Santos alcança o Palmeiras na liderança do Brasileirão
Palmeiras perdeu diante do Ceará uma invencibilidade de 33 jogos no Brasileiro e Santos se igualou após golaço de Marinho
Palmeiras perdeu diante do Ceará uma invencibilidade de 33 jogos no Brasileiro, ainda é considerado o líder do campeonato porque tem melhor saldo de gols
Time do argentino Sampaoli venceu o Botafogo no Rio de Janeiro por 1 a 0 e alcançou o Palmeiras na tabela de classificação do Brasileiro. O Verdão que vinha de dois resultados negativos (num deles foi desclassificado da Copa do Brasil pelo Inter) perdeu sábado para o Ceará, em Fortaleza, por 2 a 0, e passou a ter a companhia do Peixe na primeira colocação do campeonato com 26 pontos cada um.
Palmeiras que perdeu diante do Ceará uma invencibilidade de 33 jogos no Brasileiro, ainda é considerado o líder do campeonato porque tem melhor saldo de gols.
Mas o Peixe tem todo o direito de comemorar o fato de ter igualado o número de pontos do Verdão, além de igualar o número de vitórias (8).
A verdade é que o time do Felipão caiu muito de produção nas últimas semanas e além de perder pontos e sofrer gols que geralmente não sofria, também perdeu sua invencibilidade no campeonato diante de um Ceará que, em tese, tem um time tecnicamente bem inferior ao seu.
TIMÃO EMPACA DE NOVO
Outro clube paulista, o Corinthians, que disputou um verdadeiro clássico nacional contra o Flamengo na tarde deste domingo no Itaquerão, mais uma vez não conseguiu vencer o rubro negro carioca, apesar de ter feito o primeiro gol do jogo.
Se tivesse vencido, o time de Carille seria hoje quinto colocado na tabela de classificação do campeonato. Mas como empatou, está em oitavo lugar e poderá até cair mais uma posição se o São Paulo vencer a Chapecoense nesta segunda feira à noite, no Morumbi.
GOLEADA E VIRADA
Nos outros jogos da décima primeira rodada do Brasileiro, destaque para a goleada do Athletico Paranaense por 4 a 0 sobre o CSA em Maceió e o empate em 2 gols entre Atlético Mineiro e Fortaleza, em Belo Horizonte. Time de Rogério Ceni chegou a levar dois gols até reagir e conseguir o empate fora de casa. Um grande resultado.
No Rio de Janeiro aconteceu um clássico. O Vasco, de Vanderlei Luxemburgo, venceu o Fluminense, de virada por 2 a 1. Como consequência ficou mais distantes das últimas colocações do campeonato.
GRE-NAL IGUAL
Em Porto Alegre, o famoso Gre-Nal também terminou empatado (1×1). Placar justo pelo que produziram os dois tradicionais adversários gaúchos. No Rio de Janeiro, estádio Nilton Santos, o Botafogo que dificilmente perde em casa, caiu diante do Santos na manhã de domingo. Resultado final, Botafogo 0 x Santos 1. Gol de Marinho, aos 29 minutos do segundo tempo.
Resultado fantástico para o Peixe, que venceu outro jogo fora de casa e com os tres pontos conquistados igualou-se na primeira colocação do campeonato com o Palmeiras que era o lider isolado e invicto do Brasileiro.
C *U * R * T * A * S
* CONFESSO que fiquei surpreso com a baixa produção do Palmeiras em Fortaleza, contra o Ceará, sábado à noite. Time de Felipão voltou a apresentar os mesmos defeitos apresentados diante do São Paulo e do Internacional.

Muitas falhas na defesa, pouca criatividade no meio campo e nenhuma eficiência ofensiva. Dos titulares, só Lucas Lima não jogou. Os demais pareciam nervosos demais, não conseguiam reeditar atuações anteriores e ficaram ainda mais perdidos depois que o Ceará fez o primeiro gol. Pior ainda depois do segundo.
* AQUELA auto confiança que era marca registrada do time, desapareceu. Ao ponto de irritar Felipão que, à margem do gramado, não se cansava de gritar e gesticular, sem nenhum lugar para a Sul Americana do ano que vem. A verdade é que o Ceará está jogando bem.
* GOLS do time cearense foram marcados por Mateus Gonçalves e Leandro Carvalho. O deste último foi um golaço. Por cobertura e em cima de um goleiro de qualidade como é Weverton, do Palmeiras.
No time da casa todos os jogadores merecem aplausos pela garra com que encararam esse jogo e pela objetividade de seu futebol. No Palmeiras poucos jogaram o que sabem. Talvez Felipe Melo e Luan. Os demais decepcionaram. Em especial Dudu, Scarpa e Deyverson. Esse, por sinal, há alguns jogos não consegue ser útil ao seu time.
JOGÃO NÃO AGRADOU
* CASAGRANDE e Junior, comentaristas da TV Globo, acharam que o jogo entre Corinthians e Flamengo foi de alto nível. Não concordo. Os dois times produziram um futebol de muita aplicação mas de muitos erros técnicos.
O Mengão teve melhor posse de bola. O Corinthians foi mais ofensivo, mas sem criar muitas chances de gol contra o gol do Flamengo. Tecnicamente o jogo não me agradou. Mas considerei o resultado justo. O Corinthians não jogou assim tão melhor do que o Flamengo para merecer vencer a partida.
* ITAQUERA esteve lotado. Um grande número de corintianos mas também de rubro negros. A festa, por esse aspecto, foi bonita. No Corinthians destacou Somoza que fez um ótimo trabalho no meio campo. Resultado prático.
Em razão disso, a preocupação entre dirigentes e integrantes da comissão técnica verde, dobrou. Já o Ceará reforçou ainda mais sua auto estima e, depois de uma fase em que tinha medo de ser rebaixado, passou a acreditar até na possibilidade de se classificação.
Pedrinho correu muito e quase fez um golaço de cabeça. Fagner outra vez se destacou na lateral tanto como marcador mas também como apoiador. Não gostei de Cássio, muito inseguro. Vagner Love também deve ser elogiado pela sua aplicação. Foi nele o pênalti que permitiu ao time da Fiel fazer o primeiro gol da partida.
* NO MENGÃO, Rodrigo Caio foi muito bem na zaga. Diego fez boas jogadas como meia. E Gabigol deu trabalho ao miolo de zaga corintiano. Os gols foram da partida foram de Clayson, aos 16 minutos do segundo tempo para o Corinthians e Gabigol, aos 46, em jogada que necessitou o auxilio do VAR para ser confirmada.
Nada menos do que 34.,727 pessoas pagaram ingresso para ver o jogo. Para o Corinthians um resultado que não interessou, já que jogou em seu estádio. Para o Flamengo, que saiu atrás, foi uma verdadeira vitória.
PEIXE COMPETENTE
* O SANTOS ganhou mais três pontos fora de casa, uma prova da competência de seu time e de seu treinador o argentino Sampaolli. Elenco santista nem é assim uma maravilha, mas o treinador consegue tirar o máximo dele.
Neste domingo, diante do Botafogo, não foi diferente. Time da casa lutou, teve bons momentos mas não conseguiu fazer ao menos um gol.
Já o Santos correu muito em função do gol que seria o da vitória e acabou por consegui-lo através Marinho. Sasha e Marinho, por sinal, foram os melhores do time santista.
* PARA o Botafogo que até está bem classificado no Brasileirão essa derrota foi um desastre para suas pretensões. Para o Santos, foi um resultado maravilhoso, já que colocou seu time ao lado do Palmeiras em primeiro lugar no campeonato, com o mesmo número de pontos, vitórias, empates e derrotas.
Diferença está apenas no saldo de gols, que é bem superior em favor do Palmeiras. Mas o Peixão pode dizer que hoje é um dos dois melhores times do campeonato e um dos candidatos mais sérios ao título ao lado do Palmeiras.
TODOS OS RESULTADOS
* TODOS os resultados da décima primeira rodada do Brasileiro. Vasco da Gama 2 x Fluminense 1, Bahia 0 x Cruzeiro 0, Internacional 1 x Grêmio 1, Ceará 2 x Palmeiras 0, CSA 0 x Athletico Paranaense 4, Botafogo 0 x Santos 1, Atlético Mineiro 2 x Fortaleza 2, Corinthians 1 x Flamengo 1 e Avaí 0 x Goiás 0 .
Os seis primeiros colocados do campeonato são Palmeiras e Santos com 26 pontos, Flamengo, 21, Atlético-MG, 20, Internacional 17 e Athletico Paranaense 16. Esses estariam na Libertadores 2019 se o campeonato terminasse hoje.
Entre os quatro últimos colocados que cairiam se o Brasileirão terminasse hoje estão Fluminense com 9 pontos ganhos. Chapecoense, 8. CSA, 6 e Avaí, 4. Nesta segunda-feira as 20 horas, São Paulo e Chapecoense fecham esta rodada no estádio do Morumbi.
ASA NEGRA DO TRICOLOR
* LEMBRO que o time de Chapecó é asa negra do tricolor paulistano. Já ganhou até no Morumbi., Por isso a partida desta segunda pode ser de euforia mas também de muita decepção para o fanática torcida sãopaulina que não vê seu time vencer neste campeonato há 7 jogos.
E o que é pior. Muitos dos pontos perdidos pelo time de Cuca foram dentro do Morumbi. Assim, no jogo desta segunda, há sim possibilidade da Chape surpreender mesmo sendo uma das últimas colocadas do campeonato. Esse jogo começa a partir das 20 horas.
PRÓXIMOS JOGOS
* PRÓXIMA rodada do Brasileiro. Sábado que vem jogam as 17 horas, Palmeiras x Vasco, na Allianz Arena. s 19, Internacional x Ceará, em Porto Alegre, Cruzeiro x Athletico Paranaense em Belo Horizonte e Fluminense x São Paulo, no Rio de Janeiro.
No domingo jogam as 11 horas, Chapecoense x Bahia. As 16 horas, Santos x Avaí, Flamengo x Botafogo. As 19 horas, Flamengo x Botafogo, Fortaleza x Corinthians e Goiás x Atlético Mineiro. Na segunda feira a partir da 20 horas, CSA x Grêmio Portoalegrense. Esta será a 12ª rodada.





































































































































