Ranking afunda de vez o futebol brasileiro e Argentina entra no Top 5

O ranking leva em conta os desempenhos nacionais (incluindo Copas), continentais e intercontinentais de cada país

Não está fácil para o futebol brasileiro. Nesta terça-feira, a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) divulgou a lista dos ‘melhores’ campeonatos

0002050054278 img

Campinas, SP, 20 (AFI) – Não está fácil para o futebol brasileiro. Nesta terça-feira, a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) divulgou a lista dos ‘melhores’ campeonatos nacionais em todo o mundo. Diferente de 2013, o Brasil perdeu uma posição e agora é o sexto, atrás até mesmo da Argentina.

O ranking leva em conta os desempenhos nacionais (incluindo Copas), continentais e intercontinentais de cada país. Na liderança está a Espanha, com 1259 pontos, logo a frente da Itália, principal surpresa da lista, com 998 pontos. Aparecem ainda na lista: Inglaterra, Argentina, Alemanha e Brasil.

O futebol espanhol manteve-se na liderança do Ranking da IFFHS

O futebol espanhol manteve-se na liderança do Ranking da IFFHS

Realmente o futebol espanhol está em alta. Na temporada 2013/2014, o campeonato nacional viveu emoções que há tempos não se via, com o Atlético de Madrid levantando o caneco depois de 18 anos na espera. Nas competições continentais, o Real Madrid garantiu a 10ª Liga dos Campeões e o Sevilla a 3ª Liga Europa. Mais tarde, os merengues ainda foram campeões mundiais.

Já o futebol Italiano ainda vive tempos mornos. Mesmo na vice-liderança do ranking da IFFHS, duas potências nacionais enfrentam um recesso: Milan e Inter de Milão. Mesmo assim, na Liga dos Campeões, os colchoneros foram os únicos representantes na oitavas de final, mas logo caíram para o Atlético de Madrid. Já na Liga Europa, o Juventus chegou até as semifinais.

HERMANOS?

No novo ranking divulgado pela IFFHS, a Argentina saltou de sexta para a quarta posição, deixando Brasil e Alemanha para trás. Na temporada 2013/2014, o futebol argentino viveu um tempo de transição e até mesmo o campeonato nacional foi remodelado. Na Liberadores, o San Lorenzo garantiu o título e mais tarde a vice-liderança do Mundial de Clubes. Na Sul-Americana, o River Plate levou o caneco para casa.

CONFIRA O RANKING DA IFFHS:

1

Espanha

1259

2

Itália

998

3

Inglaterra

958

4

Argentina

938

5

Alemanha

912

6

Brasil

893

7

França

871

8

Portugal

758

9

Colômbia

697,5

10

Paraguai

671,5