Após assinatura de proposta vinculante, São Bento demonstra otimismo com a SAF
A partir desta semana, têm início as diligências, que analisarão a saúde financeira da empresa e as garantias de investimento
A Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo do clube informaram, nesta semana, com otimismo, que, na tarde de quinta-feira (2/10), foi assinada a proposta vinculante
Sorocaba, SP , 08 (AFI) – Ao que tudo indica, a “novela” da transformação do centenário Esporte Clube São Bento em Sociedade Anônima do Futebol (SAF) pode estar chegando aos seus capítulos finais.
A Diretoria Executiva e o Conselho Deliberativo do clube informaram, nesta semana, com otimismo, que, na tarde de quinta-feira (2/10), foi assinada a proposta vinculante entre o São Bento e os investidores do Grupo Convocados. A empresa Grafietti César Finance Mtmg Consulting (GCF&MC) é representada pelo economista Cesar Grafietti e pelo empresário Rodolfo Kussarev Júnior.
ASSINATURA
Com a proposta vinculante aprovada pelos conselheiros, a assinatura formaliza o interesse de aquisição da SAF do Bentão. A partir desta semana, têm início as diligências, que analisarão a saúde financeira da empresa e as garantias de investimento.
Com esse avanço, segundo o clube, o processo de due diligence será iniciado.
Para simplificar: due diligence é um processo de investigação e análise detalhada de uma empresa ou negócio, realizado antes de uma transação comercial importante — como fusão, aquisição, investimento ou parceria.
O objetivo é identificar riscos, avaliar a saúde financeira e operacional, confirmar informações e dar segurança para que as partes envolvidas tomem uma decisão informada.
REUNIÕES COM SÓCIOS
De acordo com o São Bento, em conformidade com o Estatuto Social e prezando pela transparência, serão realizadas duas reuniões de esclarecimento com os sócios adimplentes sobre a constituição da SAF. Os encontros estão marcados para o sábado, dia 11 de outubro, em dois horários: 9h30 e 11h.
SÓCIOS DECIDIRÃO
Após essa etapa, caso todos os trâmites e obrigações sejam cumpridos e aprovados, a proposta final do grupo interessado será submetida à votação dos sócios em Assembleia Geral — etapa decisiva para a continuidade do processo.
Segundo apuração do Futebol Interior, essa votação poderá ocorrer ainda no mês de novembro. O valor e a projeção de investimentos previstos na negociação não foram divulgados.
PLANEJAMENTO PARA A SÉRIE A2
Ainda de acordo com o clube, o objetivo de todas as partes envolvidas é garantir que a transição para a SAF ocorra de forma organizada, sem prejudicar a montagem do elenco para o Campeonato Paulista da Série A2 de 2026.
Em entrevista ao Futebol Interior, o presidente do São Bento, o empresário Almir Laurindo, afirmou que essa é uma das principais preocupações, já que outros clubes já se encontram em fase adiantada de planejamento e formação de elenco para a competição.
Vale lembrar que o São Bento escapou do rebaixamento para a Série A3 por pouco, na última rodada do Paulista da A2 de 2025, após uma campanha muito abaixo das expectativas.
PROPOSTAS QUE NÃO AVANÇARAM
O São Bento já esteve perto de se transformar em SAF em outras duas ocasiões. Em fevereiro do ano passado, o empresário Rubens Takano, proprietário do AVS Futebol SAD, desistiu da aquisição. Já em março deste ano, as negociações com o Flashforward Group também não foram concretizadas.






































































































































