Santa Cruz 1 x 2 Barra - Pescador deixa Arena Pernambuco em silêncio
O time catarinense continua surpreendendo e bateu o time pernambucano por 2 a 1, com mais de 45 mil torcedores na Arena Pernambuco
O duelo de volta acontecerá no sábado, às 16h, na Arena da Barra
Recife, PE, 27 (AFI) – O Barra conquistou uma virada histórica na tarde deste sábado ao derrotar o Santa Cruz por 2 a 1, em plena Arena Pernambuco, na primeira final do Campeonato Brasileiro da Série D de 2025. Com gols de Elvinho e do artilheiro Bernabé, o time catarinense reverteu a vantagem inicial do Santa Cruz, que abriu o placar com Renato, e agora pode conquistar o título com um empate na partida de volta, marcada para o próximo final de semana, na Arena Barra, em Itajaí.
Com o resultado, no próximo final de semana, na Arena Barra em Itajaí, Santa Catarina, o Pescador poderá ser campeão brasileiro com um empate. O Santa Cruz terá que vencer por pelo menos um gol para levar a decisão para os pênaltis, ou por dois gols para conquistar o título direto. Vale lembrar que a equipe coral não perdia na Arena Pernambuco há seis anos.
CORAL PRESSIONA, MARCA E BARRA EMPATA
Empurrado por mais de 40 mil torcedores na Arena Pernambuco, o Santa Cruz começou o jogo pressionando o Barra, fez 1 a 0, mas o Barra reagiu e empatou o jogo no primeiro tempo. A final começou a 200 km/h por parte do Santa Cruz. Aos dois minutos, Giovany fez boa jogada pelo lado esquerdo, atravessou a bola, mas o ataque coral não aproveitou. Aos cinco, Balotelli fez ótimo cruzamento pela canhota, e Da Rocha apareceu na hora H e evitou o gol tricolor.
Porém, aos oito minutos, caiu a energia na Arena Pernambuco, e a partida foi paralisada, voltando com 16 minutos. Retornou da mesma forma: com pressão do Santa. Aos 21 minutos, Thiago Galhardo tabelou com Gabriel Galhardo, foi à defesa, mas a defesa do Pescador novamente apareceu bem e evitou o gol pernambucano. Aos 24 minutos, Willian Junior serviu Geovany, que acertou a trave do goleiro Ewerton, quase marcando para o time coral.

E de tanto pressionar, o Santa Cruz abriu 1 a 0. Aos 30 minutos, em um contra-ataque fulminante, Giovany serviu Renato que subiu com Vavá e testou sem chances para o goleiro catarinense. Dois minutos depois, Giovany fez grande jogada e tocou para Renato, que perdeu a chance de ampliar.
O Barra, que marcava bem, começou a sair mais para o jogo depois de sofrer o gol e mostrou muita eficiência. Aos 37 minutos, o camisa 10 Elvinho recebeu a bola na entrada da área e bateu forte com muita categoria, no ângulo, sem chances para o goleiro Rokenedy do Santa Cruz: 1 a 1 na Arena Pernambuco.
O Barra cresceu após o gol e começou a apertar o Santa Cruz. Mas, nos acréscimos, aos 53, a defesa do Pescador catarinense se complicou, e quase o goleiro Ewerton foi surpreendido. Ainda nos acréscimos, Toty fez grande jogada e mandou a bomba para defesa do goleiro Ewerton. Fim do primeiro tempo na Arena Pernambuco: 1 a 1.
PESCADOR VIRA E SEGURA O TRICOLOR
O segundo tempo começou mais truncado na Arena Pernambuco, com o Barra adotando uma marcação mais encaixada e o Santa Cruz enfrentando dificuldades para encontrar espaço, como no primeiro tempo. Aos dez minutos, Elvinho recebeu em velocidade, dividiu com a defesa, caiu e reclamou pênalti, mas o árbitro não marcou nada.
O Santa Cruz voltou a pressionar e, aos 13, depois de um cruzamento da esquerda, Thiago Galhardo dividiu com o goleiro, cabeceou, mas a bola foi para fora.
Aos 16 minutos, teve vira-vira na Arena Pernambuco: Henrique fez um belo cruzamento da esquerda e encontrou o artilheiro Bernabé, que antecipou a defesa e tocou para os fundos das redes, 2 a 1 para o Barra.
Aos 26 minutos, Willian Júnior cobrou falta perto da área para o Santa Cruz, mas a bola passou perto da meta catarinense. Depois do segundo gol, o Barra se acomodou melhor na partida, e o Santa Cruz passou a ter muito mais dificuldade para penetrar na defesa da equipe azul de Santa Catarina, se enervando à medida que o tempo avançava. O tricolor insistiu com Natan, que recebeu uma boa bola pelo lado esquerdo, levou para o meio, na meia-lua da grande área, arriscou o chute, mas parou no goleiro Everton, aos 35 minutos.

O Barra quase ampliou aos 41: Geovani puxou o contra-ataque para o time catarinense, escapou da marcação e tocou para Saymon, que parou no goleiro do Santa Cruz. O Santa Cruz continuou tentando e, aos 43, Pedro Favela lançou Natan, que cruzou, mas Thiaguinho, de cabeça, perdeu e mandou para fora.
O Santa ainda tentou aos 51 com Adailson e aos 52 com William Alves, de cabeça. Nos minutos finais, o Barra administrou o placar e assegurou uma grande vitória fora de casa, nas finais do Campeonato Brasileiro da Série D.
AGENDA
Barra FC e Santa Cruz voltam a campo dia 4 de outubro, 16h no Arena Barra em Itajaí, na grande decisão da Série D do Campeonato Brasileiro.
FICHA TÉCNICA
-
Fase:
- Final
-
Rodada:
- 1ª rodada
-
Data:
- 27/09/2025
-
Horário:
- 20:00
-
Árbitro:
- Fernando Antonio Mendes de Salles Nascimento Filho (PA)
-
Assistentes:
- Márcio Gleidson Correia Dias (PA) e Acácio Menezes Leão (PA)
-
VAR:
- Márcio Henrique de Gois (SP)
-
Cartões Amarelos:
- Santa Cruz: Balotelli, Thiago Galhardo e Gabriel Galhardo
- Barra: Da Rocha, Tetê, Jean Pierre, Cleo Silva, Ewerton, eGeovani
-
GOLS:
- Santa Cruz: Renato 33’/1T
- Barra: Elvinho 37’/1T e Renan Barnabé 16’/2T
-
Público:
- 45.500 torcedores
-
Renda:
- R$ 1.610.750,00
-
Estádio:
- Arena Pernambuco
-
Local:
- São Lourenço da Mata (PE)





































































































































