Rogério Ceni ganha primeiro título como técnico do São Paulo
O futebol exibido pelo tricolor não foi empolgante, mas foi eficiente no título do Florida Cup
O futebol exibido pelo tricolor não foi empolgante, mas foi eficiente no título do Florida Cup
Foram pouco mais de quinze dias de trabalho. Pouco para quem quer montar um time de futebol e transformá-lo num papa títulos. Ainda assim, Rogério Ceni venceu seu primeiro desafio. É campeão da Flórida Cup depois de ganhar nos pênaltis de dois grandes adversários, o River Plate da Argentina e o Corinthians, um dos maiores senão o maior rival do São Paulo. O futebol exibido pelo tricolor não foi empolgante, mas foi eficiente.

Em especial no seu setor defensivo que, como nos bons tempos de Murici Ramalho, voltou a jogar com três zagueiros.
No meio campo a marcação é boa, mas no ataque falta precisão nos arremates. Contra o River o time de Rogério Ceni criou um grande número de oportunidades mas finalizou mal.
Contra o Corinthians criou menos, mas voltou a mostrar deficiência na hora do arremate final.
Esse problema já existia no ano passado e por causa dele o São Paulo quase foi rebaixado no Brasileirão.
Neste ano continua e é preciso resolvê-lo se o clube quiser mesmo ganhar grandes títulos neste ano. De qualquer forma, como amostra não poderia ser melhor. O São Paulo mostrou muita eficiência defensiva e até alguma criatividade no meio campo.
SEM GOLS
Faltou fazer gols o que pode não depender só de arremates. Mas da qualidade nos arremates. Por isso sugiro que a diretoria continue em busca de um artilheiro e que ele venha logo. Caso contrário, ganhar jogos passará a ser um sério problema para o seu time resolver.
A decisão da Flórida Cup foi nos pênaltis. O jogo normal terminou sem gols. Nas cobranças, Sidão apareceu bem de novo com duas ótimas defesas enquanto João Schimidt, Cícero, Junior Tavares e Gilberto acertaram nos seus arremates (só o jovem Araruna errou).
Pelo Corinthians marcaram Giovani Augusto, Paulo Roberto e Marlone. Felipe Bastos e Marciel erraram. Placar final nos pênaltis, São Paulo 4 a 3. Lugano levantou o troféu de campeão como prêmio pela ajuda que deu a Rogério Ceni neste inicio de trabalho.
Com a conquista, o São Paulo é o clube brasileiro com maior número de títulos disputados nos Estados Unidos (4). O Cruzeiro tem 3 e o Corinthians tem 2. Por falar no Timão, seu time continua o mesmo do ano passado. Futebol limitado, pouca inspiração e falta de talentos. Ou melhora ou não vai ganhar nada neste ano.
C * U * R * T * A * S
* BOM LEMBRAR que no primeiro tempo de Corinthians e São Paulo houve duas expulsões. Maicon e Kazim levaram o cartão vermelho. Isso aos vinte e um minutos de jogo. O restante da partida os dois times jogaram com dez jogadores. Denis começou o jogo como goleiro titular. Sidão entrou no segundo tempo e mostrou que é bem melhor. Acredito que será o goleiro titular do São Paulo no próximo Paulistão. Melhores jogadores do Corinthians – Marlone, Felipe Bastos e Jô. No São Paulo Wesley, Araruna e Neilton foram os mais eficientes.
* NA DECISÃO por pênaltis o Corinthians perdeu duas em cinco. Em 20126 perdeu 8 pênaltis em 15 cobranças. É uma falha que precisa ser corrigida à curto prazo pelo atual treinador. Cássio foi titular mas não passa confiança. Melhor seria que o técnico colocasse outro goleiro na vaga ou pedisse urgente contratação de outro atleta para a atual temporada. O São Paulo, como disse, precisa de um centro avante matador. Desses que raramente perdem chances. O meio campo cria mas os atuais atacantes não fazem. Erram sempre seus arremates.

* COM a conquista da Flórida Cup o São Paulo encerrou sua fase inicial de treinamentos para a atual temporada. Agora vai se preparar para voltar ao Brasil e treinar em seu CT com vistas a estreia no Paulistão, dia 5 de fevereiro, contra o Audax, em Barueri. O Corinthians também estará voltando à capital paulista nas próximas horas. Seu primeiro jogo no Paulistão será dia 4 de fevereiro contra o São Bento, em Sorocaba. Até lá seu técnico precisa aprimorar a montagem do time e receber os reforços necessários para dar potencial a ele.
* NESTA última semana o técnico Tite divulgou a convocação dos jogadores que vão defender a Seleção Brasileira dia 25 de janeiro contra a Colômbia, no estádio Engenhão, no Rio de Janeiro. Só jogadores que atuam no Brasil foram chamados. No geral, até gostei da lista de convocados. Há jogadores, no entanto, que até a Copa de 2018 não estarão mais em condições de defender em alto nível o time brasileiro. Mas vale como homenagem, como reconhecimento. Apesar de ser amistoso, é jogo difícil. Ainda assim confio no time dirigido por Tite.
* PARA o gol ele chamou Alex Muralha, Weverton e Danilo. Bons goleiros. Nas laterais, Fagner, Fabio Santos, Marcos Rocha e Jorge. Todos tem qualidade. No miolo da zaga Rodrigo Caio, Geromel, Luan e Vitor Hugo. Gosto muito do futebol dos dois primeiros. No meio campo, Camilo, Diego, Henrique, Rodriguinho, Wallace, Wilian, Scarpa e Lucas Lima. Os melhores são Diego e Lucas. No ataque, Dudu, Robinho, Diego Souza, Luan. Todos de ótimo nível. Mas Diego Souza e Robinho não vão ter fôlego para disputar uma Copa. Opinião pessoal.
* EM TESE, o time que vai começar o jogo terá Weverton; Fagner, Rodrigo Caio, Geromel e FÁbio Santos; Wallace, Diego Souza, Diego e Lucas Lima; Dudu e Robinho. Mas, pelo que se combinou, o treinador poderá fazer mais alterações do que num jogo oficial e, assim, é possível que quase todos os convocados tenham uma chance de aparecer. Como espetáculo é uma partida que tem tudo para ser boa. Os dois times tem qualidade e a rivalidade é grande. Quem for ao estádio do Botafogo certamente vai ficar feliz.Estádio deve estar cheio.

* PALMEIRAS empatou com a Chapecoense em 2 a 2 no último final de semana. Partida apenas regular dos dois times que estão em fase de adaptação. O Palmeiras com o técnico Eduardo Baptista e o time de Chapecó com Mancini. O jogo foi agradável, mas a ausência de Gabriel Jesus ficou patente no ataque verde. Ele vai fazer muita falta. Já a Chapecoense mostrou qualidade e provou que é possível montar um novo time em curto espaço de tempo. Para disputar o estadual o time de Mancini está bem. Para o Brasileiro ainda precisa melhorar.
* FELIPE Melo fez uma estreia apenas regular no Palmeiras. Bom mesmo foi o meia Raphael Veiga. Ele criou jogadas, deu combate e teve lucidez em campo. Prass voltou muito bem ao gol e deve continuar como titular em 2017. O Verdão foi ao lado do Coritiba quem mais contratou reforços para a atual temporada. Guerra, Hyoran, Michel Bastos e Raphael Veiga (meias), Felipe Melo (volante), Antonio Carlos (zagueiro), William e Keno (atacantes). Esquema tático mudou bastante. É bem diferente daquele que o campeão Cuca utilizou em 2016.
* O SÃO PAULO tenta Juciclei, volante que já foi do Corinthians. Está quase certo. Outro objetivo é tentar Nilmar, que está querendo voltar ao Brasil. O Tricolor fez cinco contratações até agora. Wellinton Nem e Neilton (bons atacantes), Cicero (meia/volante), Junior Tavares (ótimo lateral esquerdo) e Sidão (goleiro destaque da Flórida Cup). Após o jogo em Orlando no sábado, Rogério Ceni disse estar satisfeito com o elenco e que vai precisar apenas de mais duas contratações. Uma delas certamente será a de um atacante que saiba fazer gols.
* O CORINTHIANS contratou sete reforços. Jô, Luidy, Kazim e Mendoza (atacantes), Gabriel, Paulo Roberto e Felipe Bastos (volantes). Importante agora seria pensar em mais um atacante de peso. Problema do clube é a falta de dinheiro. O caixa está totalmente no vermelho. O atacante Jô mostrou qualidade nos jogos da Flórida Cup. Ainda não está na mesma forma que o consagrou no Atlético Mineiro, mas pode evoluir e ser muito útil ao Corinthians (o que eu duvidava). Outro problema está no gol e a diretoria precisa resolve-lo o quanto antes.
* SANTOS está preocupado com a Libertadores. Já contratou Cleber, que deve reforçar a zaga e procura mais um meia e outro atacante de ponta. O meia, segundo dizem, pode ser Ganso, que não está bem no futebol espanhol e poderia ser contratado mesmo que por empréstimo até o final do ano.
O jogador parece que topa e a diretoria santista já deu seu aval depois do pedido feito pelo técnico Dorival Junior. Seria uma ótima contratação. E mais. O Santos promete usar o Pacaembu se chegar as semifinais e finais da Libertadores.
* A MORTE de Carlos Alberto Silva me entristeceu. Era um amigo. Um velho amigo. Eu o conheci em São José do Rio Preto quando trabalhou no Rio Preto EC. Ainda era repórter de campo da Rádio Independência. Carlos Alberto tratava a imprensa com educação. E dentro de seu jeito simples e mineiro de trabalhar, procurava dar todas as respostas possíveis as perguntas que lhes faziam. Dava até escalação oficial, coisa que hoje em dia nenhum técnico dá. Uma grande figura. Um grande profissional. Um ótimo profissional. Que Deus o tenha!





































































































































