Relembre como foram os títulos de Remo-PA e Vila Nova-GO na Série C
O Tigre foi bicampeão ao levantar o troféu em 1996 e 2015, enquanto o Leão Azul conquistou a taça em 2005
O Tigre foi bicampeão ao levantar o troféu em 1996 e 2015, enquanto o Leão Azul conquistou a taça em 2005
Campinas, SP, 28 (AFI) – Vila Nova-GO e Remo-PA decidem o título brasileiro da Série C de 2020 no próximo sábado (30), às 17h. Na partida de ida, os goianos venceram por 5 a 1, o que obriga os paraenses a buscarem um triunfo por quatro gols de diferença no Mangueirão, em Belém, visando a disputa de pênaltis.
Ambos os times, de qualquer forma, podem se orgulhar: já conquistaram o troféu em momentos anteriores. O Tigre foi bicampeão ao levantar o caneco em 1996 e 2015, enquanto o Leão Azul faturou a taça em 2005. Pensando nisso, o Portal Futebol Interior traz um pequeno especial para relembrar esses três momentos anteriores.

VILA NOVA
Caso o Vila Nova conquiste o título no final de semana, será o primeiro clube tricampeão brasileiro da Série C. Esta jornada de vitórias começou em 1996, quando a Terceirona ainda era a última divisão – afinal de contas, a Série D existe apenas desde 2009.
Na primeira fase daquele ano, o Tigre estava no Grupo 9, ao lado de Uberlândia-MG e Anápolis-GO. As equipes se enfrentaram em turno e returno – os colorados ficaram na primeira colocação, com oito pontos, e avançaram ao lado dos mineiros, com quatro.
Depois, começou o mata-mata, em duelos de ida a volta. Os vilanovenses fizeram 7 a 0 no placar agregado sobre o Gurupi-TO; 5 a 1 sobre o Fluminense de Feira de Santana-BA; 4 a 0 no Nacional-AM; e 5 a 3 sobre o Porto-PE. O título invicto veio com 3 a 1 sobre o Botafogo-SP.
Já em 2015, o formato era bem similar ao aplicado atualmente. Na primeira fase, disputou jogos de ida e volta contra outros nove oponentes no Grupo A. Avançou com 33 pontos, ao lado de Fortaleza-CE, com 36, ASA-AL, com 35, e Confiança-SE, com 31.
Valendo o acesso, encarou a Portuguesa-SP, que fora a vice-líder do Grupo B. Acabou anotando 3 a 1 no somatório. Depois, foram dois empates sem gols com o Brasil de Pelotas-RS e vitória nos pênaltis (4 a 3). Chegou ao título com 4 a 2 no agregado sobre o Londrina-PR.
REMO
O Remo foi campeão brasileiro da Série C em 2005. Na primeira fase daquela temporada, esteve ao lado de Abaeté-PA, São Raimundo-RR e São José-AP. Após seis rodadas, avançou na primeira colocação, com 14 pontos, enquanto o outro paraense fez 10 e também passou.
Depois, houve mata-mata em ida e volta. Passou por Tocantinópolis-TO com 4 a 3 no agregado; 4 a 3 sobre o Abaeté-PA; e 2 a 1 sobre o Nacional-AM. A fase final, curiosamente, foi um quadrangular: os dois melhores subiram; o primeiro foi o campeão.
Após seis rodadas, já que os quatro times fizeram seis partidas, o Leão Azul somou os mesmos dez pontos do América-RN, mas conquistou o título no saldo de gols: 2 contra 1. Ipatinga-MG, com nove pontos, e Novo Hamburgo-RS, com quatro, permaneceram na Série C.






































































































































