São Bento x São José - Começa as oitavas de final da Copa Paulista
Trata-se de um duelo entre duas equipes que vêm fazendo campanhas bem distintas na competição
O jogo de volta será no próximo sábado, dia 30 de agosto, às 16h, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos
Por: Rivail Oliveira
Sorocaba, SP , 23 (AFI) – Um dos clássicos mais tradicionais do interior do Estado de São Paulo, São Bento e São José voltam a se enfrentar nesta segunda-feira (25), às 20h, no Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC), em Sorocaba, em partida válida pelas oitavas de final da Copa Paulista 2025.
O jogo de volta será no próximo sábado, dia 30 de agosto, às 16h, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos.
CAMPANHAS DISTINTAS
Trata-se de um duelo entre duas equipes que vêm fazendo campanhas bem distintas na competição. O São José, mais sólido desde o início, liderou seu grupo de ponta a ponta.
Já o São Bento começou de forma instável, mas reagiu nas últimas rodadas. Mesmo assim, o confronto coloca frente a frente dois times tradicionais do interior paulista, com “camisas pesadas” e históricos respeitáveis.
BENTÃO DE ALTOS E BAIXOS
O São Bento começou a competição com boas expectativas, mas os resultados abaixo do esperado rapidamente geraram insatisfação entre os torcedores — muitos chegaram a duvidar da classificação da equipe entre os quatro melhores do Grupo 3.
O clube chegou a trocar de técnico: Dyego Coelho saiu, dando lugar ao auxiliar Fabiano Carneiro, que conseguiu ajustar o time na reta final.
A classificação veio na última rodada, após empate em 1 a 1 com o vice-líder Primavera, com direito a um golaço de bicicleta do experiente atacante Deivid.
Nos números, o Azulão de Sorocaba terminou em quarto lugar no Grupo 3, com 11 pontos e 36% de aproveitamento em 10 jogos — foram 2 vitórias, 5 empates e 3 derrotas. O time marcou 12 gols e sofreu 14, fechando a primeira fase com saldo negativo de dois gols. Os artilheiros da equipe são Hannyel (4 gols) e Flávio Souza (3 gols).
ÁGUIA VOOU SOBERANA
Do outro lado, o São José EC, comandado por Marcelo Marelli, fez uma campanha sólida e dominou praticamente todas as dez rodadas do Grupo 4, encerrando como líder absoluto com 66% de aproveitamento. Foram 10 jogos, 20 pontos conquistados, com 6 vitórias, 2 empates e 2 derrotas.
A equipe também teve um dos melhores ataques da competição, com 19 gols marcados, e uma das defesas menos vazadas, com apenas 7 gols sofridos. Os principais artilheiros da Águia do Vale são Roni (4 gols), além de Fidelis, Gustavo Brandão, Marlon e Vinícius Tanque, todos com 2 gols cada.
COMO VEM O BENTÃO
O técnico Fabiano Carneiro espera um jogo muito difícil diante do São José e destacou a importância do apoio da torcida no CIC:
“O torcedor é o bem mais precioso do clube. É sempre importante que esteja conosco, acreditando. Acredito que esses atletas estão se superando, e graças a Deus, as coisas estão acontecendo”, disse o treinador.
O atacante Deivid, autor do golaço que garantiu a classificação, também falou sobre a fase da equipe:
“Estamos há três jogos sem perder. Reagimos, mostramos força e união. Sabemos que será difícil, mas estamos prontos para buscar a classificação. Essa vaga, do jeito que veio, nos dá ainda mais motivação para sonhar com o título”, afirmou.
O São Bento deve ter um reforço para a próxima fase: o meia Vinícius Fernando (Vinicinho), de 22 anos, que atua tanto como meia ofensivo quanto lateral-esquerdo. Ele estava no Tanabi, que conquistou o acesso à Série A4 de 2026. A diretoria ainda busca reforçar o elenco com mais um goleiro, um atacante, um lateral-esquerdo e outro jogador de linha.
APOIO DA TORCIDA
A diretoria do São Bento aposta no apoio da torcida para o jogo de ida em Sorocaba. Os ingressos custam R$ 20 e estão à venda pelo site ingressosa.com e em pontos físicos: Loucos por Futebol Store (Rua da Penha, 496), KMF Baterias (Rua Atanázio Soares, 1050) e HCL Tintas (Av. São Paulo, 358). A bilheteria do CIC abrirá no dia do jogo, a partir das 14h.
Torcedores que comparecerem vestindo azul ou branco pagam meia-entrada. Crianças de até 10 anos entram gratuitamente nos setores destinados à torcida mandante.
COMO VEM O SÃO JOSÉ
O técnico Marcelo Marelli deve ter praticamente todo o elenco à disposição. O volante Jefferson Lima, poupado no último jogo por estar pendurado, volta ao time. Marlon, que também ficou fora, está recuperado. As novidades são o zagueiro Bruno Cardoso (ex-Guarany de Bagé-RS, CSA, Botafogo-PB, entre outros) e o volante Luis Otávio, campeão da Série A3 deste ano com o Água Santa.
Marelli ressaltou o respeito pelo adversário e falou sobre a estratégia:
“É um novo campeonato. Todo mundo começa do zero. Temos a vantagem de decidir em casa, então o foco agora é tentar levar uma vantagem de Sorocaba para a decisão em São José”, explicou.
“O São Bento tem jogadores experientes e muita força na bola parada. Vamos estudar bem e montar a melhor estratégia. Sabemos também das dificuldades do gramado no CIC, o que pode influenciar o jogo”, completou.
RETROSPECTO DO CONFRONTO
Segundo o site O Gol, São Bento e São José já se enfrentaram 36 vezes em competições oficiais, com 14 vitórias do São Bento, 13 empates e 9 vitórias do São José.
Em São José dos Campos: 19 jogos — 6 vitórias do São José, 8 empates, 5 vitórias do São Bento.
Em Sorocaba: 17 jogos — 9 vitórias do São Bento, 5 empates, 3 vitórias do São José.
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- Oitavas de Final
-
Rodada:
- 1ª
-
Data:
- 25/08/2025
-
Horário:
- 23:00
-
Árbitro:
- Marianna Nanni Batalha
-
Assistentes:
- Osvaldo Apipe de Medeiros Filho e João Petrúcio Marimônio de Jesus dos Santos
-
Estádio:
- Walter Ribeiro
-
Local:
- Sorocaba (SP)




































































































































