Rio Branco conta com atacante sensação no exterior

Americana, SP, 26 (AFI) – O Rio Branco aos poucos vai tendo uma melhora no Paulistão. O Tigre não perde há dois jogos e com a contratação do meia-atacante Júlio César – apresentado na última quinta-feira – o técnico Rui Scarpino terá mais uma boa opção ofensiva para a equipe chegar a rede adversária.

O novo contratado que estava no futebol da Malásia provou, nos últimos dois anos, que tem faro de gol. “Nas duas temporadas que fiquei por lá, marquei 40 gols”, revelou o artilheiro, de 26 anos.

Em 2005, Júlio marcou 25 gols pelo Sabah e se tornou o artilheiro da temporada, recebendo como prêmio a Chuteira de Ouro. Apesar da Malásia ter pouca tradição no futebol, jogar por lá e alcançar o topo da artilharia não é uma missão fácil.

“Apesar de não ter muita tradição, o futebol na Malásia atrai um grande público e nos clubes, há muitos jogadores estrangeiros, diferente daquilo que pensamos sobre a baixa qualidade dos atletas que atuam lá”, disse Júlio César..

Além da pouca informação sobre o país e a qualidade do novo time, Júlio ainda teve que se adaptar com uma cultura diferente e uma nova língua.

“A comida deles é bem apimentada, foi duro”, relembra bem-humorado o jogador. “O idioma foi difícil porque eles têm a língua local, o malaio que é uma mistura de chinês com um dialeto local e o inglês, que eu não entendia nada no começo”, comentou.

Porém, a infra-estrutura oferecida aos atletas e a receptividade do torcedor, amenizaram o sofrimento. “O jogador brasileiro é sempre bem recebido no exterior, e lá todo clube, mesmo os que estão na segunda divisão, tem estádios de primeiro mundo, todos fechados. Eles dão toda estrutura para o jogador só mesmo se preocupar em jogar bola”, ressalta.

E em campo, Júlio César, a cada jogo, retribuiu a confiança e o carinho dos torcedores do Sabah, time da cidade de mesmo nome e que fica próxima a Kuala Lampur, capital do país. Agora, de volta ao Brasil, e vestindo as cores do Tigre, Júlio pretende, primeiro, lutar por uma vaga na equipe e depois, ajudar o Rio Branco a sair das últimas posições.

“Vou trabalhar firme e espero retribuir a confiança depositada em mim e ajudar o Rio Branco a conquistar os resultados que vai nos tirar dessa situação que se encontra”, disse otimista o jogador que foi revelado pelo Londrina e antes de jogar na Malásia, passou pelo Santa Cruz(RS).