Santos 'assombrava' o Maracanã e conquistava o bi da Taça Brasil há 53 anos

Lendário ataque formado por Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe fez acontecer em goleada sobre o Botafogo

Lendário ataque formado por Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe fez acontecer em goleada sobre o Botafogo

0002050460722 img

São Paulo, SP, 02 – Você já imaginou a repercussão se duas equipes do futebol brasileiro formassem a base da Seleção Brasileira e se enfrentassem em uma final de campeonato nacional? Pois é, isso aconteceu há exatos 57 anos, quando o Santos goleou o Botafogo em um dos confrontos mais “pesados” da história do futebol mundial.

Para se ter uma noção, o duelo contou com a presença de nada menos do que 11 campeões mundiais de 1962, na Copa do Mundo do Chile. Pelo lado paulista, Gylmar, Mauro, Zito, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe estiveram em solo chileno. Já pelo lado botafoguense, Nilton Santos, Amarildo, Zagallo e Garrincha foram os representantes cariocas.

Foto: Acervo Histórico/Santos FC
Foto: Acervo Histórico/Santos FC

CONTEXTO
A Taça Brasil estava em sua quarta edição, já que havia sido criada em 1959, pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos), para atender aos estados da federação, já que o principal campeonato da época era o Torneio Rio-São Paulo, organizado pela Federação Paulista de Futebol e pela Federação do Estado do Rio de Janeiro.

O Bahia foi o primeiro campeão, em 1959, seguido de Palmeiras e Santos. A quarta edição da Taça Brasil foi composta por 18 campeões estaduais, sendo que os vencedores do Paulista e do Carioca já entravam na semifinal da competição.

Deste modo, o Santos, campeão da Libertadores (1962), campeão da Taça Brasil (1961) e tricampeão paulista (1960, 1961 e 1962), e o Botafogo, bicampeão estadual (1961 e 1962), entraram diretamente na semifinal e superaram Sport e Internacional, respectivamente.

Foto: Acervo Histórico/Santos FC
Foto: Acervo Histórico/Santos FC

FINAL EM TRÊS ATOS
No primeiro jogo da final, realizado no Pacaembu, o Santos venceu por 4 a 3, com gols de Pepe (2), Coutinho e Dorval. Quarentinha, Amarildo e Amoroso, tio do futuro atacante homônimo da Seleção Brasileiro, fizeram os gols cariocas. Com um empate, o time paulista ficaria com o título nacional, mas o Botafogo fez valer o fator casa e venceu os santistas por 3 a 1, com gols de Edson, Quarentinha e Amarildo. Rildo, contra, fez o tento paulista.

Dois dias após a segunda partida, os clubes voltaram ao Maracanã para o confronto derradeiro. Mais de 70 mil espectadores estiveram presentes no estádio carioca e testemunharam um verdadeiro show de Pelé e companhia.

Com gols de Pelé, duas vezes, Pepe, Coutinho e Dorval, o Santos conquistava o bicampeonato nacional. Posteriormente, o Santos ainda venceria a Taça Brasil nas edições de 1963, 1964 e 1965, alcançando o pentacampeonato nacional consecutivo, feito inédito até hoje no futebol brasileiro.

Ficha técnica:
Botafogo 0 x 5 Santos
Local:
Maracanã, Rio de Janeiro;
Data: 2/4/1963;
Público: 70.324.

Botafogo: Manga; Rildo (Joel), Zé Maria e Ivan (Jadir); Nilton Santos e Ayrton; Garrincha, Edson, Quarentinha, Amarildo e Zagallo (Jair Bala). Técnico: Marinho Rodrigues.

Santos: Gylmar; Lima, Mauro e Dalmo; Calvet e Zito (Tite); Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Técnico: Lula.

Gols: Dorval, Pepe, Coutinho e Pelé (2).

Por Luiz Minici