Rio Branco x União Barbarense - Clássico dos desesperados

Os dois times se enfrentam no Décio Vitta lutando contra o rebaixamento

0002048174879 img

Americana, SP, 04 (AFI) – A rivalidade entre Rio Branco e União Barbarense ficará ainda mais acirrada no clássico deste sábado, quando os dois times se enfrentam no Estádio Décio Vitta, às 16 horas, pela penúltima rodada do Campeonato Paulista da Série A2. O confronto é uma briga direta contra o rebaixamento e, que vencer, praticamente se livra. As rádios Azul Celeste e Luzes da Ribalta, ambas parceiras do Futebol Interior, transmitirão tudo deste jogo.

A goleada sobre o Mirassol, por 3 a 0, na última rodada, encerrou um jejum que já durava sete partidas no Tigre. Além disso, o time saiu a zona de rebaixamento e subiu para a 16ª colocação, com 18 pontos, um a menos que o União Barbarense, 14º colocado. O Leão da Treze também vem de um resultado expressivo – 3 a 0 sobre o Catanduvense, em casa.

Os dois times já se enfrentaram 53 vezes ao longo da história e o União Barbarense leva ampla vantagem. São 23 vitórias contra 13 do Rio Branco, além de 17 empates. O primeiro clássico aconteceu em 1980 e o Leão da Treze goleou o rival por 4 a 1, no Estádio Antônio Lins Ribeiro Guimarães, pela Série A2 do Paulista. Já a última partida, também realizada em Santa Bárbara D’Oeste, foi válida pela Copa Paulista e o Barbarense venceu por 2 a 1.

0002048174879 img

Promoção!
Para essa importante partida, que pode definir a permanência de um dos dois times na Série A2 do ano que vem, a diretoria do Rio Branco resolveu fazer uma promoção e colocou os ingressos ao preço de R$ 2,00. A expectativa é que o Décio Vitta receba um bom público neste sábado, diferente do que vem acontecendo nas últimas rodadas.

Muitas opções
O técnico Júlio César já sabe que não poderá contar com o atacante Robertinho para a disputa do dérbi contra o União Barbarense. O substituto, entretanto, segue indefinido. O técnico testou meias e atacantes, mas não quer dar dicas para ter mais uma “arma” contra o adversário.

Os treinos do Rio Branco durante a semana foram todos fechados, o que dificulta ainda mais a descoberta do substituto de Robertinho. A briga pela vaga é entre cinco jogadores: os meias Renatinho e Rossini e os atacantes Otacílio Neto, Pedrão e Rafael Martins.

Todos os possíveis substitutos já foram titulares do Tigre em algum momento da Série A2. Renatinho, inclusive, já tinha atuado com Júlio César durante a disputa da Copa Paulista na temporada passada. Otacílio Neto e Pedrão já formaram inclusive a dupla de ataque titular e Rossini teve algumas chances com Edson Vieira.

0002048174881 img

Leão da Treze aposta na cautela
O União Barbarense tem um desfalque importante para o clássico contra o Rio Branco. O volante Cláudio Britto, capitão do time e principal referência no meio-campo levou o terceiro cartão amarelo na última rodada e cumprirá suspensão automática. Com isso, tudo indica que o técnico Waguinho Dias (foto) altere o sistema tático colocando mais um zagueiro.

O zagueiro Eli, que ficou de fora dos dois últimos jogos devido a uma lesão muscular foi liberado pelo Departamento Médico e deve entrar no lugar de Cláudio Britto. Assim, os três zagueiros, Eli, Átila e Lucas Silva devem se revezar na função de volante.

O esquema tático também visa dar mais liberdade para os laterais. Como o Rio Branco usa dois laterais bastantes ofensivos, Waguinho Dias espera aproveitar os espaços deixados na defesa para avançar com os alas.