Saad e USP começam decidir Feminino da Linaf
Itapira, SP, 12 (AFI) – A equipe de Futebol Feminino da Universidade de São Paulo (USP) é a segunda finalista do Campeonato Paulista de Futebol Feminino, competição promovida em conjunto pela Liga nacional de Futebol (LINAF) e Federação Paulista de Futebol Amador (FPFA).
Atuando no Centro Esportivo da USP no último domingo, a equipe da capital bateu Itu por 3 X 0, e como havia empatado em 2 X 2 a partida de ida, disputada em Itu, garantiu sua vaga para a grande final da Competição. Os gols da USP foram marcados pela atacante Vivian, em cobrança de penalidade máxima, pela craque Michele, meia que já defendeu as equipes do São Paulo e da Portuguesa, e pela zagueira Paola. O adversário será o Saad/Bioleve de Itapira, que eliminou Guarujá com uma vitória por 4 X 0.
O técnico Arthur Elias não poupou elogios à garra e determinação demonstrados pelas suas comandadas, no jogo que valeu a classificação inédita à final do Campeonato Estadual. Ele apenas lamentou a contusão de Vivian, que torceu o tornozelo logo após abrir o marcador, e é desfalque certo para a primeira partida da fase final, nesta quinta feira.
Elias lembrou ainda que a campanha da USP ao longo do Campeonato Paulista foi marcada pelas palavras superação e evolução. Na primeira fase a equipe estreou vencendo Peruíbe por 1 a 0, e depois se desestabilizou, sendo derrotada por Guarujá por 3 a 1 e empatando o segundo jogo contra Peruíbe por 3 a 3. A classificação veio apenas na última rodada com uma vitória por 2 a 1 sobre Guarujá.
Campanhas
Nas quartas-de-final a equipe começou bem, batendo Pindamonhangaba na casa do adversário por 1 a 0, mas acabou surpreendida em São Paulo na derrota por 2 a 1, e garantiu a vaga para as semifinais apenas na cobrança de pênaltis. Contra Itu a USP mostrou maturidade ao segurar o empate por 2 a 2 fora de casa e garantiu a vaga para a final com uma vitória incontestável por 3 a0.
Ao todo, foram oito jogos, com quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. O ataque marcou 14 gols e a defesa sofreu 11, com um saldo positivo de três gols. Vanessa, com quatro gols, é a artilheira da equipe.
Já o Saad/Bioleve bateu todos os recordes em competições femininas recentes. A equipe está invicta com 10 vitórias em 10 jogos. O ataque marcou 79 gols, com a incrível média de 7,9 gols por partida, e a defesa sofreu apenas dois.
Enquanto a equipe da USP é formada por alunas, funcionárias e meninas reveladas pelo Projeto Talento, mantido pela Universidade em parceria com o Instituto Ayrton Sena, o Saad mantém a estrutura mais cara do futebol feminino do Brasil, contando com 15 jogadoras que já passaram pela Seleção Brasileira, e um elenco 100% profissional. Roseli, Michael Jackson, Bárbara, Suzana, Elaine Magrão, Giovânia e Simone são algumas das craques do representante de Itapira, que estarão se interpondo entre a USP e o tão sonhado título paulista.
Apesar dos números favoráveis ao Saad, Arthur lembra que a USP tem tradição no Futebol Feminino de São Paulo, tendo disputado a primeira liga profissional da América Latina, o Paulistana 97, quando ficou entre as seis melhores equipes do estado, contando inclusive com atletas da Seleção Brasileira, como a ala Nenê e a meia Elsi.
Estrutura
A comissão técnica procura oferecer os métodos de treinamento e aperfeiçoamento mais modernos. Isso explica a rápida evolução da equipe da Capital durante o Campeonato, já que todos os jogos foram gravados e analisados pela comissão técnica, que orientava os treinamentos de acordo com as necessidades da equipe. Os adversários também foram estudados, com atenção especial para o Saad, que teve seu jogo diante do Guarujá filmado para que o treinador pudesse armar um esquema tático especial para a final.
A estrutura da comissão técnica da USP supera muitas equipes do futebol profissional masculino quanto ao número de profissionais envolvidos diretamente na preparação da equipe, mas o trabalho da maioria dos membros é voluntário, voltado para o desenvolvimento acadêmico e acesso ao mercado de trabalho dos alunos da maior Universidade Brasileira.
O confronto diante do Saad, o mais antigo clube em atividade no futebol feminino do Brasil, ilustra com perfeição dois modelos de sucesso na gestão do futebol feminino; um já profissional, com atletas que vivem exclusivamente da prática do futebol com treinamentos diários em dois períodos, numa cópia fiel ao trabalho desenvolvido no futebol profissional masculino, que é o utilizado pelo Saad.
Já a USP, segue o modelo empregado pelas Universidades Americanas, fornecendo os meios necessários para que alunas e funcionárias possam atuar em esportes de alto rendimento, mesmo quando são obrigadas a conciliar a prática desportiva com os estudos e até mesmo exaustivas jornadas de trabalho. A utilização de alunos próximos da graduação na administração da equipe também segue o modelo utilizado nos Estados Unidos, e garante aos formandos da USP um diferencial a mais na luta pelas melhores vagas num mercado altamente competitivo.
Projetos Sociais
Saad e USP se igualam, entretanto, no valor social dos seus projetos, já que ambos garantem oportunidades para que jovens carentes realizem seus sonhos através da prática do futebol feminino.
Os dois finalistas já garantiram suas vagas para a disputa da Taça Brasil, programada para Dezembro no Distrito Federal. A equipe que se sagrar Campeã neste sábado, garantirá ainda o direito de representar São Paulo na Copa Sul-Sudeste, juntamente com o Santos FC, que obteve sua vaga ao Conquistar o Título da Liga Nacional.
O vice-campeão paulista se juntará ao Botucatu FC, campeão estadual de 2006, defendendo nosso estado na disputa do Torneio Rio-São Paulo. Ambas as competições acontecem em Outubro.
As datas das finais do Campeonato Paulista de 2007 já estão confirmadas pela LINAF e FPFA. O primeiro jogo acontece nesta quinta-feira, dia 13 de Setembro, a partir das 18:00 horas, no Estádio Municipal Leonardo Barbiere, em Águas de Lindóia. A segunda partida será no sábado, dia 15, a partir das 12:30, no Estádio Municipal Cel. Francisco Vieira, em Itapira. Os torcedores de todo o Brasil poderão acompanhar as duas partidas ao vivo, através do SporTV 2.





































































































































