Rio Preto x Sertãozinho - Touro tem vantagem, mas Jacaré acredita no título do Paulista A3

O time sertanezino ganhou o jogo de ida por 2 a 0 e pode perder por até um gol de diferença para levantar a taça

O time sertanezino ganhou o jogo de ida por 2 a 0 e pode perder por até um gol de diferença para levantar a taça.

0002050165136 img

São José do Rio Preto, SP, 13 (AFI) – O campeão do Campeonato Paulista da Série A3 será conhecido às 19 horas deste sábado. No Anísio Haddad, Rio Preto e Sertãozinho se enfrentam pelo título da competição em jogo válido pela rodada de volta da grande final. Depois de um longo caminho, ambos querem consagrar a campanha após garantirem o acesso ao Paulista A2. A partida terá transmissão da Rede Vida.

No jogo de ida, realizado no último domingo, no Frederico Dalmaso, o time sertanezino saiu na frente na disputa ao conseguir uma vitória por 2 a 0. Assim, pode perder até por um gol de diferença neste final de semana.

O regulamente estabelece que no caso de um empate no número de gols somando as duas partidas finais, o primeiro critério de desempate é a melhor campanha geral das fases posteriores. No caso, quem se saí melhor é o Rio Preto. Portanto, se o time rio-pretense vencer por dois gols de diferença fica com o título.

Durante a primeira fase, o Rio Preto se classificou para o quadrangular semifinal na terceira colocação, com 35 pontos. Na fase decisiva, superou São Carlos, Catanduvense e Atibaia e terminou na primeira colocação do Grupo 3, com 13 pontos, garantindo o acesso. O Sertãozinho terminou a fase inicial na quarta colocação, com 34 pontos. No quadrangular, foi o líder do Grupo 2, com 11 pontos. Deixou para trás Flamengo, Nacional e Matonense e ficou com a vaga.

Na primeira partida da final, o Sertãozinho levou a melhor. (Foto: Tamiris Dinamarco)

Na primeira partida da final, o Sertãozinho levou a melhor. (Foto: Tamiris Dinamarco)

Além do primeiro confronto da final, as duas equipes se encontraram na segunda rodada da terceira divisão estadual. No encontro, o Sertãozinho também levou a melhor, com uma vitória por 1 a 0, no Fredericão.

A última vez que o Touro dos Canaviais conquistou um título foi justamente na Série A3, em 2004. O último título rio-pretense também foi na divisão, mas faz mais tempo ainda. A última taça levantada pelo Jacaré foi em 1999.

FUTEBOL SUSTENTÁVEL

O jogo faz parte da promoção Futebol Sustentável, idealizado pelo empresário Edivaldo Ferraz, da empresa E&L Marketing Esportivo, e apoiado pela Federação Paulista de Futebol, atualmente administrada por Reinaldo Carneiro Bastos. Foram destinados 8,7 mil ingressos ao Verdão da Vila Universitária e todos foram esgotados ainda nesta quinta-feira.

FESTA DE DESPEDIDA?

Para a decisão, o técnico Betão Alcântara terá dois desfalques para escalar o Rio Preto. O lateral-direito Alan Maciel e o zagueiro Márcio Garcia receberam o terceiro cartão amarelo e estão fora. Em compensação, estão de volta o zagueiro Fabão e o volante Wanderson.

Precisando fazer gols, o time aposto no bom retrospecto ofensivo em outras partidas decisiva. Atuando em casa pelo Quadrangular do Acesso, o Verdão da Vila Universitária fez três gols nos três adversários: 3 a 3 contra o Catanduvense, 3 a 2 diante do Atibaia e 3 a 1 sobre o São Carlos, resultado este que levou o Jacaré para a Série A2 da próxima temporada.

Outro ponto de confiança também está no setor ofensivo do Jacaré. O artilheiro da competição é o atacante rio-pretense Ermínio, com 14 gols assinalados. Em compensação, o Touro dos Canaviais derrotou o Jacaré nas duas vezes em que se enfrentaram na atual temporada.

Neste sábado, a torcida rio-pretense vai lotar o Rio Pretão. (Foto: Facebook ; Rio Preto EC)

Neste sábado, a torcida rio-pretense vai lotar o Rio Pretão. (Foto: Facebook ; Rio Preto EC)

A partida também vai ganhar um tom de despedida e terá uma importância especial para um jogador do Rio Preto. O volante Wanderson, de 37 anos, anunciou que a final diante do Touro será seu último jogo como jogador profissional. Após o jogo, vai confirmar sua aposentadoria.

TOURO MISTERIOSO

Mesmo com a boa vantagem com a vitória do Sertãozinho no jogo de ida, toda cautela é pouca para o técnico Serrão, que comandou o último treino antes da grande decisão com os portões fechados, cheio de mistérios em relação a escalação da equipes.

Assim, há apenas como prospectar o time que deve ir a campo em São José do Rio Preto. As últimas atividades foram realizadas na manhã desta sexta-feira. A única certeza para a partida é que o volante Nildo não estará à disposição do treinador. O volante, que até agora havia ficado de fora apenas em uma partida, recebeu o terceiro cartão amarelo no jogo de ida e vai cumprir suspensão.

Sem Nildo, a tendência é que Pepe fique com a vaga no meio de campo. Mas Serrão pode surpreender e optar por uma formação mais ofensiva. No último jogo, entrou em campo com três volantes: Nildo, Mateus e Fábio Gomes. Os dois últimos, chegam com frequência no ataque, mas podem ficar um pouco mais contidos para que o técnico coloque Michel Cury de volta ao time ao lado de Rossini.

Para garantir a classificação, o Sertãozinho pode perder por até um gol de diferença. O Rio Preto joga por dois resultados iguais. Assim, um 2 a 0 para os rio-pretenses tira o título do Touro dos Canviais. Segundo o regulamento, o critério de desempate no caso de igualdade de ponto é a melhor campanha durante as duas fases anteriores da competição, que do Jacaré.