Santa Cruz x Altos - Jogo para mais de 30 mil na Série D
Santa Cruz vai ter o apoio de sua torcida para largar na frente nas oitavas diante do Altos e seguir na briga pelo acesso na Série D.
Até sexta-feira, foram vendidos mais de 30 mil ingressos para o primeiro duelo entre o time Coral e o Alviverde do Piauí, na Arena Pernambuco
Recife, PE, 17 (AFI) – Com previsão de casa cheia e expectativa de mais de 30 mil torcedores, Santa Cruz e Altos do Piauí iniciam nesta segunda-feira, às 20h30, em jogão marcado para a Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na região metropolitana de Recife (PE).
É a primeira parte da Fase de Oitavas de Final por uma das vagas nas quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série D de 2025. O detalhe é que no pequeno retrospecto entre os dois times, nunca o Santa Cruz venceu. empatou uma e perdeu três vezes. Existe, portanto, um tabi em jogo.
SÉRIE D: CINCO TIMES VENCERAM NA LARGADA
De um lado, o tradicional Santa Cruz, dono de uma das maiores torcidas do Nordeste, que disputou pela última vez a Série A em 2016 e, desde então, caiu para divisões inferiores. Agora, busca voltar a subir.
Do outro, o competente alviverde piauiense, que realizou grande campanha na primeira fase e terá o direito de decidir em casa. O segundo e decisivo jogo será realizado no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina, no dia 24 de agosto, às 18h.

CASA TRICOLOR CHEIA
Esse primeiro duelo entre pernambucanos e piauienses têm previsão de casa cheia na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. Uma das últimas parciais anunciadas pelo Santa Cruz, na sexta-feira, apontava a venda antecipada de 26 mil ingressos. Parte da imprensa regional chegou anunciar a venda de 30 mil bilhetes.
A meta da diretoria coral é superar o público do último jogo, contra o Sergipe, no dia 9 de agosto, que teve 35.882 torcedores. Para esta segunda-feira (18), os torcedores terão à disposição uma operação especial de transporte.
Segundo o Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), o objetivo é facilitar o acesso à Arena de Pernambuco, com várias linhas e horários disponíveis.
RAIO X COMPLETO DAS OITAVAS DA SÉRIE D
NÚMEROS DO TRICOLOR E DO JACARÉ
O Santa Cruz, treinado por Marcelo Cabo, foi o segundo colocado na primeira fase do Grupo A3, com 27 pontos (64% de aproveitamento) e 7 vitórias.
Na segunda fase, enfrentou o Sergipe: perdeu o jogo de ida no Batistão por 2 a 1, mas venceu a volta na Arena Pernambuco pelo mesmo placar, com gols de Mateus e Thiago Galhardo, e avançou nos pênaltis por 5 a 4.
A campanha coral soma 30 pontos em 16 jogos, com 9 vitórias, 3 empates e 4 derrotas, 23 gols marcados e 13 sofridos (62% de aproveitamento).
O Altos, comandado por Jerson Testoni, liderou o Grupo A2 na primeira fase com 26 pontos (60% de aproveitamento) e 7 vitórias.
Na segunda fase, o Jacaré enfrentou o Independência-AC e venceu com autoridade: goleou fora de casa por 5 a 1 e confirmou em casa com 3 a 1.
No geral, o Altos soma 32 pontos em 16 jogos, com 9 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, 30 gols marcados e 16 sofridos (66% de aproveitamento).
BAIXA NO SANTA CRUZ
O atacante Ariel poderá ser desfalque do Santa Cruz. Ariel foi uma das novidades do time coral para a fase decisiva do Brasileiro, mas sentiu incômodo na panturrilha, não participou do treino de quinta-feira e segue em recuperação.
O jogador já havia enfrentado esse problema anteriormente. Assim, o experiente Thiago Galhardo deve ser novamente o titular.
Outra novidade no Tricolor pernambucano foi a reintegração de três jogadores ao elenco para a reta final: os volantes Lucas Siqueira e Richardson, e o meia-atacante Israel Júnior, que já estão à disposição do técnico Marcelo Cabo.
Cabo destacou que quer um time com postura impositiva, aproveitando o mando de campo, mas alertou que a decisão será em 180 minutos:
“O Altos é uma equipe que fez uma primeira fase muito boa… a gente espera fazer um jogo como a gente sempre faz em casa, um jogo de imposição como mandante.
“Entendemos que é um mata-mata, tem 180 minutos. Então, nós precisamos fazer um grande jogo para que a gente possa começar a construir a nossa classificação em casa diante do Altos”.

Foto: Evelyn Victória – SC
COMO VEM O JACARÉ
O Altos não deve ter mudanças na escalação. O lateral-direito Rodrigo Negueba, poupado no último jogo, deve voltar à titularidade. Já o atacante Júnior Mandacaru, embora recuperado de lesão, não deve jogar. Macário deve ser o titular no ataque.
O Verdão piauiense encerrou a preparação neste domingo, treinando no CT do Sport, em Recife. O técnico Jerson Testoni fez os últimos ajustes no time, que busca um bom resultado em São Lourenço da Mata, já que decide a vaga em casa.
Na última partida, contra o Independência-AC, Gean atuou no lugar de Negueba. Para este confronto, seguem fora o zagueiro Joécio, que trata um estiramento na coxa, além de Igor Sanches, Alan Pedro, Rodrigão e Netto, que permanecem no departamento médico.
O técnico Jerson Testoni foi claro ao afirmar que o Altos não mudará seu modelo de jogo, mesmo diante de um adversário forte, tradicional e que jogará em casa, diante de sua torcida. Ele ressaltou:
“A forma de jogar dificilmente a gente vai mudar, porque o nosso modelo de jogo a gente vem jogando em casa e fora da mesma forma. Então, a gente não vê necessidade de mudança.”

Foto: Divulgação – Altos-PI
RETROSPECTO E TABU
Os dois times se enfrentaram somente quatro vezes na história, com jogos bem recentes. Estes jogos foram disputados mais recentemente, portanto, quando o Santa Cruz viveu um dos seus piores momentos dentro de campo.
O Altos leva vantagem com três vitórias e um empate diante do Santa Cruz.
Veja a relação de confrontos:
Copa do Nordeste (fase de grupos) – 2021
Em Teresina (Altos) Altos 2×0 Santa Cruz
_____
Campeonato Brasileiro Série C – 2021
Em Teresina (Altos) Altos 1×0 Santa Cruz
_____
Campeonato Brasileiro Série C – 2021
No Arruda (Santa Cruz) Altos 1×0 Santa Cruz
_____
Pré-Copa do Nordeste – 2024 (classificatória)
Em Teresina (Altos) 2×2 no tempo normal; Altos venceu nos pênaltis por 11×10
_____
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- Oitavas
-
Rodada:
- 1ª Rodada
-
Data:
- 18/08/2025
-
Horário:
- 23:30
-
Árbitro:
- José Mendonça da Silva Júnior (PR)
-
Assistentes:
- Fábio Machado Brischiliari (PR) e Weber Felipe Silva (PR)
-
VAR:
- Adriano Milczvski (PR)
-
Estádio:
- Arena Pernambuco
-
Local:
- São Lourenço da Mata (PE)





































































































































