São Bento pode virar SAF: Decisão será no dia 9 de novembro
O objetivo é assegurar que a transição para o modelo SAF ocorra de forma organizada, sem comprometer o planejamento para a Série A2
O objetivo é assegurar que a transição para o modelo SAF ocorra de forma organizada, sem comprometer o planejamento para o Campeonato Paulista da Série A2 de 2026
Sorocaba, SP , 09 (AFI) – A data de 9 de novembro de 2025 pode entrar para a história do São Bento. Neste dia, os mais de 300 sócios do clube — estima-se cerca de 380 associados — deverão decidir se o clube de Sorocaba se tornará uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Na semana passada, foi assinada a Proposta Vinculante entre o clube e os investidores do Grupo Convocados, representados pela empresa Grafietti César Finance Mtmg Consulting (GCF&MC), que tem à frente o economista Cesar Grafietti e o empresário Rodolfo Kussarev Júnior.
REUNIÕES DE ESCLARECIMENTO
Antes da decisão final, neste sábado (11), serão realizadas duas reuniões de esclarecimento com os sócios adimplentes sobre a constituição da SAF. Os encontros acontecerão às 9h30 e às 11h, na sede do clube, no CT Humberto Reale.
Após essa etapa de apresentação e esclarecimento por parte do grupo interessado, será realizada a Assembleia Geral no dia 9 de novembro, também no CT. Nela, os sócios deliberarão sobre a efetivação — ou não — da SAF no centenário clube sorocabano. Os valores e a projeção de investimento ainda não foram divulgados.
PROPOSTA APROVADA
A proposta vinculante para a administração da futura SAF foi aprovada pelo Conselho Deliberativo. A assinatura formaliza o interesse de aquisição por parte do grupo investidor. Nesta semana, começam as diligências, que analisarão a situação financeira do clube e as garantias de investimento.
Na sequência, terá início o processo de due diligence — investigação detalhada da situação financeira, jurídica e operacional do clube —, fundamental para garantir segurança e transparência antes da efetivação da transação.
O objetivo é assegurar que a transição para o modelo SAF ocorra de forma organizada, sem comprometer o planejamento para o Campeonato Paulista da Série A2 de 2026.
QUEM PODERÁ VOTAR
De acordo com o Conselho Deliberativo, a aprovação da proposta exigirá o voto de dois terços dos sócios adimplentes. Somente poderão participar da votação os sócios em dia com suas obrigações. Associados com atraso superior a 30 dias estarão impedidos de votar.
E DEPOIS?
Caso a SAF seja aprovada pela Assembleia, o próximo passo será a assinatura do contrato entre o grupo empresarial e o clube. A partir daí, a SAF assumirá imediatamente a gestão do futebol profissional.
Inicialmente, o clube manterá sob sua responsabilidade o departamento social, as categorias de base (atualmente terceirizadas) e o futebol feminino (também terceirizado). No entanto, a expectativa é de que a SAF assuma também as categorias de base a partir da categoria sub-15.
PROPOSTAS ANTERIORES
Essa não é a primeira vez que o São Bento esteve perto de se tornar uma SAF. Em fevereiro de 2024, o empresário Rubens Takano, proprietário da AVS Futebol SAD, chegou a negociar a aquisição, mas desistiu. Já em março deste ano, uma nova tentativa com o Flashforward Group também não avançou.
PLANEJAMENTO DA SÉRIE A2
Enquanto aguarda a decisão sobre a SAF, o clube está atrasado na montagem do elenco para a Série A2 de 2026. Sem treinador definido e com o mercado já em movimento, o São Bento vê rivais mais adiantados na formação de suas equipes e comissões técnicas, conforme destacou o presidente Almir Laurindo.
Em 2025, o São Bento foi eliminado na fase mata-mata da Copa Paulista pelo São José e quase caiu para a Série A3, escapando do rebaixamento apenas na última rodada.






































































































































