Rayan brilha no Vasco e disputa artilharia sub-20 do Brasileirão
Joia do Vasco soma 14 gols e está entre os melhores sub-20 do futebol brasileiro em 2025.
Atacante Rayan vive grande fase no Vasco, soma 14 gols em 2025 e disputa artilharia sub-20 do Brasileirão.
Rio de Janeiro, RJ, 11 (AFI) – A temporada tem sido de destaque para o Vasco graças à grande fase de Rayan. O atacante de 19 anos, cria de São Januário, soma 14 gols em 2025 e está na briga pela artilharia sub-20 do Brasileirão. Com nove gols na competição, ele disputa gol a gol com Vitor Roque, do Palmeiras, que tem dez.
Além dos números expressivos, Rayan virou peça-chave no esquema de Fernando Diniz. O treinador faz campanha para ver o jovem com a camisa da Seleção, reconhecendo suas atuações cheias de dribles, arrancadas e gols importantes. O atacante já é vice-artilheiro do clube na temporada e caiu nas graças da torcida cruzmaltina.
RAYAN E OS ARTILHEIROS SUB-20
Entre os sub-20 do futebol brasileiro, Rayan está entre os maiores goleadores do ano, igualando marcas de nomes como Vitor Roque. A lista de artilheiros da categoria no Brasileirão inclui atletas que despontaram para o futebol europeu, como Estêvão, Marcos Leonardo, Yuri Alberto, Neymar e Gabriel Jesus.
Rayan, camisa 77, chegou ao clube aos seis anos, passando por toda a formação no Vasco. Filho de Valkmar, ex-zagueiro campeão com o time nos anos 90, o jovem foi promovido ao elenco profissional em 2022 e se firmou como xodó da torcida. Na última janela, por pouco não foi negociado, mas permaneceu após apelo de Diniz à diretoria.
O bom momento na Colina é comprovado pelos números: em 44 partidas na temporada, são 14 gols e uma assistência. Nos últimos quatro jogos, balançou as redes em todas as partidas, mostrando faro de gol apurado e presença diária nas manchetes do futebol nacional.
PROMESSAS DO BRASILEIRÃO
O contrato de Rayan com o Vasco vai até o fim de 2026. O atacante, versátil e veloz, pode se inspirar em outros jovens que brilharam no Brasileirão sub-20.
Entre eles estão Rafael Sóbis, que foi destaque no Internacional em 2005 e depois jogou no futebol europeu, além de Neymar, multicampeão e artilheiro em diversas temporadas com o Santos.
Outros nomes como Keirrison, que chegou ao Barcelona após grande fase no Coritiba, Endrick, campeão pelo Palmeiras e agora no Real Madrid, e Estêvão, protagonista do vice-campeonato do Palmeiras em 2024 e já marcando presença na Premier League, mostram o caminho trilhado por jovens talentos como Rayan.
O próximo compromisso do Vasco será fora de casa, diante do Fortaleza, dia 15, às 21h30, pelo Brasileirão. A equipe ocupa a 11ª posição, com 33 pontos, e conta com o talento do camisa 77 para buscar voos mais altos na competição.






































































































































