Santos Red Bull Bragantino
Santos 1 x 3 Red Bull Bragantino - Peixe perde para vice-líder e segue no Z-4

Após três vitórias seguidas no Brasileirão, equipe do técnico Marcelo Fernandes sofre revés na Vila Belmiro

Ex-jogador santista, Eduardo Sasha anotou duas vezes e irritou bastante os torcedores locais. O gol de honra foi contra, de Léo Ortiz, mas a arbitragem deu para Furch

Santos RB
Santos é derrotado pelo RB Bragantino

Santos, SP, 19 (AFI) – O Red Bull Bragantino não é vice-líder do Brasileirão por acaso. Nesta quinta-feira, frio e objetivo, o time de Pedro Caixinha acabou com a euforia do Santos com vitória imponente de 3 a 1. O resultado acabou com a série invicta de três jogos de Marcelo Fernandes no comando do time e deixou a equipe na zona de rebaixamento em noite onde a falta de pontaria custou caro.

O Santos desperdiçou muitas chances de gol, parou na trave e em gigantes defesas de Cleiton e lamentou desperdiçar pontos que podem fazer falta no fim da competição por falta de competência na hora de colocar a bola nas redes. Ex-jogador santista, Eduardo Sasha anotou duas vezes e irritou bastante os torcedores locais. O gol de honra foi contra, de Léo Ortiz, mas a arbitragem deu para Furch.

Apesar de dormir na zona de rebaixamento pela 10ª rodada de 27 no Brasileirão, o Santos terá série de confrontos diretos para se reerguer. Visita o Inter, no domingo, depois recebe o Coritiba e vai à Neo Química Arena para o clássico com o Corinthians.

PRIMEIRO TEMPO

Com os resultados positivos dos concorrentes na luta contra a queda, o Santos entrou em campo na Vila Belmiro novamente dentro da zona de rebaixamento. Bastava um ponto, porém, para sair das temidas quatro últimas colocações. Com uma vitória, a equipe daria enorme salto na tabela.

Destaque na goleada sobre o Vasco na última partida na Vila Belmiro, o venezuelano Soteldo começou a partida entre os reservas após defender seu país nas Eliminatórias para a Copa do Mundo. Marcelo Fernandes também tinha o retorno de Mendoza, recuperado de lesão muscular.

Diante de um rival invicto há seis rodadas e de olho na segunda colocação, a ordem era partir para cima e abrir o placar logo. Com somente 38 segundos, Lucas Lima, de volta após cumprir suspensão no clássico com o Palmeiras, carimbou a trave e viu Marcos Leonardo cabecear por cima na sequência da jogada. A torcida que “abraçou o time” no pacto de salvá-lo da queda era um frisson só, cantando alto e incentivando o Santos a todo momento.

Acostumado a sufocar seus adversários e criar muitas chances de gol, o Red Bull Bragantino iniciou a partida acuado e sofrendo para passar do meio-campo. A pressão santista era gigante e com menos de cinco minutos, Silvera e Marcos Leonardo tiveram novas oportunidades para abrir o marcador – foram nove finalizações em oito minutos.

Mas o futebol não é justo. E no primeiro lance ofensivo, os visitantes abriram o marcador. Aderlan mandou uma bomba no travessão e Eduardo Sasha pegou o rebote para inaugurar o marcador. O atacante que brigou na Justiça contra os santistas para deixar o clube em 2020 recolocava sua equipe na segunda posição do Brasileirão.

Vitinho quase ampliou logo depois. João Paulo cresceu para salvar. O goleiro repetiu a dose em finalizações de Léo Ortiz e Sasha. Sair na frente deixou o Bragantino mais tranquilo em campo e a pressão santista já não era mais vista. Com gritos de “Santos é o time da virada”, a torcida tentava reanimar a equipe.

Dar espaços a um rival frio e bastante ofensivo acabou custando caro. Matheus Gonçalves recebeu lançamento preciso e saiu na cara de João Paulo, que acabou cometendo pênalti. O goleiro levou cartão amarelo e cumprirá suspenso na visita ao Internacional. Na cobrança, até bateu na bola batida por Sasha, mas ela parou nas redes.

O Santos poderia ter ido para o vestiário com ao menos um gol. Cleiton fez duas boas defesas e deu sorte quando Marcos Leonardo deixou dois defensores no chão e errou a batida. Mandou para fora o que seria um golaço na Vila Belmiro.

Brasileirão - Santos x Red Bull Bragantino - Estádio Urbano Caldeira (19/10/2023) - Fotos: Raul Baretta/ Santos FC.

SEGUNDO TEMPO

Marcelo Fernandes mexeu bem na equipe para buscar uma rápida reação no começo da etapa final. Abriu mão do esquema com três zagueiros, lançou Mendoza, Soteldo e Nonato, mas viu os reservas do Bragantino aparecerem. Helinho tocou para trás e Eric Ramires ampliou logo no primeiro minuto.

O terceiro gol foi uma ducha fria nas pretensões dos santistas. Com a torcida já desanimada – reclamava muito da arbitragem e cantava com mais timidez – o time pouco ofereceu de perigo à meta de Cleiton. Em noite infeliz, Marcos Leonardo não conseguia acertar o alvo. Soteldo até tentava, mas os companheiros não concluíam bem suas jogadas ofensivas.

A reta final do jogo foi de consagração para Cleiton, que fez defesas de alto quilate em finalizações de Furch e Wesley Patati em noite no qual o santista certamente lamentará as tantas oportunidades desperdiçadas. O goleiro só não conseguiu segurar o desvio de Léo Ortiz contra as próprias redes. O gol, já no fim, acabou dado o atacante argentino, mas não interferiu na maiúscula vitória do Red Bull Bragantino.

FICHA TÉCNICA

Santos
Santos
1 3
Red Bull Bragantino
Red Bull Bragantino
Fase Fase:
Única
Fase Rodada:
27ª rodada
Fase Data:
19/10/2023
Fase Horário:
20:00
Fase Cartões Amarelos:
Santos: Dodi, Jean Lucas, João Paulo e Nonato
Red Bull Bragantino: Luan Patrick
Fase GOLS:
Red Bull Bragantino: Eduardo Sasha, aos oito e 28 minutos, do primeiro tempo. E, Eric Ramires, aos dois minutos, do segundo tempo
Santos: Léo Ortiz, contra, aos 41 minutos, do segundo tempo
Fase Público:
12.850 total
Fase Renda:
R$ 523.612,50
Fase Estádio:
Vila Belmiro
Fase Local:
Santos (SP)

Confira também: