Revelação da Série A2, ex-atacante do São Bento fala sobre premiação

O atacante veio do interior paulista, revelado pela base do São Bento, e além destaque da última Série A2, busca brilhar nos palcos austríacos

Cristiano Robert do Amaral chegou neste início de semana na cidade de Viena, na Áustria, onde defenderá o Austria Viena.

São Bento Revelação A2 Cristiano
Cristiano jogará pela primeira vez no exterior

Campinas, SP, 16 (AFI) – Aos 22 anos, com muito talento, qualidade e vontade de brilhar nos estádios europeus, o atacante natural de Sorocaba Cristiano Robert do Amaral, chegou neste início de semana na cidade de Viena, na Áustria, onde defenderá o Austria Viena.

Na terra que revelou ao mundo nomes notáveis da música clássica mundial em todos os tempos, como Johann Strauss, Franz Schubert, Haydn, Gustav Mahler e Schönberg, o jogador do interior, que veio de uma família simples do bairro Iporanga, e foi revelado pela base do São Bento, além destaque da última Série A2, busca brilhar nos palcos austríacos e europeus.

São Bento Revelação A2 Cristiano
Atacante agora atuará no futebol austríaco

Cristiano foi eleito para a seleção do campeonato e revelação do torneio bandeirante em evento promovido pelo Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (SAPESP), Federação Paulista de Futebol (FPF) e Portal Futebol Interior. Com passagens por Sport-PE, Coritiba-PR, ASA-AL e Patrocinense-MG, antes de voltar ao Bentão em 2023, o atacante já está em Viena, realizou os primeiros trabalhos e falou nesta terça-feira com exclusividade ao Portal Futebol Interior.

REVELAÇÃO DA SÉRIE A2

O ponta destacou a realização do sonho do menino humilde de buscar seu espaço e ir para o futebol europeu. Cristiano contou ainda um pouco das lutas que passou, enfatizou o trabalho da base do Bento através do técnico Kike Andrade, desde seus primeiros passos no futebol nos treinos realizados no bairro do Éden, em Sorocaba.

O atacante ainda lamentou a perda do acesso do Azulão, melhor time na primeira fase da Série A2, e agradeceu ao clube pela oportunidade. Nessa entrevista ao Futebol Interior, Cristiano falou dos desafios que terá pela frente no competitivo futebol europeu, em buscar seu espaço, e do sonho de jogar futuramente competições como a Liga dos Campeões. O atacante deve ser apresentado nesta semana pelo clube, possivelmente quarta ou quinta-feira.

São BEnto Cristiano A2
Cristiano fez quatro gols em 15 jogos (Foto: @netobonvino)

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA COM CRISTIANO

– Como está sendo para você, um jogador que veio da base e do interior de São Paulo,  chegar com 22 anos ao futebol europeu. Chegou a se comentar que você poderia ficar no Brasil e até ir para um dos grandes do estado de São Paulo…

CRISTIANO – Está se realizando um sonho. eu creio que a maioria dos atletas tem esse sonho de estar atuando na Europa e para mim está sendo muito gratificante a realização de um sonho. Em questão de sondagem,  não chegou nada até mim ou até mesmo o meu empresário ou até o clube.

– Como foi seu início no futebol?

CRISTIANO – A minha primeira escolinha de futebol foi no bairro Eden, próximo a Iporanga onde eu morava (em Sorocaba). Joguei na escolinha da KiGol (CT Kigol de Votorantim / Sorocaba), e aí eu entrei no sub-20 do São Bento do professor Kike como treinador. Ali fui criando a minha base, identidade como jogador de futebol, aprendendo e isso foi muito importante para minha carreira. Assim como minhas passagens em seguida no Coritiba, no Sport e outros clubes onde  fui pegando mais experiência, e evoluindo no meio do futebol, sendo muito importantes até chegar na Série A2 e ter a  oportunidade e poder fazer um bom campeonato.

– Então você passou por muitas dificuldades até chegar aqui?

CRISTIANO – Sou nascido em Sorocaba fui criado no bairro Iporanga I, próximo ao Eden e dei meus primeiros passos na escola de futebol Kigol no Éden onde o professor Kike Andrade (treinador da base do São Bento) me auxiliou, me ajudou e me ajuda até hoje e sou grato a ele.  Tive uma infância difícil pois minha família era humilde e meu pais com esforço e trabalho nunca deixaram faltar nada pra nós dentro de casa. Mas desde cedo tive que ir à luta, atrás dos meus sonhos. Nunca foi fácil, mas graças a Deus pude estar realizando alguns dos meus sonhos e sou grato a Deus por isso e a todos que lá atrás me ajudaram.

– Você foi eleito pelo Portal Futebol Interior, Sindicato dos Atletas Profissionais, Federação Paulista de Futebol como revelação e um dos destaques da A2 e agora está no sonhado futebol europeu. Como é isso pra você?

CRISTIANO – Então, isso é um motivo de alegria, mais um sonho realizado, porque antes mesmo de ter começado o Campeonato (Série A2),eu tinha algumas metas a serem cumpridas. E fico feliz em ver o esforço, o trabalho sendo valorizado. Agradeço a todos que votaram em mim e estou muito feliz com essa premiação de Revelação do Campeonato, que com certeza está sendo muito importante para minha carreira.

São Bento Revelação A2 Cristiano
Atacante deixou o São Bento (Foto: @o_reporter_autonomo)

– Mas nessa grande campanha do Bento na A2, ficou uma tristeza e o acesso “bateu na trave”…

CRISTIANO – Então, é um pouco difícil eu falar sobre isso. porque ainda dói. Porque o clube merecia, os torcedores que nos apoiaram mereciam esse acesso, o pessoal que trabalha no clube, merecia; nós atletas merecíamos esse acesso  pelo esforço de cada dia, se dedicando ao máximo. Um elenco de trabalhadores, de guerreiros. Mas faz parte do futebol. Então é levantar a cabeça, porque a gente sabe que deixou nosso  melhor pelo clube e pôde honrar a essa camisa.

– Como é para um jogador sair pela primeira vez do Brasil e ir para um lugar muito competitivo no futebol mundial como a Europa?

CRISTIANO – Essa é mais uma realização de um sonho, estar podendo jogar na Europa. Eu mesmo que nunca tinha saído do Brasil, poder tá vivenciando aqui este momento. Estamos na época do frio na Europa,mas faz parte tem que passar por cima dessas barreiras. A a gente sofre um pouco no começo, pois é outra cultura,  pelo linguajar (idioma), também tem o fuso-horário mas a gente tem que superar tudo isso.

– E o novo clube, como é o Austria Viena, e a expectativa sua aí?

CRISTIANO – Olha, fiquei muito admirado com a qualidade com a estrutura aqui da equipe. A qualidade do gramado qualidade, do time. Fui muito  bem recebido pelos companheiros aqui da equipe e estou muito feliz com esta nova jornada da minha vida. Quanto às expectativas, são as melhores. Vim com a cabeça boa, mas temos que passar por cima de algumas coisas em questão de adaptação, maneira de jogo, que é muito diferente do Brasil, mas estou confiante. Vou trabalhar para ganhar meu espaço dentro do clube e ter as oportunidades e poder fazer um bom ano e uma boa temporada, se Deus quiser.

– E Europa é o Eldorado do futebol mundial com os maiores clubes do mundo. Uma vitrine imensa. E tem a possibildade de jogar num futuro  uma Champions. Como é isso pra você?

CRISTIANO – Sim, com certeza, a gente tem que buscar sempre evoluir sempre. Estou muito feliz de estar tendo a oportunidade de estar jogando aqui no Austria-Vienna, que é um clube gigantesco aqui na Europa. E claro temos aquele quele sonho de estar jogando uma Champions League. Mas temos que trabalhar e muito pra isso e entregar na mão de Deus, que tudo pode acontecer.

Confira também: