Santa Cruz 2 x 3 Ceará - Duelo de duas viradas e Vovô dispara na liderança isolada da Série B

Ceará saiu na frente, ams levou 2 a 1. Depois soube fazer 3 a 2 ainda no primeiro tempo e segurou a vitória até o final.

Ceará saiu na frente, ams levou 2 a 1. Depois soube fazer 3 a 2 ainda no primeiro tempo e segurou a vitória até o final.

Recife, PE, 26 (AFI) – O Ceará manteve a liderança isolada do Campeonato Brasileiro da Série B ao vencer o Santa Cruz, por 3 a 2, neste sábado à tarde, no Estádio do Arruda, em Recife, pela 13.ª rodada. O Vovô agora soma 27 pontos, enquanto o tricolor pernambucano sofreu sua terceira derrota consecutiva, entrou em crise embora esteja ainda fora da zona de rebaixamento: soma 16 pontos e ocupa posição intermediária.

O time da casa entrou pressionado pelas duas derrotas sofridas para o Vasco da Gama, por 4 a 1, e Vila Nova-GO, por 3 a 2. Outra vez apresentou erros nas saídas de bola e na marcação e não segurou a superioridade do visitante, que mereceu a vitória.

Sérgio Guedes balança após três derrotas seguidas

Sérgio Guedes balança após três derrotas seguidas

MOVIMENTAÇÃO E GOLS
O jogo começou movimentado, com os dois times brigando pelo domínio no meio-campo. O Ceará levava a melhor, tendo mais domínio da bola. E saiu na frente aos 22 minutos, quando Nikão fez boa jogada pelo lado direito da área, foi até a linha de fundo e cruzou rasteiro. A bola passou por toda a área pequena e de outro lado, o oportunista Bill só empurrou para as redes.

Tudo parecia perdido, tanto que a torcida tricolor passou a vaiar. Mas em dois minutos, o Santa Cruz virou o placar. Aos 27 minutos, após tabela com Danilo Pires, Wescley ajeitou e soltou uma bomba de esquerda, quase da linha da grande área. A bola foi morrer no ângulo esquerdo de Jailson. A virada aconteceu aos 29 minutos. Sandro Manoel lançou Keno pelo lado esquerdo e ele fez o passe para trás onde Léo Gamalho bateu de primeira: 2 a 1.

O Ceará, porém, foi buscar uma nova virada. Aos 39 minutos, Vicente desceu até a grande área e cruzou. Do outro lado, em velocidade, Magno Alves só desviou para as redes. Mas ao cair, Memo pisou na sua mão esquerda, que inchou rapidamente, dando pinta de uma fratura. O artilheiro cearense foi substituído por Lulinha três minutos depois.

FALHA NO FINAL

0002050015857 img

A defesa do Santa Cruz voltou a falhar aos 46 minutos. Vicente bateu escanteio e mesmo entre vários adversários, o zagueiro Sandro subiu sozinho e tocou de cabeça, de cima para baixo. A bola quicou e dificultou a defesa do goleiro Tiago Cardoso.

O ritmo de jogo não diminuiu no segundo tempo, mas o Ceará voltou mais recuado, esperando o time da casa atacar para explorar a velocidade nos contra-ataques. Mas o Santa Cruz não conseguiu dominar o meio-campo, mesmo com as entradas de Natan e Flávio Caça Rato, respectivamente, nos lugares de Danilo Pires e Wescley. O Ceará, ao contrário, colocou dois volantes – Michel e Alex Lima – nas vagas de dois meias – Mikão e Eduardo.

Nikão arriscou de fora aos 21 minutos e quase ampliou o placar para o Ceará. O Santa Cruz passou a ficar nervoso, principalmente com as vaias de sua torcida e o alvo principal era o técnico Sérgio Guedes, que não escapou do velho refrão de “burro, burro…”. O goleiro cearense, Jailson, não fez nenhuma finalização na etapa final. Não merecia melhor sorte.

hqdefault

DESFALQUES NA OUTRA RODADA
No próximo final de semana, dia 2 de agosto, os dois times voltam a campo. O Santa Cruz vai tentar a reabilitação contra o América-RN, em Natal, às 16h20. Enquanto isso, o Ceará vai defender a liderança em casa, no Estádio Presidente Vargas, diante do Boa Esporte, às 21 horas. Não terá Ricardinho, João Marcos e Nikão, suspensos, e provavelmente Magno Alves, machucado.

FICHA TÉCNICA

SANTA CRUZ 2 X 3 CEARÁ

SANTA CRUZ
Tiago Cardoso; Tony, Everton Sena, Renan Fonseca e Renatinho; Sandro Manoel, Memo, Danilo Pires (Natan) e Wescley (Flávio Caça Rato); Keno (Betinho) e Léo Gamalho.
Técnico: Sérgio Guedes.

CEARÁ
Jaílson; Marcos, Diego Ivo, Sandro e Vicente; João Marcos, Eduardo (Alex Lima), Ricardinho e Nikão (Michel); Bill e Magno Alves (Lulinha).
Técnico: Sérgio Soares.

GOLS: Bill, aos 22, Wescley, aos 27, Léo Gamalho, aos 29 e Magno Alves, aos 39 e Sandro, aos 46 minutos do primeiro tempo.

ÁRBITRO: André Luiz de Freitas Castro (GO)

CARTÕES AMARELOS: Wescley, Tony, Léo Gamalho e Sandro Manoel (Santa Cruz). Sandro, Jailson, Marcos, João Marcos, Ricardinho e Nikão (Ceará).

RENDA: R$ 269.869,00

PÚBLICO: 17.248 pagantes

LOCAL: Estádio do Arruda, em Recife (PE)