São Bento 3 x 0 Rio Claro - Bentão garante permanência e rebaixa rival
Azulão garantiu sua permanência no Paulistão Série A2. Já o Galo Azul lamenta a queda para a Série A3 em 2026
O torcedor do São Bento fez a festa em Sorocaba neste sábado (8), com a vitória por 3 a 0 contra o Rio Claro
Por Rivail Oliveira
Sorocaba, SP, 08 (AFI) – O torcedor do São Bento fez a festa em Sorocaba neste sábado (8), com a vitória por 3 a 0 contra o Rio Claro no estádio Walter Ribeiro. Com o resultado e o empate por 0 a 0 entre Portuguesa Santista e Votuporanguense, o Azulão garantiu sua permanência no Paulistão Série A2. Já o Galo Azul lamenta a queda para a Série A3 em 2026.
Desde o início da partida, o São Bento dominou as ações, desperdiçou várias chances, mas conseguiu marcar três vezes — duas com Marcos Nunes e uma com Nadson. O resultado positivo garantiu a alegria dos torcedores e jogadores do Bentão, que escaparam do rebaixamento, mesmo em um ano difícil.
TRISTEZA DO RIO CLARO
Por outro lado, o clima foi de tristeza para os jogadores e torcedores do Rio Claro, que viram o rebaixamento se concretizar. Para aumentar a tensão, os sorocabanos ainda precisaram torcer pelo Votuporanguense, que segurou o empate sem gols contra a Portuguesa Santista, em Santos.
Com esses resultados, o Rio Claro, com 12 pontos, e a Portuguesa Santista, com 13 pontos e apenas duas vitórias, foram rebaixados para a Série A3. Já o São Bento, também com 13 pontos, mas com três vitórias, escapou da degola e garantiu sua vaga na Série A2 do próximo ano.
BENTÃO PRESSIONA, E PASSARELLI BRILHA
O placar terminou zerado no primeiro tempo em Sorocaba, muito por conta da grande atuação do goleiro Passarelli, que fechou o gol e segurou a forte pressão do São Bento durante todo o período. Enquanto isso, o Galo Azul criou poucas oportunidades na meta adversária.
Logo de cara, o Bentão perdeu duas boas chances antes dos dez minutos. Aos quatro, a zaga do Galo saiu errado, e Nadson, pela esquerda, bateu por cima. Já aos oito, Jailson serviu Mateus Chaves, que desperdiçou a finalização.
MUITAS CHANCES
Em cobrança de falta, Mateus Chaves bateu com estilo, e a bola passou raspando a meta aos 18 minutos. O time da casa seguiu pressionando. Aos 24, Jailson arriscou um chute forte da direita, mas Passarelli fez a defesa.
Na sequência, aos 28, Marcos Nunes finalizou para fora. A pressão sorocabana continuou, e, no lance seguinte, Jailson e Nadson desperdiçaram boas chances cara a cara com o goleiro rio-clarense, que ainda salvou mais uma finalização de Marcos Nunes antes dos 30 minutos.
POUCO CHEGOU
O Galo Azul só conseguiu chegar com perigo aos 34 minutos, quando Mario Cesar tentou de longe, mas mandou para fora. O domínio do São Bento continuou, e, aos 37, Jailson apareceu livre na área, bateu forte, mas Passarelli defendeu mais uma vez.
Dois minutos depois, Rael, de cabeça, perdeu uma boa chance para o Rio Claro.
Nos minutos finais, o São Bento seguiu pressionando. Aos 42, Deivid e Fábio Bahia obrigaram Passarelli a trabalhar novamente. Nos acréscimos, o Galo Azul ainda teve uma última chance com Mario Cesar, mas ele desperdiçou.
Assim, o primeiro tempo terminou com o placar zerado em Sorocaba.




SÃO BENTO DEFINE O JOGO: 3 A 0
O Azulão de Sorocaba entrou em campo no tudo ou nada e garantiu a vitória no segundo tempo. Depois de muita insistência, o São Bento abriu o placar aos oito minutos: Emanuel lançou para Marcos Nunes, que recebeu pela esquerda e soltou uma bomba no canto, sem chances para Passarelli.
Quatro minutos depois, aos 12, Nadson serviu Marcos Nunes, que, livre, bateu forte novamente, ampliando para 2 a 0.
O jogo mudou. O Galo sentiu o impacto dos dois gols em sequência e demorou a reagir, enquanto o São Bento passou a administrar o placar, explorando os erros do Rio Claro.
Dessa forma, o terceiro gol veio aos 28 minutos: após um vacilo da defesa adversária, Marcos Nunes finalizou, Passarelli fez a defesa parcial, mas Nadson aproveitou o rebote e empurrou para o fundo da rede, praticamente selando a vitória em Sorocaba.
EMOÇÃO NO FIM E VAGA ASSEGURADA
Com o jogo resolvido no CIC, os olhares dos torcedores em Sorocaba se voltaram para o duelo entre Portuguesa Santista e Votuporanguense, no estádio Ulrico Mursa, em Santos, que definiria o destino do São Bento na Série A2.
Quando o árbitro apitou o fim da partida na Baixada, confirmando o empate sem gols, jogadores e torcedores do Azulão comemoraram como se fosse um título. A permanência foi conquistada após um ano difícil para a equipe da Manchester Paulista.
Por outro lado, o cenário foi de tristeza para o Galo Azul, que lamentou o rebaixamento para a Série A3 de 2026.
PRÓXIMOS DESAFIOS
Livre do rebaixamento, o São Bento agora foca na preparação para a Série A2 de 2026, com a possibilidade de disputar a Copa Paulista antes. Já o Rio Claro terá que buscar a recuperação na Série A3 no próximo ano.
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- 1ª
-
Rodada:
- 15ª
-
Data:
- 08/03/2025
-
Horário:
- 18:00
-
Árbitro:
- Vinicius Gonçalves Dias Araujo
-
Assistentes:
- Luiz Alberto Andrini Nogueira e Raphael de Albuquerque Lima
-
Cartões Amarelos:
- São Bento: Eduardo, Wesley Barboza
- Rio Claro: Fabinho e Mario Cesar
-
GOLS:
- : Marcos Nunes 8′ 2T e 12′ 2T e Nadson 28′ 2T
-
Público:
- 1.323 torcedores
-
Renda:
- R$ 14.500,00
-
Estádio:
- Walter Ribeiro
-
Local:
- Sorocaba (SP)




































































































































