RUMO A DOHA, por Vicente Datolli: Comentando a convocação do Brasil

Com os 26 definidos, só resta torcer para que ninguém se machuque até a apresentação

Selecao brasileira
RUMO A DOHA, por Vicente Datolli: Comentando a convocação. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Campinas, SP, 08 (AFI) – Bem… Acabou o mistério. Ou melhor, finalmente foram definidos os 26 jogadores que defenderão o Brasil na Copa do Mundo do Qatar, que começa dia 20 deste mês com a partida entre Qatar e Equador – aliás, sobre os equatorianos… 

Em entrevista coletiva mais sem sabor do que passar a noite dançando com a irmã em uma festa onde todos os amigos se arrumaram, Tite divulgou a relação e provocou, logo no quinto ou sexto nome, a surpresa (será mesmo?) que movimentou as redes sociais depois que todos foram anunciados.

Selecao brasileira
RUMO A DOHA, por Vicente Datolli: Comentando a convocação. (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Falo, é claro, da convocação de Daniel Alves, lateral direito que está oficialmente vinculado ao Pumas do México (aliás, a primeira vez na história da seleção que um time mexicano cede um jogador para o Brasil em Copas do Mundo), mas vem treinando no Barcelona B para recuperar-se fisicamente depois de contusão.

Os goleiros chamados (Alisson, Ederson e Weverton) eram mais do que esperados.

Nas laterais, com a contusão de Arana, do Atlético Mineiro, pensou-se que poderiam ser apenas três os convocados, mas Tite preferiu mesmo dois para cada lado do campo (Danilo, Daniel Alves, Alex Sandro e Alex Telles).

Na zaga, novidade zero, também (Thiago Silva, que jogará seu quarto Mundial; Marquinhos, Éder Militão e Bremer, que jogou uma vez e garantiu vaga).

No meio e nas meias, a confirmação de Everton Ribeiro ao lado de Casemiro, Fabinho, Fred, Bruno Guimarães e Paquetá.

Para o ataque, convenhamos, um exagero: nove convocados. Como no sábado ficou-se sabendo que Philippe Coutinho estaria fora, por contusão, talvez tenha sido a vaga aberta para Gabriel Martinelli. Talvez. Os outros oito são Raphinha, Vinicius Junior, Antony, Gabriel Jesus, Richarlison, Pedro, Rodrygo e, claro, Neymar.

Resta agora torcer para que ninguém se machuque nas duas últimas rodadas que acontecerão até a apresentação, segunda-feira, em Turim – a seleção irá iniciar sua preparação no centro de treinamentos da equipe italiana, viajando para Doha apenas dia 19, cinco dias antes de sua estreia no Mundial.

Sobre o Equador…

O Tribunal Arbitral do Esporte sepultou, nesta terça-feira, de vez, as pretensões do Chile de herdar a vaga na Copa pela utilização irregular de um jogador (o lateral direito Byron Castillo) por parte da seleção equatoriana. 

Mas, se vai disputar o Mundial do Qatar, o Equador terá de pagar 100 mil francos suíços à Fifa e ainda começará as eliminatórias para a Copa de 2026 (a ser realizada nos Estados Unidos, México e Canadá) com três pontos a serem descontados. É uma decisão no mínimo estranha: considera-se legal a utilização do atleta, mas por causa dessa utilização o Equador começará a próxima eliminatória devendo três pontos e pagando uma multa. Esquisito, não é mesmo?

Confira também: