Sampaio corre risco de ficar sem divisão nacional após 20 anos

Eliminação precoce na Série D deixa o Sampaio Corrêa dependente de resultados de rivais para ter vaga nacional em 2026.

IMG 2714
Eliminação na Série D deixa Sampaio fora da Copa do Brasil e perto de ficar sem calendário nacional. (Reprodução/SPCF)

São Luís, MA, 12 (AFI) – O Sampaio Corrêa vive um momento delicado e corre o risco de encerrar 20 anos consecutivos disputando competições nacionais. A eliminação precoce na Série D, diante do Manauara, deixou o Tricolor sem calendário profissional até 2026 e dependente de resultados de rivais para não ficar sem divisão nacional.

DEPENDÊNCIA DE MAC E IMPERATRIZ

O Maranhão tem direito a duas vagas na Série D via Campeonato Estadual. Hoje, elas pertencem aos finalistas de 2025, MAC e Imperatriz, que seguem vivos na luta pelo acesso. Como o Sampaio foi apenas quarto colocado no Maranhense, só herdará uma dessas vagas caso MAC e Imperatriz conquistem juntos o acesso à Série C. Se apenas um subir, o beneficiado será o IAPE, terceiro colocado do Estadual.

RISCO HISTÓRICO

O Sampaio não fica sem divisão nacional desde 2006. Se o pior cenário se confirmar, o Tricolor terá apenas o Campeonato Maranhense 2026 garantido, ficando fora de competições como Série D, Copa do Brasil e possivelmente da Pré-Copa do Nordeste — esta última ainda sem definição de regulamento para a próxima temporada.

CALENDÁRIO ENCERRADO

Com a queda para o Manauara, o clube já iniciou a liberação de atletas e os acertos com comissão técnica e funcionários. A diretoria deverá, nos próximos meses, definir estratégias para tentar recolocar o Sampaio no cenário nacional e evitar um ano de atividades restritas apenas ao Estadual.