Ryan Francisco brilha em empate e fortalece nova geração de Cotia

Com personalidade, o jovem mostrou que pode ser uma alternativa importante para o técnico Luis Zubeldía.

IMG 9066
O atacante de apenas 18 anos foi titular pela primeira vez entre os profissionais e deixou sua marca. (Foto: Reprodução/SPFC)

São Paulo, SP, 29, (AFI) – Depois de ver Lucas Ferreira e Matheus Alves se destacarem nas últimas semanas, chegou a vez de Ryan Francisco ganhar protagonismo no time principal do São Paulo. O atacante de apenas 18 anos foi titular pela primeira vez entre os profissionais e deixou sua marca no empate por 1 a 1 contra o Ceará, no sábado, no Castelão, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.

ESTRELA BRILHOU

Em sua terceira partida no Brasileirão, Ryan não só foi titular, como também marcou o gol do Tricolor, completando de cabeça o cruzamento de Lucas Ferreira. Com personalidade, o jovem mostrou que pode ser uma alternativa importante para o técnico Luis Zubeldía, ainda mais após a grave lesão no joelho de Calleri. Atualmente, Ryan disputa posição direta com André Silva na função de centroavante.

A rápida ascensão de Ryan Francisco reflete o bom momento dos garotos promovidos após a conquista da Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano. Matheus Alves e Lucas Ferreira já haviam contribuído com participações diretas em gols — Lucas balançou as redes na vitória sobre o Libertad na Libertadores, e Alves deu assistência para André Silva marcar contra o Santos, pelo Brasileirão.

CAUTELA MÁXIMA

Luis Zubeldía, em entrevista coletiva após o empate, valorizou o desempenho dos garotos e pediu paciência para a evolução dos jovens:

– É algo importante para todos nós. São jogadores de 18 anos e, há um tempo atrás, eu já dizia a vocês que eles teriam oportunidades. Estou muito orgulhoso de toda a equipe. Tivemos um erro no gol do Ceará, mas depois fomos protagonistas durante 60 minutos do jogo, pelo menos. A parte física pegou depois. Dentro da equipe estão os jovens. William Gomes fez o primeiro gol dele nesse processo, Lucas Ferreira também, agora o Ryan… Acho que falta o Alves (risos). O que sempre digo é para ter calma com todos os jovens. Fazer as coisas com planejamento. Promover os jovens é planejamento, por isso eles estão jogando agora. Estamos felizes. O São Paulo está jogando bem. Faltam mais vitórias para que estejamos melhores, mas estamos num bom caminho – afirmou o treinador.

Agora, o São Paulo volta suas atenções para a Copa do Brasil. Na próxima terça-feira (30), o Tricolor enfrenta o Náutico, às 21h30 (de Brasília), no Morumbis, pela partida de ida da terceira fase. Ryan Francisco deve dar lugar a André Silva no time titular, mas o jovem já provou que pode ser peça importante para a temporada.