Santos e São Caetano, uma final inesperada
Encerrada a fase semifinal do Paulistão, uma confirmação e uma surpresa. O Santos, mesmo passando por maus bocados diante do guerreiro time do Bragantino, conseguiu classificar-se para as finais.
Encerrada a fase semifinal do Paulistão, uma confirmação e uma surpresa. O Santos, mesmo passando por maus bocados diante do guerreiro time do Bragantino, conseguiu classificar-se para as finais. Já o São Paulo, tido como um dos times mais fortes do País, sucumbiu diante do aplicado e bem treinado time do São Caetano, que sempre foi uma pedra no sapato tricolor. A expectativa de todos era a de que na grande final do campeonato, dois dos grandes clubes de São Paulo estariam presentes. Não foi o que aconteceu. O Azulão do ABC surpreendeu o Tricolor de Murici Ramalho dentro do Morumbi e garantiu seu lugar na decisão (que começa domingo e só vai acabar no dia 6 de maio, no estádio são-paulino).
Em tese, o Santos entra nesta decisão como favorito. Tem melhor elenco, mais time, melhor campanha e o regulamento à seu favor (com dois resultados iguais, será campeão). O São Caetano, ao contrário, vai precisar de pelo menos uma vitória e um empate para atingir esse objetivo. Fácil não será, mas para quem derrotou o São Paulo, que tem elenco bem parecido com o do Santos, o Azulão não deve ser desprezado. Quanto ao fato dos dois jogos terem sido confirmados para o Morumbi, nada mais natural. Afinal, o futebol hoje é profissional e os clubes precisam de dinheiro. Nada melhor, portanto, do que jogar no maior estádio paulista onde a possibilidade de maior público e arrecadação é uma realidade que ninguém pode negar.
CURTAS DA TOQUE
*SANTOS e São Caetano, como protagonistas das finais do Paulistão, vão ter todas as mordomias e direitos possíveis nos dois jogos que disputarão no Morumbi. Até o vestiário que só o São Paulo usa, será liberado para o time mandante.
*TAMBÉM haverá muito mais espaço para dirigentes dos dois clubes nas Tribunas especiais do Morumbi. Ambos poderão levar seus convidados, sem preocupação de falta de lugar ou de aperto.
*WANDERLEY Luxemburgo foi maldoso quando acusou a diretoria do São Paulo de “fechar as comportas” do sistema de drenagem do Morumbi só para prejudicar o Santos. Pura balela, já que o técnico do Santos não entende nada desse assunto.
*O QUE aconteceu foi um excesso de água logo no começo do jogo. Na partida anterior, entre São Paulo e São Caetano, também choveu, mas a partda foi as 18 horas e não as 16, como Santos e Bragantino.
*PARA quem não sabe, o sistema de drenagem do Morumbi foi feito muitos anos atrás, mas continua perfeito. A água da chuva que cai é toda captada por inúmeros tubos que convergem para uma tubulação central, de diâmetro menor.
*ESSE sistema é conhecido como espinha de peixe que consiste num método de escoamento da água por gravidade, sem a ajuda de bombas ou de comportas. Sobre os tubos são colocados brita, areia, terra e finalmente grama.
*DESDE que foi construído, poucas vezes o gramado do Morumbi ficou tão encharcado como no jogo de domingo passado. Numa das poucas vezes em que houve problema o córrego que passa por baixo do gramado do Morumbi transbordou.
*FICA mais do que evidente, portanto, que não houve nenhuma participação de funcionários ou dirigentes do São Paulo neste episódio. Luxemburgo na verdade foi maldoso ao fazer aquela acusação.
*A ATITUDE de Luxemburgo, no entanto, não deve ter surpreendido muita gente. Fora do campo, ele é assim mesmo. Peca pela falta de classe, de berço. Dentro, ao contrário, ele sabe tudo. È o melhor técnico do Brasil. Mas falta-lhe verniz.
*DEPOIS do que o São Caetano fez com o São Paulo, não posso deixar de elogiar o trabalho do técnico Dorival Junior, do Azulão. Ele tirou o São Bento lá do fundo do poço e o trouxe até o ponto mais alto de um arranha-céu.
*JUNIOR é competente, conhece futebol. Mesmo assim, é humilde quando reconhece que tanto São Paulo como Santos possuem melhor elenco do que seu time. Mas dentro de campo, como ele diz, quem se aplica mais, vence. Foi o que ocorreu com o Azulão.
*AGORA será a vez do Santos testar o poderio do São Caetano. Bom teste. Já contra o Bragantino o Peixão suou sangue para se classificar. Imaginem contra o Azulão do ABC, que tem mais recursos do que o time dirigido por Marcelo Veiga?
*CORINTHIANS trabalhou bem ao contratar Felipe, goleiro do Bragantino. È jovem, competente e muito eficiente. Tem futebol para ser titular do Timão e deixar Jean e Marcelo no banco por muito tempo.
*DIRETORIA do Corinthians fez um bom acordo com o Bragantino. Ficou com alguns dos melhores jogadores do Braga, que vão dar melhores opções de jogo para o técnico Paulo César Carpegiani.
*O QUE falta agora no Corinthians, é chegar o dinheiro prometido por Renato Duprat. Se o ex-dono da Unicor voltar com os milhões de dólares que prometeu, o Timão vai nadar de braçada no próximo Brasileirão. Caso contrário, fará campanha apenas regular, sem chance de disputar o título.
*QUEM precisa ter muito cuidado nos próximos dias é o presidente Alberto Dualib, do Corinthians. Até o dia 30, suas contas de 2006 serão analisadas. Se não passarem, a Oposição vai usar o fato para pedir o impeachement do presidente. Aí as coisas vão ferver.
*ANDRES Sanches, que se arvora de líder da Oposição corintiana, tem dinheiro mas pouca experiência. Se o Corinthians cair em suas mãos poderá acontecer um desastre. Ele não tem bagagem para presidir um clube desta importância.
*COM DISCREÇÃO, a diretoria do Palmeiras começou a contratar alguns reforços. Aos poucos, Caio Junior começa a contar com ótimas opções para montar seu time. Acho que falta um grande matador. Vamos buscá-lo, presidente Della Mônica.
*PORTUGUESA vai voltar a série A do Paulistão. Excelente notícia. Bom trabalho do técnico Benazzi e da atual diretoria da Lusa. A Portuguesa é grande demais para ficar na humilhante posição de time rebaixado.
*PRÓXIMO passo da diretoria, comissão técnica e elenco rubro-verde é voltar para a série A do Brasileirão. A base atual é boa e se for mantida, poderemos ver a Lusa na elite do futebol brasileiro em 2008. Torço muito para que isso ocorra.
*PONTE Preta e Guarani, de Campinas, também merecem subir. Ambos possuem hoje bons técnicos e elencos de qualidade aceitável. Com mais alguns reforços pode acontecer de que pelo menos um deles atinja esse objetivo.
*A MAIOR decepção para mim foi o Paulista, de Jundiaí. Esperava muito mais da equipe da Terra da Uva. O que será que aconteceu? É hora da diretoria fazer um balanço e mudar o que estiver errado.
*ALGUMAS sugestões ao excelente Murici Ramalho: 1 – Junior é muito melhor do que Jadilson e deve ser o titular da lateral esquerda tricolor. 2 – Jorge Vagner não pode ser reserva. 3 – ou Aloísio começa a fazer gols, ou não pode continuar dono do comando de ataque. Centro-avante que se preze, precisa fazer gols. Não fez, ta fora.
*NÃO VI Dagoberto jogar muitas vezes. Pelo que me dizem os colegas da imprensa esportiva paranaense, ele é mesmo um fora-de-série. Em forma, será titular do São Paulo e, em curto espaço de tempo, um dos grandes ídolos da torcida tricolor.





































































































































