Remo 1 x 0 Portuguesa - Bye, bye invencibilidade!
Após um primeiro bastante equilibrado, a Lusa acabou prejudicada na segunda etapa após a expulso infantil do volante Rai. Com um a mais, o Leão do Norte não teve dificuldades para marcar o gol da vitória com Elvis aos 18 do segundo tempo. No final, os lusitanos perderam o zagueiro Halisson, também expulso.
Belém, PA, 13 (AFI) – Depois de uma grande reação no Campeonato Brasileiro da Série B, a Portuguesa deu adeus a uma invencibilidade de seis jogos. O time rubro-verde perdeu para o Remo por 1 a 0, na noite desta sexta-feira, no Estádio Mangueirão, em Belém, pela 12ª rodada da competição.
Após esse revés, a Lusa caiu para nona colocação, com 17 pontos. Já o clube azulino subiu para o 17º lugar com 13 pontos, mas continua na zona de rebaixamento. Sai de trás Lusa
Precisando da vitória para deixar a zona de rebaixamento, o Remo tentou tomar a iniciativa da partida e começou com maior volume de jogo. Apesar disso, a Portuguesa, apostando nos contra-ataques, foi mais incisiva no início. Logo aos 3, o lateral Leonardo fez bela jogada pela esquerda, mas o também ala Wilton Goiano errou o cabeceio na pequena área e bola saiu pela linha de fundo.
O troco remista, entretanto, aconteceu aos dez minutos. O atacante Zé Soares soltou uma bomba de fora da área e o goleiro Tiago espalmou para a linha de fundo. Com o decorrer do jogo, os donos da casa passaram a chegar ao ataque com mais freqüência, explorando principalmente o lado esquerdo da defesa lusitana com o atacante Zé Soares. A partir da segunda metade da etapa, a Lusa recuou demais e passou aceitar o domínio azulino. Zé Soares “pintou e bordou” em cima do pesado zagueiro Luís Henrique, que não acompanhava a velocidade do atacante. Aos 23, Tiago foi novamente exigido. O meia Alexandre chutou de fora da área e o goleiro defendeu no canto direito.
Percebendo a “avenida” no lado esquerdo de sua defesa, o técnico Vagner Benazzi acertou a marcação. Como o Leão do Norte encontrava dificuldades de criar pelo lado esquerdo de seu ataque, o time rubroverde conseguiu diminuir a pressão adversária até o intervalo. Expulsão foi crucial
Após um primeiro tempo sem muito brilho, Benazzi decidiu mudar o esquema no intervalo. Saiu do 3-5-2 para o 4-4-2. Com isso, o zagueiro Luís Henrique, que vinha levando uma “canseira” de Zé Soares, e o atacante Rivaldo saíram para as entradas do volante Rai e o atacante Miltinho. Já Charles Guerreiro deixou seu ataque ainda mais veloz com a entrada de Landu na vaga de Joãozinho.
Mas a situação lusitana se complicou aos 12 minutos. Rai que acabara de entrar, foi expulso levar o segundo amarelo após falta desnecessária em cima do meia Elvis. Com um jogador a menos, o plano de jogo esboçado por Benazzi no segundo tempo foi por água abaixo.Com um a menos, o treinador rubroverde tentou reforçar a marcação com a entrada do meia Alexandre no lugar de Joãozinho. Mas logo aos 18, o Leão se valeu da vantagem numérica e conseguiu abrir o marcador com Elvis. Após bela tabela com Landu, ele invadiu a área e tocou na saída de Tiago.
Na frente do marcador, os paraenses passaram a administrar o resultado e só se arriscaram nos contra-ataques. A derrota só não foi mais elástica porque o goleiro Tiago defendeu um pênalti cobrado com displicência pelo meia Alexandre aos 29. O zagueiro Halisson acabou expulso por entrada violenta em Landu no lance da penalidade. Próximos Jogos
No próximo dia 21/07 (sábado), às 16 horas, o Remo volta a campo para enfrentar o Santa Cruz, no Estádio do Arruda, em Recife. Enquanto isso, a Portuguesa jogará contra o CRB, na próxima terça-feira, às 20h30, no Estádio Canindé, em São Paulo.
Ficha Técnica
Remo 1 x 0 Portuguesa
Local: Estádio Mangueirão, em Belém – PARemo
Adriano; Lucas, Magrão, Bebeto e Julinho; Sandro, Jóbson, Alexandre e Elvis (Danilo); Zé Soares (Wellington) e Joãozinho (Landu).
Técnico: Charles Guerreiro.
Árbitro: Rogério Pereira da Costa – MG
Público: 8.908 pagantes
Renda: R$ 86.200,00
Cartões Amarelos: Joãozinho, Julinho, Élvis e Adriano (Remo); Halisson, Luís Henrique e Rai (Portuguesa)
Cartões Vermelhos: Raí e Halisson (Portuguesa)
Gols: Élvis aos 18’/2T (Remo)
Portuguesa
Tiago; Halisson, Marco Aurélio e Luís Henrique (Rai); Wilton Goiano, Pedro Ayub, Erick, Joãozinho (Alexandre) e Leonardo; Clayton e Rivaldo (Miltinho).
Técnico: Vágner Benazzi.





































































































































