Rivais bascos pedem à Federação Espanhola que final da Copa do Rei tenha torcida

Final seria em 18 de abril, mas foi suspensa por conta da pandemia do novo coronavírus

Final seria em 18 de abril, mas foi suspensa por conta da pandemia do novo coronavírus

0002050465121 img

Campinas, SP, 04 (AFI) – Real Sociedad e Athletic Bilbao, tradicionais rivais da região do País Basco, pediram à Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF, na sigla em espanhol), nesta segunda-feira, que a final da Copa do Rei, que ainda não possui data para acontecer, seja disputada oficialmente com portões abertos.

Ambos comunicaram que estão de acordo “em solicitar à RFEF que a final da Copa do Rei possa ser realizada publicamente e oficialmente, de portas abertas, em uma data futura a ser determinada por acordo entre as três partes”.

Jokin Aperribay, presidente da Real Sociedad, e Aitor Elizegi, presidente do Athletic Bilbao, entraram em acordo após uma reunião com Luis Rubiales, presidente da RFEF. A final, prevista para acontecer a princípio no dia 11 de março, foi adiada para o dia 18 de abril, com o intuito de trazer torcedores aos estádios. Porém, devido à propagação do novo coronavírus na Espanha, a competição foi suspensa.

Final com torcida? (Foto: Divulgação)

Final com torcida? (Foto: Divulgação)

COM TORCIDA!
“O desejo e a vontade de ambos os clubes sempre foram, agora e antes, jogar a final com a presença de nossos torcedores”, disseram as equipes, embora tenham corrido o risco de perder uma vaga na próxima edição da Liga Europa.

A Uefa pediu, no dia 23 de abril, a concessão de vagas para competições europeias de clubes, caso os torneios nacionais não fossem encerrados. Com isso, o último lugar da Espanha na Liga Europa cairia para a 7.ª colocação no Campeonato Espanhol. Isso se a Copa do Rei não for disputada.

Nesse cenário, o Athletic Bilbao perderia a sua vaga na Liga Europa. A equipe é a atual 10.ª colocada no Campeonato Espanhol. Por outro lado, a Real Sociedad seguiria classificada, já que está entre os sete primeiros da competição nacional.

Através do comunicado, foi-se pedido também para que a RFEF modificasse o cronograma da competição para que “a final da Copa do Rei possa ser realizada como um título oficial com o apoio e o calor dos torcedores de ambas as equipes”.