Saiba como foi a forma de disputa da Taça de Prata de 1981

Na ocasião, o Guarani fez excelente campanha e derrotou o Anápolis-GO na grande decisão do campeonato

Na ocasião, o Guarani fez excelente campanha e derrotou o Anápolis-GO na grande decisão do campeonato

0002050538166 img

Campinas, SP, 27 (AFI) – A Taça de Prata de 1981, hoje denominado Campeonato Brasileiro da Série B, teve 48 equipes, com a fase inicial sendo dividida em seis grupos de oito times.

O Guarani ficou no Grupo “D”, ao lado de Coritiba-PR, Grêmio Maringá-PR, Cascavel-PR, Campo Grande-RJ, Serrano-RJ, Juventus e Botafogo de Ribeirão Preto.

PRIMEIRA FASE, SEIS GRUPOS DE OITO EQUIPES
Nesta primeira fase, os times se enfrentaram dentro do grupo em turno único, com os dois melhores de cada grupo passaram para a terceira fase, que contou com quatro grupos de três times, em partidas de turno e returno

Nesta segunda fase, o campeão de cada grupo conquistava o acesso no próprio ano para a Taça de Ouro (hoje Série A), com os segundos colocados continuam na disputa da Taça de Prata, fazendo as semifinais da competição.

Capitão foi campeão em 78 e 81 pelo Guarani

Capitão foi campeão em 78 e 81 pelo Guarani

ACESSO DIREITO NA SEGUNDA FASE
Na segunda fase, o Guarani ficou no Grupo “I”, perdendo a vaga no acesso direto para o Palmeiras, e ficando na frente do Americano-RJ.

Além do Palmeiras; Bahia-BA, Náutico-PE e Uberaba-MG conquistaram o acesso dentro do ano e ainda em 1981 estiveram na Série A do Campeonato Brasileiro.

SEMIFINAIS CONTRA O COMERCIAL-MS
Nas semifinais o Guarani eliminou o Comercial-MS, fazendo a final com a Anapolina-GO, que havia eliminado o Remo-PA.

FINAIS EM DOIS JOGOS
As finais da Taça de Prata foram disputadas em dois jogos. No primeiro, jogando em Anápolis-GO no dia 21 de março, o Guarani venceu por 4 a 2 e, no jogo decisivo, no dia 27 de março, conquistou o título com um empate em 1 a 1.

GUARANI TEVE ARTILHEIRO E VICE-ARTILHEIRO DA TAÇA DE PRATA
O Guarani foi tão avassalador e superior na competição, que teve o principal artilheiro, Jorge Mendonça, com onze gol e o segundo colocado, também foi jogador bugrino: Careca, que fez oito gols.