RN: A várzea está completa! Justiça suspende final

Natal, RN, 09 (AFI) – A grande decisão da Copa Rio Grande do Norte (primeiro turno) do Campeonato Potiguar se transformou em uma várzea total. Nesta sexta-feira, o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD), Pio Marinheiro, deu parecer favorável ao pedido da liminar impetrada pelo ASSU, suspendendo assim o primeiro jogo da decisão, que seria realizado neste domingo entre ABC e Santa Cruz.

A decisão do TJD foi acatada imediatamente pelo departamento técnico da FNF, que ainda não tem uma posição sobre o imbróglio que se transformou o estadual. O parecer da entidade deve sair nesta segunda-feira, já que Pio Marinheiro deu um prazo até a próxima terça-feira para reunir mais informações e julgar o mérito.

Entenda a confusão!
Toda a confusão foi criada porque houve empate na soma dos dois resultados da semifinal entre Santa Cruz e ASSU. Na primeira partida, o Santa Cruz havia vencido por 3 a 0. Como no jogo desta quinta-feira, o ASSU venceu pelo mesmo placar, criou-se o imbróglio. O regulamento não prevê que a campanha na primeira fase dê vantagem a algum clube – neste caso ao ASSU.

Todo o problema está no Artigo 10 do regulamento. De fato, ele exclui a campanha da primeira fase. Mas, no seu último parágrafo, diz que só poderá haver sorteio na primeira fase da competição – o que não se aplica ao caso. Em resumo: qualquer que fosse a decisão tomada na Federação, ela feriu o regulamento.

Na manhã desta sexta-feira, a Federação do Rio Grande do Norte (FRN) realizou um sorteio e definiu o finalista. O felizardo do sorteio é o Santa Cruz, que pegaria na final o ABC. Agora será preciso esperar a decisão do TJD e da FNF.

Confira o regulamento:

Art. 10 – Ocorrendo empate em números de pontos ganhos entre duas ou mais associações numa mesma fase de qualquer turno, serão aplicados os seguintes critérios de desempate, exclusivamente em cada fase:

1º) Maior número de vitórias;

2º) Maior saldo de gols;

3º) Maior número de gols marcados;

4º) Sorteio público na sede da Federação, em dia e horário a serem determinados. (Aplicável apenas às primeiras fases da COPA RIO GRANDE DO NORTE E TAÇA CIDADE DO NATAL).

Saiba tudo da confusão!