Retrospectiva 2016: O ano do retorno do XV de Jaú
O tradicional clube do inter de São Paulo voltou a ter estádio cheio e jogos importantes no ano que passou
O tradicional clube do inter de São Paulo voltou a ter estádio cheio e jogos importantes no ano que passou
Jaú, SP, 27 (AFI) – Após passar 2015 licenciado, o ano de 2016 foi marcante para o XV de Jaú. Logo no início do ano, dia 22 de janeiro, o clube anunciou parceria com a empresa UrbanizeMais, da cidade de Bauru.
Ainda em janeiro, o clube foi o primeiro dentre os clubes filiados à Federação Paulista de Futebol a apresentar o balanço patrimonial auditado, garantindo o retorno do Galo aos gramados.
PRÉ TEMPORADA
Por causa do calendário apertado, o XV de Jaú foi a última equipe a montar elenco para a disputa do Campeonato Paulista Segunda Divisão.
A primeira partida deste ano aconteceu no dia 18 de março, um amistoso no estádio Zezinho Magalhães contra o Olé Brasil, vencido pelo XV por 5×0.
Depois, o XV ainda enfrentou a Inter de Limeira, o Olé Brasil novamente e a Santacruzense como preparação para o jogo de estreia na Segundona, diante do Tanabi.
A SEGUNDONA
No dia 17 de abril, o XV de Jaú finalmente voltou à campo para disputar uma partida oficial. A última vez havia sido em 08 de junho de 2014, há quase dois anos. Porém, não foi como todos imaginavam. Diante do Tanabi, fora de casa, o Galo da Comarca foi derrotado por 3×1.
Mas o resultado negativo não abalou o torcedor quinzeano, que estava ansioso para assistir novamente uma partida em casa. Na rodada seguinte, em Jaú, mais de 3.300 torcedores foram até o Zezinho Magalhães acompanhar a vitória do Galo por 3×1 sobre o Bandeirante. Esse foi o primeiro resultado de uma invencibilidade que duraria 10 jogos, com 6 vitórias e 4 empates, fazendo o time se destacar como uma das forças do Grupo 2. O XV se classificou como segundo colocado do grupo.
SEGUNDA FASE
Ao lado de Taboão da Serra, Jabaquara e Grêmio Prudente, o XV de Jaú integrou o Grupo 05 da segunda fase do torneio. E começou com o pé direito: na primeira rodada, jogando contra o Taboão da Serra fora de casa, venceu de virada por 2×1. Depois, nova vitória sobre o Jabaquara em Jaú por 2×0. O Galo da Comarca se classificou para a fase mata-mata da Segundona com uma rodada de antecedência, após derrotar o Jabaquara em Santos por 3×0.

MATA-MATA
O XV de Jaú se classificou para as quartas de final como a oitava campanha dentre os oito classificados. O adversário foi a Santacruzense, primeira colocada na classificação geral. Na primeira partida em Jaú, empate em 1×1. A vantagem de um novo empate na segunda partida era da equipe adversária, obrigando o Galo da Comarca a vencer para continuar na busca do acesso.
A torcida quinzeana demonstrou toda sua paixão pelo XV de Jaú e, no dia 11 de setembro, 10 ônibus e vários carros particulares pintaram as rodovias de verde e amarelo, levando cerca de 800 pessoas de Jaú até Santa Cruz do Rio Pardo para incentivar o Galo. O XV venceu por 2×0 e garantia presença na semifinal da competição. No retorno a Jaú, já no fim da noite daquele domingo histórico, cerca de 100 torcedores recepcionaram a delegação com grande festa na porta do Zezinho Magalhães.
SEMIFINAL
O adversário da vez era o Desportivo Brasil. Na primeira partida em Jaú, recorde de público: 9.483 torcedores fizeram do Zezinho Magalhães um caldeirão. Porém, com uma arbitragem bastante questionada por jogadores e torcida, o Galo foi derrotado por 2×1.
Novamente, o XV precisava da vitória fora de casa, mas dessa vez por dois gols de diferença, já que o Desportivo tinha melhor campanha. A torcida não abandonou o time, e cerca de 600 pessoas foram até Porto Feliz, distante 150 km de Jaú. O XV começou bem, abrindo o placar aos 3 minutos de jogo. Porém, novamente com arbitragem questionada, o Galo ficou com um jogador a menos na metade do primeiro tempo. Os donos da casa viraram o jogo, mas mesmo com um jogador a menos, o XV não se entregou. No placar final, derrota por 4×3 e permanência na Segundona em 2017.






































































































































