Retrospecto recente praticamente elimina a Ponte; Guarani está ameaçado

Red Bull Brasil pode deixar a Macaca de fora e Bugre tem reta final como visitante

Se depender do retrospecto recente, a Ponte Preta já está eliminada do Campeonato Paulista

0002050373125 img

São Paulo, SP, 06 (AFI) – Se depender do retrospecto recente, a Ponte Preta já está eliminada do Campeonato Paulista. Em levantamento das últimas duas temporadas do estadual, o Portal Futebol Interior chegou à média de pontos necessária para se classificar as quartas de final: 17 pontos. O Guarani, por outro lado, está ameaçado, mas perto de alcançar a marca faltando três rodadas. O cálculo é simples e leva em conta apenas o formato de disputa atual.

Ou seja, foram levadas em consideração apenas as temporadas de 2017 e 2018, quando o Paulista passou a ter 16 times divididos em quatro clubes, como é atualmente – em 2016 foram 20 equipes, mas com o mesmo formato. Importante ressaltar foi feita é a média de pontos, somando a pontuação dos quatro segundos colocados e dividindo por quatro, mas não é, necessariamente, uma regra para avançar.

Retrospecto recente praticamente elimina a Ponte do Paulistão; Guarani está ameaçado

Retrospecto recente praticamente elimina a Ponte do Paulistão; Guarani está ameaçado

Em 2017, por exemplo, a Ponte Preta somou 22 pontos para classificar no Grupo D ao lado do Santos, enquanto o Novorizontino fez apenas 15 no Grupo C. No ano seguinte uma situação semelhante, com o mesmo Novorizontino conquistando 20 pontos, mas o São Caetano, no Grupo B, somando 15. Por isso é levada em consideração apenas a média entre os classificados, como uma projeção para esta reta final do Campeonato Paulista.

Na terceira posição do Grupo A em 2019, a Ponte Preta tem 13 pontos e ainda pode alcançar a marca de 17, mas tem na concorrência o Red Bull Brasil, que está há seis jogos invicto e já somou 18 até aqui – com um pezinho na próxima fase. O Guarani, por sua vez, tem 14 e dois jogos consecutivos como visitante (entre eles o dérbi), fechando a primeira fase em casa. O Novorizontino vem logo atrás do Bugre, com 13. Nos Grupos C e D, a Ferroviária tem 13 e o Oeste 12, respectivamente.