Rebaixamento da Ponte Preta determina volta do Dérbi após cinco anos
O time pontepretano vai reencontrar o rival Guarani na disputa da Série B do ano que vem
O time pontepretano vai reencontrar o rival Guarani depois de cinco anos
Campinas, SP, 26 (AFI) – A derrota por 3 a 2 para o Vitória, marcada por cenas de violência no Moisés Lucarelli, rebaixou a Ponte Preta para a Série B do Campeonato Brasileiro. Com isso, em 2018, a cidade de Campinas vai voltar a ser palco de um Dérbi, já que o Guarani assegurou a permanência na segunda divisão nacional.
Os dois rivais não se enfrentam desde o dia 26 de janeiro de 2013, quando a Ponte venceu o Bugre por 3 a 1, no Brinco de Ouro, pelo Campeonato Paulista. Depois disso, cada um seguiu por caminhos diferentes e não se encontraram mais.
No mesmo ano do último Dérbi, o Guarani foi rebaixado para a Série A2 do Paulista. Um ano antes, havia sido rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro. Durante este período, a Ponte Preta permaneceu na primeira divisão estadual e caiu para a Série B em 2013, conquistando o acesso à elite já em 2014.
A última vez que a dupla campineira se enfrentou em uma partida válida pela Série B foi no dia 15 de outubro de 2011. Na ocasião, a Macaca venceu por 3 a 0, no Brinco de Ouro.
Além de Ponte Preta x Guarani, a Série B de 2018 deve ter outros clássicos de peso:
Figueirense x Avaí – Principal clássico de Santa Catarina envolvendo as duas equipes de Florianópolis. Esse ainda não é certo, já que o Avaí ainda tem chances de se salvar no Brasileirão.
Goiás x Vila Nova – Maior rivalidade de Goiás dos dois times de Goiânia.
CRB x CSA – Histórico duelo das Alagoas reunindo as equipes da capital Maceió.
OUTROS BELOS CONFRONTOS REGIONAIS
As emoções de jogos de grande rivalidade somente não serão maiores pois o Ceará-CE conquistou o acesso para a Série A e ainda não será dessa vez que haverá o confronto com seu rival Fortaleza-CE em competição nacional. E o Santa Cruz-PE foi rebaixado para a Série C pois, do contrário, iria ter o Sport-PE, que pode cair da Série A, em grande confronto.
Além desses quatro clássicos, a Série B de 2018 irá protagonizar outros duelos regionais com o Criciúma enfrentando seus rivais catarinenses Figueirense e Avaí e o Atlético Goianense jogando contra Vila Nova e Goiás, todos esses três times da cidade de Goiânia-GO.
Emoções de menor escala também acontecerão nos confrontos entre os gaúchos Juventude de Caxias do Sul e Brasil de Pelotas, além dos interioranos de São Paulo, Oeste de Barueri e São Bento de Sorocaba.





































































































































