Saldo de gols pode definir acesso na A-2! Veja as chances
Campinas, SP, 17 (AFI) – Dez pontos. Essa era a conta feita pelos clubes para conquistarem o acesso antes do início da fase semifinal do Campeonato Paulista da Série A-2. Após três rodadas, o primeiro turno completo, a conta permanece, mas pode ter time subindo com menos pontos. Quem está quase lá, como Rio Preto e Portuguesa, acredita que 10 pontos é o suficiente, mas quem não teve um desempenho tão bom no primeiro turno acha que o acesso vem com oito ou nove pontos. O que ninguém viu até o momento é que o saldo de gols pode definir a vaga.Cobrindo a Série A-2 desde o primeiro jogo, a vitória da Lusa sobre o Guarani, por 3 a 1, no dia 18 de janeiro, o Futebol Interior deixa o internauta a par do que seu time precisa para participar da festa da elite do futebol paulista na próxima temporada. Confira todos os detalhes.
Grupo 2 – Vantagem para Lusa e embolado para os demais
Em segundo lugar desde o último domingo, quando venceu o Bandeirante em casa, por 1 a 0, e o Guarani empatou em Campinas com a Portuguesa, por 1 a 1, o São José, que tem quatro pontos, depende apenas dele para conquistar o acesso, porém, nos últimos três jogos, sai duas vezes e faz apenas uma partida em São José dos Campos, contra o bicho-papão Portuguesa. E o pior: sua última partida será contra o Guarani, concorrente direto, na casa do adversário. Mesmo assim, a Águia tem mais chances que Bugre e Bandeirante. Torcendo por um tropeço do Bugre na próxima rodada, o São José precisa de seis pontos para confirmar a presença na A-1.
Favorita desde antes da competição, a Portuguesa confirmou esse favoritismo na primeira fase, quando foi líder, e vem agora comprovando que deverá voltar à A-1 em 2008. Com duas vitórias em três jogos, a Lusa é líder da chave com sete pontos e está a apenas três pontos do acesso. A confirmação pode vir no próximo sábado, quando o time do técnico Vagner Benazzi recebe o Guarani, no Canindé. Se não vencer, terá outras duas oportunidades. O São José, fora de casa, e o Bandeirante, novamente no Canindé. Na pior das hipóteses, pode empatar os três jogos que está no Paulistão.
Depois de perder quatro dos últimos seis pontos disputados em casa, o Guarani complicou sua situação na briga, mas o sonho do acesso ainda não está tão distante. Como jogou duas vezes no Brinco no primeiro turno do quadrangular, o Bugre joga duas fora e uma em casa nas últimas três partidas. Mas o que fica a favor da equipe do técnico Carbone é decidir em casa, com o São José. Por isso, com duas vitórias, sendo uma contra o São José, o Guarani chega aos nove pontos e retorna ao seu lugar. Derrotas seguidas do São José e uma vitória e um empate contra o Bandeirante também ajudam o Bugre na consolidação do seu objetivo.Lanterna da chave, com apenas um ponto, o Bandeirante precisa vencer as três partidas para ficar com uma das duas vagas. E a favor da equipe de Birigui fica a força que a equipe do técnico Márcio Ribeiro tem quando joga dentro de casa, no alçapão Pedrão. E em Birigui, o Bandeirante irá enfrentar o São José e o Guarani, na quarta e quinta rodada respectivamente, saindo da cidade apenas no encerramento da fase, para jogar contra a Portuguesa. Por jogar duas em casas e justamente contra São José e Guarani, que são seus concorrentes mais próximos, o Bandeirante sonha com acesso e sabe que ele pode estar mais perto do que se imagina.
Grupo 3 – Rio Preto está quase lá e Mirassol tem tudo para subir
Apesar do empate em casa na última rodada, 0 a 0 com o Botafogo, o Mirassol manteve a segunda colocação da chave, com quatro pontos. O técnico Luis Carlos Martins acredita que com mais cinco ou seis pontos o time está na A-1. E suas contas estão certas. Na próxima rodada, o Mirassol tem jogo muito importante para a sua pretensão. Pega o Botafogo fora de casa, no domingo, e não pode perder para não ser ultrapassado pelo concorrente direto. Depois, se não perder, joga por uma vitória e um empate nas duas últimas rodadas, apostando no saldo de gols e torcendo por apenas mais um empate do Botafogo.
Diferente do Grupo 2, o Grupo 3 parece ter sua análise um pouco mais clara. Surpreendente na primeira fase, quando acabou dono do melhor ataque com 39 gols, o Rio Preto está imbatível na fase semifinal e mais, segue 100%, com nove pontos: três vitórias em três jogos. Para confirmar o acesso, resta apenas um ponto, que pode vir na próxima rodada, sábado, contra o União São João, em Araras. Se não vier nesta rodada, o Rio Preto tem mais dois jogos. O Botafogo, na quinta rodada, fora de casa, e o Mirassol, no encerramento da fase, no Riopretão. Ou seja, só o maior desastre da face da Terra tira o Rio Preto da primeira divisão do futebol paulista em 2008. Em 88 anos de história será a primeira vez que isso acontece.
Botafogo não tem outra escolha a não ser vencer as duas partidas seguidas que tem em casa, contra Mirassol e Rio Preto, em seqüência. O confronto decisivo é o de domingo contra o Mirassol. Se vencer o rival, passa ele na tabela e depende apenas de seus próprios resultados para conquistar o acesso, sendo que tem mais um jogo em casa contra o Rio Preto e fecha contra o União, que é o lanterna da chave com apenas um ponto.Mesmo sendo lanterna, as esperanças do União São João estão depositadas no técnico Luiz Carlos Ferreira e nos dois jogos que faz em casa na reta final da fase. Ferreira chegou na última segunda-feira para o lugar de Wanderley Paiva e tem na sua estréia o Rio Preto, no próximo sábado. Para manter as chances, a vitória é o único resultado viável à Ararinha. Depois, sai para pegar o Mirassol e encerra a participação contra o Botafogo. Os duelos contra o Mirassol e Botafogo são diretos e também a vitória, ou um empate com o Mirassol desde que vença as outras duas, são imprescindíveis para o acesso. Só a vitória interessa ao União nas três partidas.
RegulamentoVeja o restante da tabela da fase semifinal:
Nos critérios de desempates, será seguido o mesmo que na primeira fase: números de vitórias, saldo de gols, gols pró, confronto direto e por último campanha da primeira fase.
4ª. Rodada5ª. Rodada
Botafogo x Rio Preto
Mirassol x União São João
Bandeirante x Guarani
São José x Portuguesa
União São João x Rio Preto – sábado
Portuguesa x Guarani – sábado
Bandeirante x São José – domingo
Botafogo x Mirassol – domingo
6ª. RodadaClique aqui e confira a classificação
Guarani x São José
Portuguesa x Bandeirante
União São João x Botafogo
Rio Preto x Mirassol





































































































































