"São Bento 2016" começa a tomar cara em Novembro

Preocupado com essa possibilidade e nova realidade, a direção e o treinador Paulo Roberto Santos trabalham forte, após o fim da Copa Paulista

Preocupado com essa possibilidade e nova realidade, a direção e o treinador Paulo Roberto Santos trabalham forte, após o fim da Copa Paulista

0002050122872 img

Sorocaba, SP, 22 (AFI) – O São Bento “versão 2016”, já tem data para começar a ganhar “cara nova”. O planejamento está sendo discutido detalhadamente para que o clube de Sorocaba possa fazer uma boa campanha no próximo Campeonato Paulista do ano que vem,que promete muitas emoções. Principalmente com a proposta, “sugerida” pela Federação Paulista de Futebol, com apoio da tevê detentora dos direitos de transmissão, da queda de seis times, dois a mais que na temporada 2016.

Preocupado com essa possibilidade e nova realidade, a direção e o treinador Paulo Roberto Santos trabalham forte, após o fim da Copa Paulista. Falando ao Portal Esportivo Regional, Paulo Roberto ressaltou a necessidade de um planejamento e execução do pro trabalho bem feito.

“O estadual de 2016 deve ser um dos mais difíceis da história por conta desta proposta do rebaixamento de seis times. Por isso, o planejamento e boa execução deste planejamento, fará a diferença e é nisso que a diretoria e a comissão técnica vem trabalhando”, explicou Paulo Roberto.

0002050122872 img

DUAS DATAS
O treinador confirmou que a apresentação dos jogadores será feita em duas fases. O primeiro grupo de atletas, se apresenta dia 10 de novembro. Esse grupo será formado por jogadores que ficarão da Copa Paulista, dos Brasileiros das Séries C e D, que terão se encerrado até a data. O segundo grupo se apresenta dia 10 de dezembro.

Essa segunda parte será formada por jogadores que disputam os Brasileiros das Séries A e B. Segundo Paulo Roberto, esse hiato de um mês entre uma e outra apresentação não dará problemas por conta do trabalho físico diferenciado para ambos grupos. O treinador disse que vai trabalhar com o limite básico, imposto pela Federação Paulista, 28 jogadores, 25 para linha e três goleiros, e não haverá um “lista extra” de atletas. Um time com o perfil de alta competitividade, como exigirá o Paulistão.

GARANTIA
O treinador não confirmou pelo menos oficialmente no momento a lista de jogadores que vem sendo especulada na cidade. A princípio, apenas dois nomes estão garantidos, segundo ele, Para o Paulistão, o defensor João Paulo e o volante Serginho Catarinense. Com isso, sobram hoje oficialmente 26 vagas. Nomes como Marcelo Cordeiro, Anderson Cavalo (hoje no Guarani), não foram confirmados pelo técnico.

Recordando que a base que atuou no Paulistão teve: Henal;Alex Reinaldo, João Paulo, Wanderson e Marcelo Cordeiro, Renan Teixeira (Xandão), Serginho Catarinense, Paulinho (Diego Barboza), Giovanni (Eder) e Renan Mota (Tremonti); Nilson, entre outros. Muitos desses nomes são comentados, mas Paulo Roberto “desconversa”.

Nem mesmo os jogadores que atuaram a Copa Paulista, e com contrato até 2016, como o zagueiro Dogão, o goleiro Wanderson Tigrão, o meio campista Alê, segundo o treinador, não tem vaga garantida entre os 28 do Paulistão.

“O que eu posso dizer é que não definimos nenhum nome (com exceção de João Paulo e Catarinense), e estamos discutindo com a diretoria essa questão”, disse Paulo Roberto. Os jogadores da Copa Paulista que serão aproveitados, devem ser divulgados pelo treinador semana que vem somente.

CASO HENAL
Perguntado sobre o goleiro Henal, que foi um dos destaques do time no último Paulistão, tanto que foi com Paulo Roberto para o Guarani no segundo semestre, o treinador também não “abriu o jogo”. Henal e Guarani se envolveram numa polêmica em 2015, quando o goleiro deixou o clube de Campinas alegando alguns problemas, sendo severamente criticado pela diretoria e imprensa de Campinas, que considerou a atitude um abandono de clube.

“Acho que a situação entre Henal e Guarani se resolveu, mas não definimos nada oficialmente sobre essa posição ainda, assim como, em relação a outros setores”, disse Paulo Paulo Roberto. O técnico disse que a mesma comissão técnica de 2015 vai trabalhar em 2016 no Paulistão.
Somente os grandes estão garantidos

O treinador também analisou a provável nova fórmula, com 20 clubes e seis rebaixamentos.”Na minha visão, quanto ao rebaixamento, essa ampliação para seis times aumenta sobremaneira as dificuldades para os times menores de investimento menor. Por essa fórmula, com exceção dos quatro grandes, todos outros 16 times correm os mesmos riscos (de rebaixamento). E por causa disso, volto a frisar que um bom planejamento, incluindo tempo de preparação, poderá fazer a diferença”, disse Paulo Roberto.

NÚMEROS
Em 2015 o São Bento totalizou 29 jogos, com, 37 pontos ganhos, 8 vitórias, 13 empates e 8 derrotas, 33 gols marcados e 36 sofridos. No Paulista da Série A-1 ficou em 9º lugar (20 times), com 15 jogos, 21 pontos, 4 vitórias,9 empates e 2 derrotas,17 gols marcados e14 sofridos. Na Copa Paulista, com José Luiz Drey no comando, ficou em 11º lugar no geral (19 times),com 14 jogos, 16 pontos, 4 vitórias, 4 empates e 6 derrotas 16 gols marcados e 22 sofridos.