Sabalenka acha 'injusto' mulheres competirem contra atletas transgênero
A tenista Aryna Sabalenka, número 1 do mundo, fez uma declaração polêmica em entrevista junto o também tenista Nick Kyrgios
A jogadora de Belarus, atual número 1 do mundo, disse que a participação de transgêneros no esporte é injusta, disse em entrevista.
São Paulo, SP, 10 (AFI) – A tenista Aryna Sabalenka fez uma declaração polêmica em entrevista junto o também tenista Nick Kyrgios concedida ao jornalista britânico Piers Morgan e publicada nesta terça-feira. A jogadora de Belarus, atual número 1 do mundo, disse que a participação de transgêneros no esporte é injusta.
“É uma questão complicada. Não tenho nada contra eles (atletas transgêneros), mas sinto que ainda têm uma grande vantagem sobre as mulheres”, disparou a tenista na entrevista publicada no YouTube.
A entrevista conduzida por Morgan teve como foco a história da “Batalha dos Sexos”, duelo que opõe homens contra mulheres desde a década de 1970 e que terá nova edição no final deste mês, justamente entre Sabalenka e Kyrgios, com 31 anos. Tenista profissional desde 2013 ele ficou conhecido como o ‘bad boy’ do tênis e há rumores de que via se aposentar.
“Acho injusto para as mulheres terem de se deparar com um homem biológico. Elas trabalharam a vida inteira para atingir seu limite e, então, tem que enfrentar um homem, biologicamente muito mais forte. Eu não concordo com eles no esporte”, disse.

BATALHA DOS SEXOS EM 1973
A Batalha dos Sexos surgiu em um contexto de luta por igualdade de gênero no tênis. O evento mais famoso aconteceu em 1973, entre Bobby Riggs e Billie Jean King, com vitória da tenista.
Mas esta não é a primeira vez que Sabalenka protagoniza polêmicas. Em abril do ano passado, a atleta disse que prefere ver tênis masculino ao feminino. Na ocasião, a bielorrussa disse que não acompanha as partidas das adversárias e acredita que os duelos da ATP são mais estratégicos.
Questionada por Morgan se o evento pode contribuir com uma visão misógina no esporte, a tenista disse que o objetivo, na verdade, é explorar ao máximo a capacidade dos tenistas.
“É muito engraçado ver como as pessoas vê isso (a Batalha dos Sexos). Assim como disse Nick antes, e muito bem, nós só estamos elevando o nível do nosso esporte e mostrando isso.
A visibilidade que esse evento conseguiu nos últimos meses é incrível e nós vamos competir.
Nós vamos explorar mais do nosso esporte e acho que esse é o nosso objetivo.
Claro que eu quero brigar, quero me divertir e quero colocar esse cara (Kyrgios) em uma situação inconfortável”, completou.
DÁ PRA ENCARAR…
Em clima de competitividade, Sabalenka também afirmou ser capaz de derrotar um tenista que já esteve dentro no top 20 da ATP, que é o caso de Kyrgios, pelas mudanças nas regras para a realização do evento.
“Bom, para ser honesta, eu acho que se jogarmos com uma quadra toda, com todas as regras, seria muito difícil para mim competir contra homens.
Fisicamente, eles são mais fortes, velocidade, força dos golpes na bola, tudo é mais forte. Então, é difícil competir.
Mas nessas condições, com, como teremos agora, com uma quadra 9% menor, acho que é ok. Talvez, no mínimo, eu tenha um chance maior de para competir. Acho que posso vencer nessas condições”, concluiu.
A Batalha dos Sexos entre Sabalenka e Kyrgios será realizada no próximo dia 28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Noticias Relacionadas
-
Outros Esportes
Brasil perde para a Alemanha nas quartas do Mundial feminino de handebol
09/12/2025 -
Outros Esportes
Red Bull oficializa saída de Helmut Marko da equipe após 20 anos
09/12/2025 -
Outros Esportes
NBA: Suns encerram sequência invicta dos Wolves
09/12/2025 -
Outros Esportes
Ronaldo aproveita sucesso de João Fonseca para investir no tênis
09/12/2025






































































































































