Santo André entra com pedido de Recuperação Judicial para reorganização financeira

De acordo com a diretoria andreense, a medida visa à construção de um cenário financeiro mais equilibrado

Conforme o jornal, o presidente do clube, Celso Luiz de Almeida, explicou que o processo funciona como um instrumento para viabilizar o futuro da instituição

Santo André
Foto: Divulgação

Santo André, SP , 06 (AFI) – O Santo André pretende iniciar uma nova fase em seu futebol e voltar aos tempos de conquistas, quando integrou a Primeira Divisão do Campeonato Paulista.

Para isso, o clube do ABC, segundo reportagem da imprensa regional publicada nesta semana pelo Jornal Diário do Grande ABC, ingressou com um pedido de Recuperação Judicial como parte de um plano de reorganização financeira e administrativa. De acordo com a diretoria andreense, a medida visa à construção de um cenário financeiro mais equilibrado.

FALA, PRESIDA

Conforme o jornal, o presidente do clube, Celso Luiz de Almeida, explicou que o processo funciona como um instrumento para viabilizar o futuro da instituição.

“O objetivo da recuperação judicial é construir um futuro financeiro saudável para o clube. Tínhamos questões na Vara Trabalhista que inviabilizavam nossa atuação. Com esse processo, conseguimos olhar a situação com outros olhos”, afirmou o dirigente, reforçando ainda que a meta principal é reorganizar as finanças para que o Ramalhão volte a planejar suas ações com maior previsibilidade.

O periódico também ouviu o responsável jurídico pelo processo, o advogado Odair de Moraes Júnior. Segundo ele, a identificação de dificuldades no fluxo de caixa motivou a decisão.

“Quando não há mais recursos para honrar as despesas correntes, nem as atuais nem as passadas, as dívidas se acumulam e passam a comprometer toda a operação”, explicou o advogado, que adiantou que a recuperação judicial permitirá o congelamento das dívidas antigas, evitando bloqueios de receitas essenciais.

“Esse mecanismo dá fôlego para o clube se organizar no presente e, posteriormente, equacionar o passivo de forma planejada”, completou. De acordo com Odair de Moraes Júnior, o passivo do Santo André gira atualmente em torno de R$ 12 milhões, entre dívidas trabalhistas, fiscais, bancárias e com fornecedores — valor que, segundo ele, seria administrável em cerca de um ano, considerando o porte do clube.

SEM ALTERAÇÃO

Ainda segundo a reportagem, o Santo André informou que o futebol profissional, as atividades sociais e as categorias de base não sofrerão qualquer alteração em função do processo de Recuperação Judicial.