Richardson destaca trajetória marcante no Ceará em 2025

Volante relembra a chegada ao Ceará, passagem pelo Japão e dedicação ao clube.

Volante Richardson soma 17 jogos pelo Ceará em 2025 e relembra desafios e conquistas no clube.

Richardson. Foto: Gabriel Silva/Ceará
Richardson. Foto: Gabriel Silva/Ceará

Fortaleza, CE, 26 (AFI) – Richardson segue como peça importante no Ceará na temporada 2025, onde já soma 17 jogos e ajuda o Vozão a alcançar 26 pontos no Brasileirão Série A. O volante, natural de Natal-RN, construiu uma relação duradoura com o clube desde 2016, marcando sua estreia contra o Maranguape no Estádio Presidente Vargas.

Após deixar o Confiança, Richardson não pensou duas vezes ao aceitar a proposta do Ceará, enxergando a chance de mudar o rumo da carreira. “Eu imaginei que seria a oportunidade da minha vida. De mudar o patamar da minha carreira. Tudo aconteceu da melhor maneira possível. É uma trajetória marcante. Foram muitos jogos”, comentou o volante ao canal do clube.

Screenshot 836
Richardson. Foto: Reprodução/Instagram/@richardsonfs

CEARÁ E BRASILEIRÃO 2025

Em 2019, Richardson interrompeu sua passagem em Porangabuçu para atuar no futebol japonês, defendendo o Kashiwa Reysol por três temporadas e 100 partidas. O volante revelou o desafio pessoal de se afastar da família no momento do nascimento do seu primeiro filho. “Não foi uma decisão fácil. Eu estava vivendo um momento pessoal muito legal. Não só dentro do clube. Meu primeiro filho ia nascer. As pessoas não entendem o quão difícil é fazer uma mudança dessas. Eu e minha esposa havíamos programado a primeira gravidez e ela já estava grávida há oito meses na época. Decidimos juntos que eu iria e eu não assisti ao nascimento do meu filho. Conheci meu filho mais velho com dois meses no aeroporto de Tóquio”, contou o atleta.

No Japão, Richardson aprendeu sobre a cultura local e compartilhou incentivos do dia a dia nos vestiários. “Gambatte, Gambatte” significa boa sorte para eles. Para nós é assim, a gente tem que falar tipo ‘eu vou fazer meu melhor’. Então, os japoneses gostam muito disso. Eles são fanáticos pelo futebol, mas entendem quando os atletas fazem o seu melhor. As vezes a coisa não acontece da melhor maneira, então eles gostam muito que o atleta fale assim: ‘Gambare’, significa que vai dar sempre o seu melhor.”

TRAJETÓRIA NO VOZÃO

Da bolsa de estudos para jogar futebol na escola até a conquista da Copa do Nordeste pelo Ceará, Richardson sempre viu o esporte como peça fundamental em sua vida. “Sempre foi um sonho. Nunca me via fazendo outra coisa se não jogando futebol. Eu sempre fui incentivado. Hoje, levo isso para os meus filhos. Incentivar quaisquer que sejam as decisões deles. Eu tive isso na minha casa. Meu pai, minha mãe, sempre me incentivaram muito nessa paixão pelo esporte, pelo futebol.”

Hoje, Richardson é referência no elenco do Ceará e símbolo de dedicação e identificação com o clube alencarino na Série A.

Confira também: