Santos em queda e Flamengo em alta no Brasileirão

O Flamengo, que destaco na manchete, é entre o clubes que integram o G7 o único que venceu com sobras seu jogo de domingo

O Flamengo, que destaco na manchete, é entre o clubes que integram o G7 o único que venceu com sobras seu jogo de domingo

0002050411231 img

Depois dos jogos do último final de semana pela décima sexta rodada do Brasileirão 2019 ficou evidente que o Flamengo é o time que mais cresceu técnica e taticamente nas últimas semanas, enquanto o Santos é aquele que perdeu a força e começa a despencar das primeiras posições do campeonato.

Digo isso com base naquilo que os principais candidatos ao título brasileiro deste ano fizeram da última rodada da competição. O Flamengo, que destaco na manchete, é entre o clubes que integram o G7 o único que venceu com sobras seu jogo de domingo (3 a 0 no bom time do Ceará, em Fortaleza).

CONCORRENTES DECEPCIONARAM
Os outros – Santos, São Paulo, Corinthians, Atlético MG e Internacional, ou empataram ou perderam seus jogos. O Palmeiras, que não jogou porque teve seu jogo contra o Fluminense adiado, ainda terá a chance de igualar o Mengão.

Os demais , ao contrário, tiveram sério prejuízo e vão precisar se reorganizar se desejarem seguir até a última rodada com possibilidade de disputar o título. O Flamengo não surpreendeu ninguém. Afinal é ao lado do Palmeiras um dos clubes que mais investiu no reforço de seu elenco.

MENGO DEU SHOW NO CEARÁ
De algumas rodadas para cá o rubro negro carioca tem conquistado pontos importantes. Mas no último domingo ele enfrentou um time do nordeste do País que mais elogios vinha ganhando da críticas especializada.

Falo do Ceará, que realmente tem um time bem armado, de aceitável nível técnico e que, em casa, é adversário muito difícil de ser batido. Para o Mengão, no entanto, não foi tão difícil chegar a vitória. E o que é melhor, o fez por placar indiscutível (3 x 0) que comprova sua superioridade.

Com essa vitória o Flamengo chegou aos 33 pontos ganhos e passou a liderar o Brasileirão com todos os méritos.

Peixe abriu 3 a 0, mas cedeu empate ao Fortaleza

Peixe abriu 3 a 0, mas cedeu empate ao Fortaleza

PEIXE ESQUISITO
O Santos lhe faz companhia na contagem dos pontos, mas numa simples comparação é fácil confirmar que o Flamengo está em ascensão e tem um elenco bem superior ao do Peixe.

Se isso se confirmar como prevejo, logo o Santos estará numa posição muito mais distante do atual líder do campeonato. Quanto aos jogos disputados pelos clubes paulistas o resultado mais surpreendente foi sem dúvida o do Santos.

Peixão jogou em seu estádio ao lado de sua torcida e contra um adversário que lhe é tecnicamente inferior, o Fortaleza. Ainda assim, depois de fazer 3 a 0, permitiu o empate em 3 a 3, o que levou o Peixão ao seu terceiro resultado negativo em três jogos (duas derrotas e um empate!).

SÃO PAULO COM UM A MENOS
O São Paulo não jogou o mesmo futebol de seus últimos jogos no Brasileirão. Perdeu por 2 a 0 para o Vasco da Gama em São Januário e perdeu sua invencibilidade de 9 jogos (4 empates e 5 vitórias seguidas).

A derrota não pode ser considerada surpreendente, mesmo porque, num campeonato tão difícil como o Brasileirão, é normal que todo clube perca um ou outro jogo. O problema foi a forma com o São Paulo perdeu.

0002050411231 img

Lógico que ele teve um jogador expulso que o deixou com 10 atletas em boa parte do jogo, mas mesmo antes da expulsão o time de Cuca já não produzia o esperado.

TIMÃO E SEU JOGO FEIO
O Corinthians, por sua vez, enfrentou o último colocado do campeonato, o fragilíssimo Avaí, lá em Florianópolis. Final do jogo, Avaí 1 x Corinthians 1. Péssimo resultado para o Timão que tem um time bem superior e tinha obrigação de vencer.

Só ganhou um ponto numa partida em que tinha tudo para ganhar três. Quanto ao Palmeiras, seu jogo nesta rodada seria contra o Fluminense. Como tem compromisso contra o Grêmio nessa terça-feira pela Libertadores, o jogo foi adiado para 10 de setembro.

Até lá o Verdão continuará com 30 pontos, três a menos do que Flamengo o Santos. Mas o Palmeiras continua firme na briga pelo título.

C * U * R * T * A * S

* O CORINTHIANS jogou muito menos do que se esperava. Há quem critique o técnico Fábio Carille pelo empate diante do limitado Avaí. Eu não concordo. Acho que dentro do que possui em mãos, Carille fez o que podia.

Escalou os melhores para aquele momento. Só que existe um limite a capacidade de parte dos jogadores do elenco corintiano nesse momento. O técnico idealiza um esquema, mas nem todos conseguirem viabilizá-lo.

Diante disso, acontecem resultados como o de domingo à noite. Avaí 1 x Corinthians 1. Justo pelo que foi a partida.

Avaí segurou o Corinthians

Avaí segurou o Corinthians

* OS GOLS foram marcados por Richard Franco, aos 14 minutos do segundo tempo para o Avaí e Vagner Love, aos 31 minutos para o Timão. Dois jogadores foram expulsos. Michel do Corinthians aos 11 e Betão aos 28 minutos do segundo período.

Curiosamente, logo depois das expulsões, tanto Corinthians como Avaí tomaram um gol. O que prova que a saída de um jogador influi na produção geral de um time de futebol.

Com o empate, o Avaí chegou a décima sexta partida sem vitória e o Corinthians chegou a seu sétimo jogo sem perder no Brasileirão.

TRICOLOR CAIU NO CALDEIRÃO

* O SÃO PAULO depois de um logo período sem perder, caiu diante do Vasco no domingo à tarde. A expulsão do atacante Raniel aos 32 minutos do primeiro tempo influiu na produção do time de Cuca.

Com dez, o Tricolor não jogou solto como vinha fazendo nos últimos jogos. Além disso, houve também o desfalque de alguns jogadores chave. Casos de Bruno Alves, no miolo de zaga, Reinaldo na lateral esquerda e Luan na cabeça de área.

Mesmo assim, a produção geral do tricolor paulista foi inferior ao seu potencial. O Vasco, ao contrário, aproveitou o fato de jogar em casa para se impor. Torcida lotou São Januário e empurrou o time.

No final os 2 a 0 do placar foram justos. No São Paulo Volpi, Arboleda e Daniel Alves foram os melhores. No Vasco, Talles Magno, Felipe Bastos e Castan se destacaram. No geral, jogo agradou.

SAMPAOLI LEVA A BRONCA

* PARECE mentira mas o badalado Sampaoli, técnico do Santos, passou a ser criticado por muitos torcedores e críticos esportivos depois do empate em 3 gols diante do Fortaleza em plena Vila Belmiro.

As criticas são quanto ao exagero na utilização de um esquema totalmente esportivo que permite brechas na defesa santista que tem sido aproveitadas pelos adversários do Peixe. No jogo diante do Fortaleza foi o que aconteceu.

O Peixe chegou a 3 a 0 e cedeu o empate. Críticos a Sampaoli dizem que ele deveria ter reforçado a defesa após os 3 x 0.

0002050411237 img

* GOLS do jogo foram marcados por Marinho, a 1 minuto, Jorge aos 9e Sasha, aos 31 do primeiro tempo. Wellington Paulista, de pênalti, aos 14 e 22 minutos e Tinga aos 40 do segundo tempo fizeram os gols do Fortaleza.

Resultado foi surpreendente mas justo. O Fortaleza reagiu tão forte no segundo tempo que mereceu chegar ao final do jogo com o empate.

No Peixe o pior foi o zagueiro Aguilar que falhou nos três jogos. No Ceará elogios a Wellington Paulista, veterano centro avante, que marcou dois gols importantes durante o jogo. Está em boa forma.

RESULTADOS E A CLASSIFICAÇÃO

* TODOS OS resultados da décima sexta rodada do Brasileirão 2019. Atlético MG 0 x Bahia 1, Grêmio 2 x Athletico PR 1, Santos 3 x Fortaleza 3, Vasco 2 x São Paulo 0, Goiás 2 x Internacional 1, Ceará 0 x Flamengo 3, Avaí 1 x Corinthians 1 e CSA 1 x Cruzeiro 1.

Grêmio venceu o Athletico

Grêmio venceu o Athletico

Sobrou para essa segunda-feira o jogo entre Botafogo e Chapecoente, no Rio de Janeiro, que empataram sem gols.

E, como dissemos acima, Palmeiras e Fluminense, no Pacaembu, será no dia 10 de setembro, uma terça feira.

Faltam apenas três rodadas para o final do primeiro turno do Campeonato Brasileiro de 2019.

* A CLASSIFICAÇÃO depois da última rodada do campeonato. Flamengo é o líder de acordo com o regulamento porque tem mais vitórias que o Santos, que é o vice. Ambos tem 33 pontos ganhos em 16 jogos.

Em seguida vem Palmeiras e São Paulo com 30. Corinthians tem 28. Atlético MG tem 27. Internacional e Bahia, 24. Athletico PR e Botafogo, 22. Goias e Grêmio, 20. Fortaleza, 18. Cruzeiro, 15. Chapecoense, 13. Fluminense e CSA, 12. Avaí, 7. Palmeiras e Flu tem um jogo a menos que seus adversários. Avaí é o mais ameaçado pela degola.