação física, será importante dar espaço aos jovens ao longo do campeonato”, explicou.

Fabiano pregou cautela e planejamento. “O São Bento hoje tem uma folha realmente modesta em relação a vários outros clubes, mas que cumprirá com seus compromissos. Primeiro vamos pensar em classificar e depois, com os pés no chão, pensar, sim, em subir”, completou.

EGERT COMENTA

Para o técnico Moisés Egert, a estreia promete alto grau de dificuldade, mas o momento vivido pelo clube traz confiança, construída a partir da continuidade do trabalho e do respeito aos processos.
“A preparação para a temporada é uma construção. Nós estamos respeitando novamente os processos e dando continuidade à identidade que nos fez vencedores na Copa Paulista”, afirmou.

Egert ressaltou que tanto na Copa Paulista quanto na Série D houve muito trabalho e que a repetição e a manutenção do elenco aceleram processos e fortalecem convicções para a disputa da Série A2.

Sobre o confronto em Sorocaba, o treinador pregou respeito ao adversário e alertou para as dificuldades do duelo. “Não tem jogo fácil na Série A2, ainda mais na estreia. É uma camisa forte, com história, e um mando de campo pesado”, destacou. Ele também demonstrou preocupação com o horário da partida, marcada para as 10h, citando possíveis impactos no rendimento físico e na qualidade do jogo.

Ao analisar o campeonato, Egert apontou o alto nível da competição. “É um campeonato muito equilibrado, com muitos treinadores qualificados, de altíssimo nível de conhecimento, e equipes cada vez mais preparadas”, avaliou.

Por fim, o comandante alvinegro reforçou a importância do ambiente e da presença do torcedor. “É claro que você precisa de bons atletas, mas mais do que isso, é fundamental ter um ambiente seguro, positivo e mobilizado”, disse. Ele citou experiências vividas na Copa Paulista e fez um apelo: “Em 2026, mais do que nunca, precisamos do torcedor ao nosso lado”.

FICHA TÉCNICA

São Bento
São Bento
XV de Piracicaba-SP
XV de Piracicaba-SP
Fase Fase:
Fase Rodada:
Fase Data:
10/01/2026
Fase Árbitro:
Douglas Marques das Flores
Fase Assistentes:
Risser Jarussi Corrêa e José Lucas Candido de Souza
Fase Estádio:
Walter Ribeiro
Fase Local:
Sorocaba (SP)