ABC-RN Águia-PA
Retrô-PE 3 x 2 Avaí-SC - Fernandinho brilha e Fênix despacha Leão

Em sua segunda participação na Copa do Brasil, pernambucanos voltam a se classificar eliminando uma equipe catarinense

Retrô tem grande atuação do experiente atacante, ex-São Paulo, Grêmio e Atlético-MG, e elimina avaianos na 1ª fase da Copa do Brasil

Retrô Avaí Copa do Brasil
Retrô eliminou Avaí na Copa do Brasil na Arena de Pernambuco (Foto: Raphael Cunha - Retrô FC)

São Lourenço da Mata, PE, 01 (AFI) – A Copa do Brasil 2023 conheceu mais um classificado num embate dramático. Na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, o Retrô contou com grande atuação de Fernandinho e eliminou o Avaí ao vencer por 3 a 2: dois gols do experiente atacante e um de William Marcílio; Lucas Silva e Gustavo Modesto descontaram.

Com a classificação assegurada, a Fênix embolsa R$ 900 mil e terá pela frente, na segunda fase, o Tombense. Antes, o Retrô volta a campo neste sábado (4), às 15h, ao enfrentar o Petrolina novamente na Arena no encerramento da 10ª rodada, enquanto o Leão da Ilha foca apenas no Catarinense, ao visitar o Joinville neste domingo (5), às 17h, na Arena Joinville também na 10ª rodada.

UM GOL PRA CADA LADO

A partida começou pegando fogo e o Retrô, que precisava da vitória para se classificar, criou boa chance antes mesmo do primeiro minuto: Giva pegou a sobra na pequena área e bateu no canto, mas Alexander espalmou. A pressão continuou e a Fênix até balançou a rede, porém a arbitragem marcou uma falta de Renan Dutra, que completou bola levantada ao dar empurrão no adversário.

Mesmo pressionado, o Avaí foi quem mostrou eficiência na finalização: Robinho fez bom cruzamento pela direita, a marcação cochilou e Lucas Silva, sozinho, chegou para completar para o gol. A frustração durou pouco tempo pois, dois minutos depois, William Marcílio recebeu após tentativa de desvio de Guilherme Paraíba e mandou cruzado, fazendo o Retrô empatar o jogo na Arena.

Fernandinho Retrô Avaí
Fernandinho marcou duas vezes na vitória do Retrô sobre o Avaí (Foto: Raphael Cunha – Retrô FC)

A equipe azulina se animou com o empate e voltou a pressionar, empurrada pelo pequeno público presente. Depois de saída atrapalhada da defesa avaiana, a bola ficou para Giva, que até emendou para o fundo do barbante, entretanto Albano — impedido — participou do lance e a arbitragem impugnou. Assim, o Retrô foi para o intervalo igualado e sofrendo a eliminação parcial.

EMOÇÃO NO FIM

Na volta para o segundo tempo, Dico Wooley não realizou nenhuma mudança, já Alex teve Vitinho no lugar de Raniele. Ainda assim, o primeiro grande momento foi a favor do Retrô, com a finalização de William Marcílio saindo próxima à trave esquerda. Vendo o duelo ficar ainda mais equilibrado, o comandante dos pernambucanos promoveu as entradas de Radsley e Alencar nas vagas de Albano e Jonas, respectivamente.

As substituições fizeram o time de Camaragibe manter a intensidade ofensiva e, assim, chegar perto da virada. De tanto persistir, conseguiu. Em cobrança de falta magistral, Fernandinho foi preciso e acertou o ângulo, mesmo que Alexander tivesse desviado e não conseguido evitar. Pouco depois, o drama veio quando Vinícius ganhou dividida do zagueiro do Retrô e o rebote ficou no pé de Gustavo Modesto soltar uma pancada.

O alívio azulino veio já nos minutos finais. Radsley cobrou escanteio na primeira trave com extrema categoria, Fernandinho se antecipou bem a Felipe Silva e testou para o fundo do gol. Foi um banho de água fria nas pretensões do Avaí, que pressionou durante o acréscimo em busca de um novo empate, no entanto não conseguiu demonstrar boa pontaria e criatividade para furar o bloqueio.

FICHA TÉCNICA

Retrô-PE
Retrô-PE
3 2
Avaí
Avaí
Fase Fase:
Fase Rodada:
Fase Data:
01/03/2023
Fase Horário:
21:30
Fase Árbitro:
Rafael Rodrigo Klein (RS)
Fase Assistentes:
Jorge Eduardo Bernardi (RS)
Michael Stanislau (RS)
Fase Cartões Amarelos:
Retrô: Jean, Pedro Costa, Guilherme Paraíba, Ratinho e Fernandinho
Avaí: Raphael Rodrigues, Thiago Rosa, Raniele e Vitinho
Fase GOLS:
Retrô: Fernandinho (2) e William Marcílio
Avaí: Lucas Silva e Gustavo Modesto
Fase Público:
1.319
Fase Renda:
R$ 8.425,00
Fase Estádio:
Arena de Pernambuco
Fase Local:
São Lourenço da Mata

Confira também: