São Bento, uma paixão em azul e branco, completa 94 anos
O nome São Bento foi adotado pelo fato do time jogar num campo de futebol que havia atrás do Mosteiro de São Bento. Mas Azulão só iniciou no profissionalismo 40 anos depois, em 1953, no dia 10 de junho, quando de sua primeira participação na segunda divisão, vencendo a Ferroviária de Botucatu por 4 a 2. O time na época era formado por: Peter, Domingos, Moacir, Rau, Falco, Sérgio, Cicarelli, Carrega, Mário, Mané e Bernardi.
Sorocaba, SP, 14 (AFI) – Tudo começou num longínquo 14 de setembro de 1913, quando operários de uma fábrica de arreios, a Ferreira e Cia., fundaram o Sorocaba Athletic Club. Na época a cidade de Sorocaba vivia um surto de febre amarela de efeitos devastadores, que quase dizimou todos os moradores. Mais de um ano depois, em 14 de outubro de 1914, o nome foi mudado para Esporte Clube São Bento.
Internacional
Primeiro acesso
Em 1962, o São Bento sagrou-se campeão da Segunda Divisão do Campeonato Paulista, subindo para a Primeira Divisão, vencendo numa final inesquecível o XV de Piracicaba, com gol de Picolé. Em 1963, em sua primeira participação, o Bentão foi o quarto colocado logo na sua primeira participação à frente de Corinthians e Portuguesa. Além do quarto lugar em 63, o São Bento foi sexto em 64, 65 e 68; e oitavo em 66, 67, 69 e 70.
Ainda em sua fase amadora o São Bento viveu um grande momento na sua história quando empatou por 2 a 2 com o Nacional de Montevidéu (campeão uruguaio).
No Brasileiro
Queda e acesso
Foram 29 anos seguidos na Primeira Divisão Paulista, em que pese os altos e baixos e eternos problemas de administração e falta de recursos. Sua primeira queda foi em 1991, para a Série A-2 (segunda divisão), e logo depois para a Série A-3 (terceira divisão). Momento que o clube quase desapareceu
Ainda na década de 70, mais precisamente em 1979, o São Bento disputou o Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão, tendo ficado em 15° lugar, entre os 94 clubes que participaram do torneio.
A retomada aconteceu em 2001, quando, sob o comando do polêmico advogado David Ferrari Júnior, o São Bento conquistou o título da série A-3. Na final de 2001, uma vitória sobre o União de Mogi por 3 a 1 no Estádio “Walter Ribeiro”, e o título de campeão da Série A-3 do Campeonato Paulista 2001, com gols de Wesley, Davison duas vezes, para o time comandado por Paulo Comelli.Copa Estado
Repetindo o feito de 2001, o Azulão conquistou mais um título em 2002, desta vez é a Copa Estado de São Paulo. Após uma bela campanha contra o Jaboticabal na final empatou por 2 a 2 o primeiro jogo, fora de casa, e em Sorocaba, sete de dezembro de 2002, 17 mil torcedores lotaram o CIC e depois de um 0 a 0, o titulo foi para o Bentão que jogou com: Fernando, André Luís, Clodoaldo e Luís Carlo, Vladimir, Vagão, Hernandes, Nenê e Clayton, Alex (Juninho Paraná) e Gilsinho. Técnico: João Batista Abelha.
Acesso em 2005
A volta à elite ocorreu em 19 de junho de 2005. O Bentão precisava vencer o Noroeste em Sorocaba e ainda depender do jogo Mirassol e Bandeirante em Birigui, que acabou 0 a 0. Na partida contra o Norusca, o Bentão saiu atrás com um gol de Edmilson, mas empatou com Nena que marcou os dois gols que deram o acesso. O São Bento subiu com: Fabiano; Danilo, Teco (Sandro) e Márcio Santos; Júlio César, Luizinho, Neto, Itaparica (Carlos Henrique) e Tita; Nena e Jocimar (Zé Soares). Técnico: Carlos Rabello.
Segunda queda
Tudo errado, muita confusão, problemas internos e externos. Até a 11ª rodada, quando após uma humilhante goleada de 6 a 1 sofrida em Sorocaba frente ao Marília, o técnico colombiano pediu demissão. Depois assumiu Marcelo Conte e em seguida João Abelha, que apesar de todos os esforços, não conseguiu livrar o time do rebaixamento, sacramentado em 11 de abril após derrota por 3 a 0 para o Palmeiras em pleno CIC.
No Paulistão de 2006 o São Bento terminou em 11° lugar. Porém, neste ano, com uma nova diretoria, David Ferrari tinha pedido demissão no ano anterior, após o certame bandeirante, no Paulista de 2007, o clube iniciou o torneio paulista numa “perigosa aventura”, apostando no ex-volante da Seleção Colombiana e do Corinthians, Freddy Rincón.
Títulos
Em sua história no profissionalismo, o São Bento tem o título de 1962 da Segunda Divisão, o que lhe valeu o acesso em 2001 na série A-3, o título da Copa Federação Paulista em 2002 e ainda, em 1966, o título do Torneio João Mendonça Falcão.
Fotos: Erik Pinheiro





































































































































