Roque Citadini pode dar uma cara nova ao Corinthians

E nesta volta, primeira noticia que me chamou a atenção a definição de Roque Citadini como candidato único da Oposição no Corinthians.

Pela Situação continua na briga apenas Roberto Andrade, apoiado diretamente por Andres Sanchez e Mário Gobbi já que o candidato Ilmar Schiavinatto teve sua chapa impugnada

0002050055239 img
Depois de alguns dias fora, estou de volta. Fiz uma viagem até Orlando onde pude curtir ao lado da família as delicias dos Parques Disney e Universal. Uma maravilha. Ali, adultos e crianças se divertem, dormem e comem bem e se esquecem por alguns momentos do lado negativo da vida. Volto ao batente de espírito renovado. Mais leve. E nesta volta, primeira noticia que me chamou a atenção a definição de Roque Citadini como candidato único da Oposição no Corinthians.

Pela Situação continua na briga apenas Roberto Andrade, apoiado diretamente por Andrés Sanchez e Mario Gobbi já que o candidato Ilmar Schiavinatto teve sua chapa impugnada por irregularidades na sua formação. As eleições serão realizadas no próximo dia 7 de fevereiro. Associados em dia com suas obrigações poderão votar. No dia 7 mesmo o candidato eleito já poderá assumir o cargo.

Andrés Sanchez é nome forte nos bastidores do Corinthians

Andrés Sanchez é nome forte nos bastidores do Corinthians

A grande novidade é que Paulo Garcia, um empresário de alto nível e que conhece o clube na palma da mão, desistiu de concorrer. Não sei quais foram as razões para a desistência, mas, de todos que aí estão, Paulo era sem dúvida o melhor candidato (apesar de sua forte ligação com o falastrão Andrés Sanchez).

Ainda assim, acho que o Corinthians não vai perder com a mudança. Roque também é um candidato respeitável, que tem uma boa situação financeira, um bom caráter e os pés no chão. Ele jamais fará, por exemplo, o que Mário Gobbi e principalmente o que Sanchez fizeram com o clube. Não gastará nunca mais do que arrecada. Não vai enterrar o time em dívidas que só tem aumentado e cada vez mais fogem do controle.

Roque Citadini é candidato único da Oposição no Corinthians.

Roque Citadini é candidato único da Oposição no Corinthians.

Citadini vai administrar com cuidado, vai pagar as dívidas existentes e vai tentar manter o clube financeiramente equilibrado. Isso não quer dizer que ele vai investir pouco no futebol. Ao contrário. Vai manter um time à altura do clube e em condições de disputar muitos títulos. Só não vai gastar bilhões para contratar um jogador como ocorreu nas últimas gestões. Único problema de Citadini é que ele ainda gosta de ironizar e desmerecer o valor dos adversários.

Quando resolve agir assim, chega ao ponto de se tornar ridículo, o que fica muito mal para um presidente de um clube com a história e o peso do Corinthians. Mas se ele conseguir evitar declarações desse tipo e se preocupar apenas em administrar bem o clube, a tendência de que o Corinthians se reequilibrar e volte a ser confiável é grande. Citadini, para quem não sabe, trabalha num Tribunal de Contas e com sua larga experiência na área certamente vai ajudá-lo a fazer uma administração no Corinthians.

Isso, por sinal, é o que esperamos dele. Que seja eleito e trabalhe como prometeu. Espero que ele seja um presidente inovador, moderno e eficiente. Algo que, há muito tempo, o Corinthians não tem. Em tempo: vocês perceberam que só falei do Citadini. E há razões para isso. A principal é a de que Roberto Andrade participou das duas últimas gestões e ajudou a enterrar o clube financeiramente. Ele é um desequilibrado quando o assunto é dinheiro. Por isso nem cogito vê-lo eleito presidente. Na verdade, ideal é que ele perca. Para bem do Corinthians e de sua fiel torcida.

C * U * R * T * A * S

*ESTOU de volta ao Brasil. Passei um bom tempo na casa de minha filha mais velha que mora em Houston. Pude acompanhar de perto da vida do cidadão comum nos Estados Unidos. Ao contrario do que dizem, o País não está em decadência. Muito ao contrario. Os números provam que ele já superou a crise internacional e a cada mês tem índices que comprovam sua recuperação financeira.

*QUEM não tem emprego ganha ajuda do Governo Federal. A maioria dos norte americanos tem carro. Por isso, o transporte urbano não é prioridade dos administradores. Até faxineiros ganham o necessário para ter sua condução própria. Não há pedintes nos faróis nem pobre espalhados pelas calçadas ou jardins. A administração Obama tem sido produtiva. Exceto em relação à saúde.
*AQUI quem não tem plano de saúde não tem atendimento em prontos socorros ou hospitais. Não há o INSS como no Brasil. E isso é um problema sério. Em especial para aqueles que vieram de outros países. A faxineira de minha filha, por exemplo, é mexicana. Se ela tiver uma pneumonia, terá sérios problemas para se tratar. Por isso Obama lançou um plano para atender essa gente.
*SÓ QUE o plano ainda está em fase de implantação e muitos estrangeiros que vivem aqui, tem passado por um tremendo sufoco quando ficam doentes. Até o norte americano menos abonado também tem esse problema. Os custos para tratamento são muito altos. E muita gente não tem recursos para banca-los. E se a pessoa não tiver dinheiro, os pronto socorros não vão atende-la.
*OUTRO problema é a queda brutal no preço da gasolina. O galão custava mais de 4 dólares. Hoje custa pouco mais de um.Com a queda no preço, as empresas que trabalham com petróleo mandaram centenas de empregados embora. Uma crise num setor especifico. Ainda assim, o índice de desemprego é baixo. O americano, mesmo o que idoso, tem sempre onde trabalhar.
*LANCHONETES vendem seus produtos a um preço condizente. Um sanduíche do Mac , por exemplo, custa mais caro no Brasil do que nos Estados Unidos. Também os alimentos comprados em supermercados são mais baratos. Em resumo: o americano paga menos para comer e para vestir do que o brasileiro. Em alguns casos, a diferença é grande. O dólar tem mais poder de compra do que o real.
*AS FÉRIAS chegaram ao fim e o futebol brasileiro voltou a ser manchete. A primeira delas e a mais recente é a de que o Corinthians que o Corinthians ganhou o titulo da Copa São Paulo de Juniores pela nona vez. E de forma meritória. Teve o melhor ataque e mostrou uma boa defesa. Sofreu para ganhar a final do Botafogo de Ribeirão Preto. Mas mereceu vencer.
Corinthians foi campeão da Copa SP 2015

Corinthians foi campeão da Copa SP 2015

*DO TIME base que ganhou a Copinha, há pelo menos quatro jogadores em condições de disputar vaga no time principal. Resta saber se Tite vai aproveita-los. Se não o fizer, melhor emprestar logo os garotos e esperar que eles amadureçam em outra equipe para depois voltar ao clube de origem. Ideal, no entanto, é que Tite integre os fatos no elenco de profissionais.

*TIME principal do Corinthians fez alguns amistosos mas ainda não mostrou um futebol à altura do que a fiel estava acostumada. Faltam detalhes. Mas no geral o time é bom e com alguns ajustes tem condições de brigar por todos os títulos da temporada. Única preocupação é a renovação do contrato de Guerrero. Sem ele, o ataque perde mais de cinquenta por cento de seu potencial.
*NO QUE se refere as eleições faltam apenas dez dias para a votação que vai eleger o futuro presidente. Pelas pesquisas, Roque Citadini é o favorito. Roberto Andrade tenta recuperar terreno mas parece estar próximo da derrota. Alias, como já frisei várias vezes,uma derrota de Roberto Andrade só vai ajudar o Corinthians. Citadini é bem melhor do que ele.
*SÃO PAULO começou mal a temporada. Disputou um título em Manaus diante do Flamengo e perdeu. Desculpa de MIlton Cruz de que o fato de jogar sexta e domingo prejudicou seu time é balela. Pelo que vimos, a defesa continua bastante vulnerável e o ataque pouco eficiente. Com esse futebol o São Paulo não vai chegar à lugar nenhum na atual temporada.
*DE QUALQUER forma alguns jogadores que atuaram em Manaus confirmaram seu talento. Casos de Rogério Ceni, Souza, Ganso e Michel Bastos. Luis Fabiano também mostrou aplicação e bom futebol. Já os laterais e o miolo de zaga fracassaram. É preciso repensar esses setores. Talvez até com a utilização de um novo esquema tático. Mas é preciso trabalhar urgente ou o São Paulo já vai começar o ano com derrotas.
*AS ULTIMAS noticias que me chegaram dão conta de que o técnico Muricy Ramalho está em fase final de recuperação. Ele tem um quadro de diverticulite, a mesma doença que matou Tancredo Neves, Não estou querendo “matar” o Muricy, mas apenas confirmando a periculosidade dessa doença. Melhor que ele demore um pouco para voltar, mas volte realmente recuperado.
*PARECE que o São Paulo não vai contratar mais ninguém. Péssima noticia. Seria importante trazer mais um ou dois bons reforços. Pela amostra no Torneio de Verão de Manaus , esse time que está aí não tem condições para ser campeão. É preciso reforça-lo. Em especial no ataque onde falta um jogador com maior velocidade. Se ele não vier, ficará mais fácil marcar o ataque tricolor.
*BRIGA Carlos Miguel Aidar x Juvenal Juvêncio continua. Um erro grave. Essa briga prejudica a administração do clube e ainda prejudica a imagem do São Paulo. A maior culpa é do ex presidente JJ. Ele não aceitou deixar o cargo que ocupou durante todos os anos. Tem ciúme de Aidar. Ideal é que ele se afastasse em definitivo do clube. Ele não tem mais nada a acrescentar ao clube como dirigente ou como pessoa.
*DEPARTAMENTO de futebol amador do São Paulo precisa ser reformulado com urgência. Em especial no que se refere aos seus treinadores. Eles não ganham títulos nem revelam jogadores. São muito ruins. Já passou da hora de serem demitidos. Quando é que Carlos Miguel Aidar vai fazer uma limpeza no setor? Um CT que custou milhões ao clube já deveria dar frutos. Só que até agora, nada aconteceu. Prova da incompetência de quem está lá.
*QUEM está feliz da vida é o presidente Paulo Nobre, do Palmeiras. Ele contratou mais de 15 jogadores no ultimo mês. Contratou também Oswaldo de Oliveira, um bom técnico. Agora só falta montar um bom time e partir para a briga direta por grandes títulos. Em minha opinião, Nobre trabalhou muito bem neste começo de ano. Agora está na hora de começar a ter retorno. A partir do titulo do Paulistão que começará em primeiro de fevereiro.
*JOVEM Dudu agradou a torcida palmeirense em seu primeiro jogo pelo clube. Mostrou serviço e foi aplaudido. Pela amostra, deverá ser titular. Problema é saber se ele consegue manter o nível. As vezes o jogador começa bem mas depois cai de produção. Se isso não acontecer, Dudu é candidato a ídolo da carente torcida do Palmeiras. Alias, há vários jogadores recém contratados que poderão se transformar em ídolos à curto prazo. É só ter um pouco mais de paciência.
*ESTOU surpreso com esse novo Palmeiras. As fofocas de bastidores terminaram. O clima no futebol é de euforia e confiança. Dinheiro não falta e as dívidas já começaram a ser pagas. Há quem aposte que até o final deste ano, o Verdão vai sair do vermelho e passar para o azul na área financeira. Uma ótima noticia. Aplausos a Paulo Nobre que é o responsável direto por todas essas mudanças. Por ser muito rico, ele transmite confiança. E tem acertado muito mais do que errado. Finalmente o Palmeiras achou alguém para recupera-lo e apanigua-lo.
*O SANTOS manteve o mínimo de sua base. Contratou alguns jogadores e começa a preparar o time que vai disputar o Paulistão. Em tese, um time de boa qualidade. Nenhum fenômeno, mas uma equipe que vai brigar entre os clubes que ficam na frente. Mesmo perdendo alguns jogadores/base como Edu Dracena e outros. Não tem o potencial de um Corinthians, por exemplo, mas com aplicação e um bom esquema tático, certamente vai dar muito trabalho.
*EX PRESIDENTE Marcelo Teixeira emprestou dinheiro ao atual presidente do Santos, Modesto Roma Junior. Assim, os salários atrasados puderam ser pagos. Com dinheiro no bolso, os jogadores do elenco certamente vão produzir mais e o treinador também poderá exigir mais. Por falar no Santos, seu time vai jogar em São José do Rio Preto no dia 8 de fevereiro, um domingo, contra o Red Bull. É jogo oficial pelo Paulistão. Ingressos já estão à venda nas bilheterias do estádio Teixeirão.
*A EXPECTATIVA é de que pelo menos quinze mil pessoas assistam a esse jogo que deverá começar às 19h30, horário ideal para uma cidade onde o calor é sempre muito forte nessa época do ano. Alias, se a presença de público for boa, já há um acordo que outros dois jogos do Peixão sejam realizados em São José do Rio Preto. Há ainda contatos para que também o Palmeiras mande um de seus jogos nesta cidade. Preços já fixados em 80 e 50 reais. Meio ingressos custa exatamente a metade.
*A NOVA diretoria do América resolveu promover esses espetáculos para arrecadar fundos para o clube. Há um grupo de empresários em fazer uma parceria com o América para utilizar o estádio em várias ocasiões. Vários e grandes espetáculos serão realizados no Teixeirão, além do futebol. Quando o Brasileirão começar vários de seus jogos também serão disputados neste estádio. O atual presidente interino do clube, o conhecido Italiano, tem dinamizado esses contatos e um novo horizonte começa a se abrir para o América. Torcemos para que dê certo.
*NA PRÓXIMA coluna, de quinta feira, já falaremos sobre a primeira rodada do Paulistão e também sobre os primeiros jogos da Libertadores. O Corinthians será um dos temas que abordaremos, já que seu time participarão da pré Libertadores contra o Onze Caldas da Colômbia. Aguardem!