Santa Cruz-PE Maranhão-MA
Santa Cruz x Maranhão - Por vaga na final da Série D

São esperados 40 mil pessoas em São Lourenço da Mata, na Arena Pernambuco, que estará novamente lotada

No jogo da ida, em São Luís, o time pernambucano venceu por 1 a 0 e joga em casa empurrado por seu torcedor

Santa Cruz x Maranhão - Por vaga na final da Série D (Foto: Evelyn/Santa)
Santa Cruz x Maranhão - Por vaga na final da Série D (Foto: Evelyn/Santa)

Recife, PE, 18 (AFI) – Santa Cruz ou Maranhão? Com a expectativa de casa cheia com 40 mil torcedores, pernambucanos e maranhenses se enfrentam neste sábado (20), às 19h30, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na segunda partida das semifinais da Série D do Campeonato Brasileiro. A promessa é de um emocionante duelo entre o time Coral pernambucano e o Quadricolor maranhense.

No primeiro encontro, realizado na semana passada no Estádio Castelão, em São Luís-MA, o Santa Cruz venceu com um golaço de Renato e garantiu a vantagem de poder jogar por um simples empate. O Bode Gregório maranhense, por sua vez, precisa vencer por um gol de diferença para levar a decisão para os pênaltis ou por mais de um gol para se classificar.

O ganhador dessa partida fará a grande decisão da Série D de 2025 contra quem se classificar de Inter de Limeira e Barra-SC, que jogam à tarde em Limeira. Vale lembrar que as quatro equipes já estão classificadas para o Campeonato Brasileiro da Série C do ano que vem.

Santa Cruz x Maranhão - Por vaga na final da Série D (Foto: Evelyn/Santa)
Santa Cruz x Maranhão – Por vaga na final da Série D (Foto: Evelyn/Santa)

ARENA LOTADA

A expectativa do Santa Cruz é de casa cheia para essa decisão. Na quarta-feira, a três dias do jogo, a parcial de ingressos vendidos já superava 30 mil. Acredita-se que poderá ser quebrado o recorde de público do confronto entre Santa Cruz e Altos, pelas oitavas de final da Série D, que contou com 42.653 torcedores. O recorde de público da Arena de Pernambuco pertence ao jogo Sport x Náutico, 0 a 0, na final do Estadual de 2024, com 45.500 torcedores. O Santa Cruz promoveu até a quinta-feira valores promocionais a partir de R$ 25 pela internet.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

TRAJETÓRIAS DE SANTA CRUZ E MARANHÃO

A equipe pernambucana foi a segunda colocada na primeira fase do grupo 3, com 64% de aproveitamento. Até o momento no campeonato, soma 39 pontos em 21 jogos, com 11 vitórias, 6 empates e 4 derrotas. Tem um dos melhores ataques da competição, com 27 gols marcados, e sua defesa sofreu 15. O aproveitamento geral do Santa Cruz no campeonato é de 60%.

Na fase de mata-mata, o Santa Cruz eliminou o Sergipe: perdeu por 2 a 1 no primeiro jogo, venceu por 2 a 1 no segundo e avançou nos pênaltis por 5 a 4. Em seguida, superou o Altos também nos penais, por 3 a 1, após empates por 1 a 1 e 0 a 0. Nas quartas de final, passou pelo América com vitória de 1 a 0 e empate em 1 a 1. Artilheiros do Santa Cruz: Thiago Galhardo (7), Giovany Soares (5), Thiaguinho (4). O goleador máximo da Série D é Ronaldy, da Tuna Luso, com 10 gols.

Enquanto isso, o Maranhão Atlético Clube também faz boa campanha no Brasileiro e totaliza, até o momento, 50% de aproveitamento dos pontos disputados: 32 pontos em 20 jogos, com 8 vitórias, 8 empates e 5 derrotas, marcando 28 gols e sofrendo 18.

Na primeira fase, o MAC foi o quarto colocado do grupo A2. A partir da segunda fase, o Bode Gregório eliminou a Tuna Luso (derrota por 2 a 0 e vitória por 4 a 1). Depois, se classificou contra o Central de Caruaru (2 a 1 e 0 a 0). Nas quartas de final, passou pelo ASA de Arapiraca (1 a 0 e 3 a 1) antes de chegar às semifinais. Goleadores do MAC: Clessione (7), Ryan (5), André Radja (3).

SEIS DUELOS

Maranhão e Santa Cruz já jogaram seis partidas na história. O MAC soma três vitórias contra duas do Santa, além de um empate. O MAC venceu em 1935 (3 a 1), em 1943 (3 a 0) e em 1947 (5 a 3). O Santa Cruz venceu em 1942 (5 a 3) e na semana passada em São Luís (1 a 0). Houve ainda um empate por 1 a 1 em 1980, pela Taça de Ouro do Brasileirão.

COMO VEM O SANTA

O técnico Marcelo Cabo, do Santa Cruz, não quer nem ouvir falar em favoritismo de sua equipe na Arena Pernambuco e disse nesta semana que espera um jogo muito complicado: “É bom ressaltar que os primeiros 90 minutos, a gente tem ainda mais 90 minutos. Uma semifinal ela é comportada por 180 minutos, sabemos que temos que continuar com o pé no chão, trabalhar bastante. Respeitando a equipe do Maranhão”, disse Marcelo Cabo.

Para essa decisão, o lateral-direito Toty está fora, suspenso depois de ser advertido com o terceiro cartão amarelo no duelo no Castelão, em São Luís, na vitória do time Coral por 1 a 0. Para a posição, é provável que Yuri Ferraz entre como titular. A boa notícia é que o volante Wagner Balotelli pode retornar ao time titular ou pelo menos ficar no banco. O atleta sofreu uma lesão de grau 2 na coxa, mas a recuperação vem sendo satisfatória. Se ele não jogar, Gabriel Galhardo deve continuar como titular do Tricolor.

COMO CHEGA O MARANHÃO

O Maranhão Atlético Clube chega forte e promete surpreender o Santa Cruz em casa para chegar à final. O time do MAC fechou a preparação no CT Parque Valério Monteiro antes de viajar para Pernambuco, onde fica concentrado para a partida decisiva. O treinador do Bode Gregório, Marcinho Guerreiro, tem uma dúvida para a partida: o zagueiro Júlio Nascimento se recupera de lesão desde o jogo contra o ASA, na fase anterior. Se não reunir condições de jogar, Fernando deve atuar em seu lugar.

Sobre o jogo decisivo, Marcinho acredita na vaga mesmo depois da derrota por 1 a 0 em casa: “Ainda tem 90 minutos lá (em Pernambuco). Só temos que parabenizar a equipe, até porque fizemos um jogo muito bom. As maiores chances foram nossas e eles decidiram numa bola parada. Agora vamos trabalhar para fazer um grande jogo lá. O primeiro objetivo já foi alcançado, que era a classificação (acesso)”, finalizou Marcinho Guerreiro.

FICHA TÉCNICA

Santa Cruz-PE
Santa Cruz-PE
Maranhão-MA
Maranhão-MA
Fase Fase:
Semifinal
Fase Rodada:
2ª Rodada
Fase Data:
20/09/2025
Fase Horário:
22:30
Fase Árbitro:
Joao Vitor Gobi (SP)
Fase Assistentes:
Anderson Jose de Moraes Coelho (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Fase VAR:
Rodrigo Guarizo Ferreira do Amara (SP)
Fase Estádio:
Arena Pernambuco
Fase Local:
São Lourenço da Mata (PE)