Santos 2 x 1 América-MEX - Peixe garante semi brasileira

Santos, SP, 23 (AFI) – O Santos levou um baita susto no primeiro tempo, mas conseguiu uma virada espetacular sobre o time reserva do América-MEX e venceu a partida de volta das quartas-de-final da Libertadores, realizada nesta quarta-feira, na Vila Belmiro, por 2 a 1.

Com a vitória, o time brasileiro está nas semifinais da competição continental. O próximo adversário do Peixe será o Grêmio, que passou pelo Defensor também nesta quarta-feira.

Na verdade, o confronto entre Santos e Grêmio só será realizado pelo medo da Confederação Sul-Americana de Futebol de haver outra final brasileira. É bom lembrar que nos últimos dois anos, a final foi disputada por brazucas: Atlético-PR x São Paulo (2005) e São Paulo x Internacional (2006)

O time de Vanderlei Luxemburgo dominou toda a partida, mas sofreu o primeiro gol do jogo, no primeiro tempo. Na segunda etapa, o time praiano conseguiu a virada com Jonas e Rodrigo Souto.

O Santos tenta voltar às finais da Libertadores após quatro anos. Em 2003, o time foi finalista, perdendo para o Boca Juniors-ARG, em pleno Morumbi.

Susto!
Apesar da forte chuva que castigava Santos no momento do jogo, o gramado da Vila Belmiro resistiu bem e proporcionou boas condições para o jogo, que começou corrido, principalmente pelo ímpeto do Santos em conseguir a vitória.

Logo a um minuto de jogo, Jonas finalizou e a bola passou próxima da trave. Após esse lance, o Santos continuou pressionando. Os mexicanos, com um time totalmente reserva, faziam o seu jogo: se defendiam e saíam apenas nos contra-ataques.

O Peixe foi criando boas chances, mas não finalizando com qualidade. As bolas que chegavam próximas do gol eram defendidas pelo goleiro Navarrete.

Quase sem dar um único chute a gol, o América aproveitou um contra-ataque e abriu o placar. Aos 32 minutos, Cuevas aproveitou bobeira do Santos na saída de bola e tocou para Bilos. Ele chutou de fora da área e surpreendeu Fábio Costa: 1 a 0.

Depois de levar o gol, o Peixe continuou no ataque e até conseguiu o gol de empate, com Marcos Aurélio, aos 37 minutos. No entanto, o tento foi anulado. O time da Vila saía para o segundo tempo em desvantagem.

Virada!
O Peixe voltou para a segunda etapa com uma formação mais ofensiva. Luxa tirou Alessandro e colocou Pedrinho, deslocando Maldonado para a lateral-direita.

Com isso, o time santista melhorou e passou a criar jogadas mais perigosas próximas ao gol. Depois de martelar bastante, o Santos empatou.

Aos 19 minutos, Cléber Santana chutou de direita. A bola foi fraca, mas serviu como um cruzamento para Jonas, que dominou e chutou forte, para marcar o gol de empate santista.

Empolgado com o empate, o Santos não demorou para conseguir a virada. Aos 25 minutos, Kléber cruzou na área e Rodrigo Souto subiu bonito para marcar o gol de classificação. Mas a vaga ficou ameaçada em alguns lances de ataque do América, já que o time santista recuou demasiadamente e levou uma baita pressão.

Ficha Técnica

Santos 2 x 1 América-MEX

Local: Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro, Santos-SP)
Data: 23/05/2007
Árbitro: Oscar Ruinz (Colômbia)
Cartões amarelos: Zé Roberto (Santos). Infante (América)
Gols: Jonas, aos 19’/2T e Rodrigo Souto, aos 25’/2T (cabeça)(Santos). Bilos, aos 32’/1T (América)

Santos
Fábio Costa; Alessandro (Pedrinho), Adaílton, Ávalos e Kléber, Rodrigo Souto, Maldonado, Cléber Santana (Marcelo) e Zé Roberto; Marcos Aurélio e Jonas (Dionísio).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

América
Navarrete; Cervantes, Baloy e Iñigo (Marques); Infante, Bilos, Peña, Mosqueda (Pérez) e Rojas; Bilos e Cuevas.
Técnico: Luis Tena.