Rebaixamento do Sampaio confirma superclássico maranhense na Série C em 2017
Os rivais Moto Club e Sampaio Corrêa se enfrentaram pela última vez no Campeonato Brasileiro há 13 anos
Voltaremos a ter o maior clássico maranhense em uma competição nacional em 2017. A última vez que isso aconteceu foi há 13 anos
São Luís, MA, 09 (AFI) – Com o rebaixamento do Sampaio Corrêa na Série B do Campeonato Brasileiro confirmado na noite da última terça-feira e com o acesso do Moto Club na Série D do nacional, voltaremos a ter o maior clássico maranhense em uma competição nacional em 2017. A última vez que isso aconteceu foi há 13 anos.
A última vez que as equipes se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro foi justamente na Série C, em 2004, quando esta ainda era a última divisão do Brasileirão e suportava inúmeros clubes. As equipes caíram no Grupo 5 da Série C. No jogo de ida, o Moto Club venceu o Sampaio Corrêa por 1 a 0. Na volta, o Sampaio venceu por 2 a 0. Na ocasião, os dois avançaram na fase de grupos, mas nenhum deles conseguiu o acesso.

Moto Club e Sampaio Corrêa já se enfrentaram pela Série B do Brasileirão nas décadas de 1970 e 1980. Em 1972, foram dois jogos. Na ida, o Moto Club venceu por 1 a 0 e, na volta, os times empataram por 0 a 0. Em 1980, o Sampaio ficou no 1 a 1 com o Moto. No ano de 1989, o Moto Club venceu por 3 a 0 na ida e por 1 a 0 na volta. Todos os jogos foram pela fase de grupos das competições.
O esperado rebaixamento do Sampaio Corrêa na Série B do Brasileirão foi matematicamente confirmado nesta terça, com a derrota para o Bahia. A Bolívia Querida amarga a lanterna da competição com apenas 27 pontos conquistados. Em 35 partidas nesta Série B, o Sampaio Corrêa venceu apenas cinco, empatou 12 vezes e perdeu 18 jogos. Foram 18 gols marcados pelo Sampaio e 38 sofridos.
O Moto Club conseguiu o acesso na Série D do Brasileirão ao vencer o Atlético-AC fora de casa por 2 a 1. As equipes haviam empatado por 2 a 2 na ida. No total, foram cinco vitórias do Papão (quatro em casa e uma fora), sete empates (sete em casa e quatro fora) e duas derrotas (ambas fora de casa) na Quarta Divisão. Foram 19 gols marcados e 12 contra. O Moto foi eliminado na semifinal para o campeão Volta Redonda.





































































































































