Santos x Palmeiras - Clássico centenário, revanche, é a final da Copa do Brasil!

Na grande decisão o gol fora de casa não é utilizado como critério de desempate. O jogo de volta, na próxima semana, será na Arena Palestra

Na grande decisão o gol fora de casa não é utilizado como critério de desempate. O jogo de volta, na próxima semana, será na Arena Palestra

0002050129459 img

Santos, SP, 24 (AFI) – Os dois maiores campeões nacionais estarão frente a frente por mais um título nesta quarta-feira, às 22h, na Vila Belmiro, pela final da Copa do Brasil. Santos e Palmeiras fazem mais uma decisão, porém, inédita na competição. A partida tem vários requisitos que só engrandecem o clássico. Já faz 100 anos que os rivais se encontraram pela primeira, quando naquele 3 de outubro de 1915, o Peixe goleou o Alviverde por sonoros 7 a 0, no campo do Velódromo, em São Paulo.

Outra questão importante para ser destacada é que pela primeira vez duas equipes paulistas disputarão a Copa do Brasil. Fato que só aconteceu com os Estados do Rio de Janeiro – final entre Flamengo (campeão) e Vasco da Gama, em 2006, – e Minas Gerais – Atlético-MG (campeão) e Cruzeiro, em 2014.

A decisão da Copa do Brasil ainda traz um gostinho de revanche da equipe de Palestra Itália. Os clubes decidiram também o Paulistão deste ano. Após perder na arena rival, por 1 a 0, o Santos venceu por 2 a 1, na Vila Belmiro, e acabou levando a melhor nas penalidades. Desde então, quando os rivais se enfrentam os jogos costumam sair faíscas, como as provocações de Fernando Prass e Ricardo Oliveira durante o Brasileirão.

Palmeiras e Santos chegaram até a final com todos os méritos, pois estão na Copa do Brasil desde o início. O Verdão passou por Vitória da Conquista (4 a 1), Sampaio Corrêa (1 a 1 e 5 a 1), ASA (0 a 0 e 1 a 0), Cruzeiro (2 a 1 e 3 a 2), Internacional (1 a 1 e 3 a 2) e Fluminense, onde classificou nas penalidades máximas (1 a 2 e 2 a 1).

O Santos, por sua vez, eliminou o Londrina (1 a 0 e 1 a 0), Maringá (2 a 2 e 1 a 0), Sport (1 x 2 e 3 a 1), Corinthians (2 a 0 e 2 a 1), Figueirense (1 a 0 e 3 a 2), e massacrou o São Paulo (3 a 1 e 3 a 1), tendo assim mais uma equipe paulista pela frente na grande decisão.

SEGREDO NO PEIXE! JOGA TODO MUNDO?
O técnico Dorival Júnior tratou logo de convocar todos os seus jogadores para a grande final. Trinta e cinco atletas foram relacionados, mas só 11 entrarão em campo. O treinador tentou fazer um mistério, mas não deve fazer muitas modificações. O time do Peixe deve ser o mesmo das últimas rodadas.

Nada de estudar o adversário. O Santos vai partir para o nocaute desde os primeiros minuto do clássico contra o Palmeiras, no primeiro jogo da final da Copa do Brasil. A estratégia foi revelada pelo volante Renato. A equipe alvinegra sabe que precisa de um bom resultado para jogar com mais tranquilidade em São Paulo.

Ricardo Oliveira é a principal referência do Santos no clássico contra Palmeiras

Ricardo Oliveira é a principal referência do Santos no clássico contra Palmeiras

“Vamos fazer um jogo de pressão. Se possível, sair com vitória porque eles vão decidir em casa”, afirmou Renato, que espera contar com o torcedor para incentivar o time ainda mais. São 16 jogos sem perder na Vila Belmiro, com 15 vitórias e um empate, justamente no último jogo, diante do Flamengo.

“A torcida é o 12º jogador. Incentiva. No momento que o time toma abafa, eles gritam, tem incentivo maior. Às vezes, você tira força que desconhece que tem. O torcedor influencia muito. Esperamos fazer um grande jogo e sair com resultado para ter vantagem no segundo jogo”, discursou.

MISTÉRIO TAMBÉM NO VERDÃO!
O Palmeiras finalizou na tarde desta terça-feira, na Academia de Futebol, a preparação para enfrentar o Santos. Após o treino, o técnico Marcelo Oliveira divulgou a lista dos relacionados com 23 nomes.

As ausências foram Leandro Almeida, Thiago Santos e Alecsandro, que já atuaram no torneio nacional por suas ex-equipes. Cleiton Xavier, em estágio final de recondicionamento físico, também continuou fora.

Palmeiras sonha com o título da Copa do Brasil

Palmeiras sonha com o título da Copa do Brasil

Na atividade desta terça, a comissão técnica novamente esboçou o provável time titular e, contra 11 jogadores, ensaiou, entre outras coisas, bolas aéreas (defensivas e ofensivas), marcações, recomposições e jogadas específicas.

Na parte final, alguns atletas aprimoraram cobranças de faltas e pênaltis. Antes da ida ao vestiário, o elenco, com exceção dos titulares (liberados para massagens e gelo), participou de uma movimentação em campo reduzido.

Com a volta de Arouca, a tendência é que Matheus Salles siga entre os titulares, enquanto Amaral fique como opção no banco de reservas. Na lateral-esquerda, Zé Roberto deve ser escalado. Lucas Barrios segue isolado no ataque, com o apoio de Dudu e Gabriel Jesus. Robinho completa o meio de campo.