Rodízio em Campinas ganha cara de gol contra

Rodízio em Campinas ganha cara de gol contra

Rodízio em Campinas ganha cara de gol contra

0002050467178 img

Atualizadas outras três colunas agregadas ao Blog, em links à direita.

Em Informacão (com acesso no link Anda Campinas), foto de um idoso perverso que matou o cachorro e ainda mostrou o pau como arma do assassinato. Memórias do Futebol recorda a célebre frase do ex-treinador Carlos Alberto Parreira, quando disse que ‘o gol é apenas um detalhe’. O enfoque de Cadê Você é o ex-volante bugrino Tosin.

Há uma discussão em Campinas que transcende bugrinos e pontepretanos. Diz respeito à sinalização inicial do prefeito Jonas Donizete de anunciar decreto – que tem força de lei – sobre implantação de rodízio de veículos na cidade.

0002050467178 img

Aí, na sexta-feira, foi divulgado recuo estratégico do formato decreto, com transformação em projeto de lei a ser encaminhado à Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, para que a decisão seja adotada conjuntamente entre executivo e legislativo.

Evidente que decisão polêmica como rodízio em Campinas geraria enxurrada de críticas e aviso de futuras ações judiciais.

Difícil admitir que o poder executivo da cidade tenha se surpreendido com reações contrárias, e isso nos remete ao raciocínio sobre o engenho político.

IPTU

Ora, se o poder legislativo de Campinas sofreu desgaste ao carimbar projetos como reajuste desproporcional do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) nos últimos três anos, ele se inclinaria a contrariar novamente interesse popular, com restrição de circulação do mesmo veículo um dia da semana na cidade?

Às vésperas de nova eleição municipal, é natural que o vereador tenha pretensão de marcar nova imagem ao seu eleitor, e de certo rejeite o projeto de lei.

Estrategicamente seria fórmula da base do prefeito tentar mostrar descolamento do executivo, visto que o eleitor desaviado pode esquecer que a Câmara aprovou aumento do vale refeição do servidor para R$ 1,4 mil e vetou investigação mais aprofundada sobre rombo da merenda na cidade, pra não se alongar em outras decisões.

Se o projeto de rodízio vai ser enviado à Câmara com presumível rejeição, fica por conta do imaginário de cada um se o encaminhamento é intencional para que o vereador dê satisfação ao seu eleitor.

Com parcela significativa de incautos na população, vereador se apodera de indicações para melhorias em postos de saúde, creches, escolas, podas de árvores, asfalto e operações tapa-buracos, como se a atribuição não fosse do executivo.