Saída de Dualib é bom prá todos

Saída de Dualib é bom prá todos

Na última reunião do Conselho Deliberativo do Corinthians ficou decidido que no dia 7 de agosto haverá um novo encontro dos conselheiros que votarão pelo afastamento ou não do presidente Alberto Dualib. Atitude correta. Acho que a situação político administrativa no clube chegou a tal ponto que não dá mais para esticar a corda. Dualib, que cometeu erros graves nos últimos meses, precisa mesmo sair e deixar o campo aberto para apurações e decisões que visarão a recuperação do clube antes que aconteça algo mais grave (como punição pela Fifa pelo não pagamento de Nilmar ao Lyon ou o rebaixamento para a série B do Campeonato Brasileiro).

Todos sabem que respeito muito a figura humana do atual presidente corintiano, mas, no momento, estou analisando apenas a pessoa jurídica. Como administrador do clube de maior torcida do Estado acho que hoje em dia Dualib é muito mais um mal do que um bem para o clube que tanto ama. Diante disso, nada melhor do que afasta-lo do cargo, já que ele não tem coragem ou desejo de faze-lo, e entregar a administração do clube a pessoas com competência e credibilidade suficientes para recolocar o Corinthians no lugar que ele merece.

Aliás, esse é um ponto que deve ser bastante discutido antes de que a escolha do nome ou que vão substituir Dualib seja escolhido. Que esse nome não seja o de Marlene Matheus ou de André Sanchez. Ambos não tem nenhuma qualidade para dirigir um clube de tamanha importância. Pra mim, nomes ideais seriam os de Roque Citadini ou Rubens Approbato Machado. Pessoas equilibradas, experientes, que amam o clube e poderiam fazer por ele o que Dualib e seus assessores não estão conseguindo fazer. Que na hora da escolha o conselheiro corintiano leve isso em consideração e não cometa o erro de votar mal. Se o fizer, o Corinthians pode sair de uma crise profunda como a atual para outra ainda mais séria. Não deixem que isso aconteça.

Curtas da Toque

*FOSSE Alberto Dualib e pediria meu afastamento do cargo de presidente do Corinthians. Com mais de oitenta anos, ele deveria é voltar prá casa e dedicar-se a conviver e curtir sua maravilhosa família.

*CONTINUAR significará mais pressões, maus acusações e mais desrespeito. Será que vale à pena continuar no cargo? Acho que não. Assim, dou um conselho ao presidente corintiano: saia antes que saiam com você. Não há outra saída.

*COM A SAÍDA de Dualib muita gente vai perder o emprego. Assessores próximos, que ganham bem para pouco fazer, serão demitidos. Acabará a mamata de todos eles. Ruim pra eles, excelente para o clube.

*LAMENTO apenas a forma como Dualib está deixando o clube. Pela porta dos fundos. Não teria sido muito melhor deixar o Corinthians logo após a conquista do mundial inter-clubes ou do último título brasileiro?

*O ERRO DE Dualib foi afastar-se dos seus verdadeiros amigos. Ele cercou-se de cobras criadas que só visavam ganhar em cima do clube e da proximidade com o presidente. Com amigos de verdade certamente Dualib não teria um final de gestão tão triste.

*QUANTO ao futebol do Corinthians ele atravessa a pior fase dos últimos anos. Não tem elenco, tem um técnico de personalidade forte mas que está totalmente perdido e uma torcida que só vaia e reclama quando devia apoiar os garotos que vieram da base.

*DIANTE de situação tão trágica, ideal é que a diretoria fizesse um limpa no elenco e contratasse alguns reforços de peso. Caso contrário, a ameaça de rebaixamento vai crescer a cada nova rodada.

*CONSELHO corintiano rompeu o contrato com a MSI dos gangsters internacionais Boris Berezovisk e Kia Joorabichian. Foi a melhor decisão. O Corinthians é grande demais e não precisa de uma parceria como essa.

*ESTIVE conversando com conselheiros do Palmeiras que me contaram segredos incríveis dos bastidores políticos do clube. Disseram que na última eleição para presidente, o grupo de Luiz Gonzaga Belluzo (que posa de santo) cometeu um ato de traição formal contra o braço direito do presidente Affonso Della Mônica, o doutor José Cyrillo Junior.

*PARA QUEM não sabe, foi Cyrillo quem articulou a volta da antiga oposição ao comando diretivo do clube (formada por Belluzo, Gilberto Cipullo, Seraphin Del Grande e outros). Só que, na hora de votar, esse grupo negou fogo com Cyrillo que era o candidato à primeiro vice presidente.

*NUM ACORDO secreto, Belluzo e seu grupo descarregaram votos em Arnaldo Tirone (o filho), que era o concorrente direto de Cyrillo. Com isso, elegeram o Arnaldinho e prejudicaram profundamente o correto e competente doutor Cyrillo.

*MOTIVO da traição: Belluzo e seus pares não queriam Cyrillo eleito como primeiro vice porque seria ele o candidato em potencial para substituir Della Mônica na presidência nas próximas eleições.

*PARA o grupo Belluzo isso batia de frente com seu plano de assumir o comando do clube assim que terminar a atual gestão. Por isso, preferiram trair Cyrillo e não deixa-lo assumir o cargo que almejava.

*AO AGIR desta forma, Belluzo e sua tropa acreditam que o caminho ficou aberto para que eles lancem um candidato do próprio a presidência sem precisar esperar os dois anos que em tese seriam de Cyrillo.

*DIZEM por sinal, que esse grupo vai estudar entre os nomes de Belluzo, Cipulo e Seraphin o seu candidato à presidência nas próximas eleições. Um deles será o candidato mesmo contra a vontade de Della Mônica.

*QUANTO ao doutor Cyrillo, me disseram que ele não se considera fora da briga e já começa a armar uma estratégia para ser o candidato apoiado pelo atual presidente. Espero que ele consiga. Em minha opinião, o futuro do Palmeiras estará muito melhor em suas mãos do que na de outros.

*APESAR de estar sempre entre os primeiros colocados do Brasileirão, o São Paulo não tem jogado bem. Murici Ramalho parece ter perdido o rumo. Se não houver uma melhora radical, o Tricolor não terá nenhuma chance de chegar ao tão sonhado bi.

*ATÉ AGORA não vi um só exibição de qualidade do jovem Dagoberto. O São Paulo o contratou como uma estrela, mas, até agora, ele tem jogado como um simples operário. Fica, por isso mesmo, a pergunta: esse jogador é mesmo craque ou o clube foi enganado ao contrata-lo?

*SÃO PAULO não vai sentir se Ilsinho for negociado. Para a posição ainda há Reasco, Maurinho e o próprio Souza, que já jogou ali com destaque. Aliás, é nessa hora que verificamos como o elenco tricolor é bom e diversificado.

*AOS POUCOS Luxemburgo começa a arrumar o Santos. A contratação de Kleber Pereira foi um tiro na mosca. Ele era o atacante de área que o clube precisava. Boa, Luxa. Boa, Marcelo Teixeira.

*IMPORTANTE agora é que o Santos não venda mais ninguém. Com Fabio Costa, Kleber, Maldonado, Bruno Souto, Kleber Pereira e Pedrinho, o Peixão tem condições de brigar no mínimo por uma vaga na Libertadores 2008.

*ANDO decepcionado com Portuguesa e Ponte. Esperava mais dos dois clubes. O Guarani também está oscilando demais. Benazzi, Nelsinho Baptista e Carbone precisam repensar seus esquemas e suas escalações. Do jeito que está é que não vai dar.