Russo e inglês disputam título na última parada do Red Bull Cliff Diving 2013

Etapa da Tailândia define campeão mundial do Salto Ornamental de Penhasco

The Gap, Maya Bay, Caverna Viking e Ilha Hong. Os nomes são tão únicos quanto os locais que recebem a última etapa da temporada 2013 do Red Bull Cliff Diving. A grande final da competição acontece neste sábado (26), na província de Krabi.

0002048120541 img

Campinas, SP, 21 (AFI) – The Gap, Maya Bay, Caverna Viking e Ilha Hong. Os nomes são tão únicos quanto os locais que recebem a última etapa da temporada 2013 do Red Bull Cliff Diving. A grande final da competição acontece neste sábado, na província de Krabi, na Tailândia. No total, 14 atletas lutam pela vitória da etapa, mas todas as atenções estarão voltadas para dois nomes: o russo Artem Silchenko e o inglês Gary Hunt.

0002048120541 img

Atual tricampeão e líder da competição, Hunt luta pelo tetracampeonato e chega à Tailândia com 120 pontos de vantagem sobre o segundo colocado, Silchenko. A disputa, porém, está mais viva do que nunca. Devido ao sistema de descarte, o russo precisa apenas de uma vitória para ficar com o título e encerrar a supremacia do inglês.

“Eu treinei todos os meus saltos mais difíceis e estou muito ansioso para a competição. Agora, não dá mais pra fazer saltos fáceis. Não dá pra errar, não dá pra nada. É a decisão do Campeonato Mundial e eu me preparei para estar no meu auge”, comentou Hunt.

Final
O formato da etapa final também sofreu algumas alterações e irá exigir ainda mais dos competidores. Ao invés dos quatro saltos tradicionais, os atletas terão que dar oito saltos na etapa final, o que exigirá ainda mais concentração e precisão.

“Este evento será mais longo que os demais e teremos que viajar para diferentes penhascos. Realizar oito saltos é bem mais complicado. Quando você faz quatro saltos em uma competição, geralmente você demora mais de uma semana para se recuperar. Com oito, será ainda mais difícil”, comparou o tricampeão.

No Red Bull Cliff Diving, os competidores encaram alturas de 27 metros para realizar seus saltos. Durante a queda, que dura cerca três segundos e a velocidade atingida chega a 90 km/h no momento em que os atletas atingem a superfície da água.