Trabalho de base do executivo Rafael Fernandes chama a atenção de clubes do cenário nacional

Ele iniciou sua trajetória em 2014, nas categorias de base do Internacional, passando por grandes clubes do futebol brasileiro desde então

Rafael Fernandes é formado em Educação Física, com pós-graduação em Gestão Profissional do Futebol e Gestão de Futebol, além de possuir cursos complementares

Rafael
Foto: Divulgação

Tibau do Sul, RN , 06 (AFI) – A temporada de 2026 marcará um momento histórico para o Laguna SAF, que disputará pela primeira vez competições nacionais — Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro.

Para comandar o projeto e buscar boas campanhas, o clube contará com Rafael Fernandes, que chegou em maio e assumiu o cargo de Diretor-Presidente no Lagunão.

FORMAÇÃO

Rafael Fernandes é formado em Educação Física, com pós-graduação em Gestão Profissional do Futebol e Gestão de Futebol, além de possuir cursos complementares em Executivo de Futebol, Análise de Desempenho Profissional e Extensão em Gestão Profissional do Futebol.

CARREIRA

Ele iniciou sua trajetória em 2014, nas categorias de base do Internacional, passando por grandes clubes do futebol brasileiro desde então.

Após deixar o Internacional, Rafael atuou como Supervisor das Categorias de Base do Figueirense-SC entre 2018 e 2019. Em seguida, foi contratado pelo Vila Nova-GO (2019–2020) e, no mesmo ano, assumiu a base do ABC-RN.

Posteriormente, trabalhou no estado de São Paulo como Coordenador-Geral das Categorias de Base da Ferroviária (2021–2022).

Retornou ao Rio Grande do Sul para ser Executivo das Categorias de Base do Juventude, onde realizou um bom trabalho que abriu portas no Nordeste, levando-o ao cargo de Diretor Executivo da Base do Sport Recife, conquistando títulos e revelando diversos atletas para o time profissional.

PELO SPORT

Durante sua passagem pelo Sport Recife, em 2023, o executivo chegou a ser sondado por dois gigantes do futebol brasileiro — Internacional-RS, clube em que iniciou sua carreira, e São Paulo FC.

À frente da base do Sport, Rafael foi responsável pela revelação de jovens talentos, pela recuperação do Certificado de Clube Formador e pela ampliação dos investimentos no Centro de Treinamento. Na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2023, o clube chegou às quartas de final sob sua gestão.

NO CUIABÁ

Após deixar o Sport, Rafael Fernandes foi contratado pelo Cuiabá-MT, onde exerceu a função de Gerente-Geral das Categorias de Base entre 2024 e 2025. Sob sua gestão, o Dourado conquistou títulos em todas as categorias, do sub-11 ao sub-20, além de revelar vários atletas.

Recentemente, três jovens formados no projeto — os zagueiros Enzo (17 anos) e Weverson (16 anos), e o meio-campista Érick Vitor (16 anos) — assinaram seus primeiros contratos profissionais.

ESPECULAÇÃO

Após o trabalho de destaque na base do Cuiabá, o nome de Rafael chegou a ser especulado no Corinthians, e mais recentemente o Grêmio-RS demonstrou interesse em contratá-lo para comandar o departamento de base em 2026.

No Laguna SAF-RN, entretanto, ele assumiu o desafio de liderar o projeto como Diretor-Presidente, com foco na temporada de 2026, quando o clube disputará o Campeonato Potiguar, a Copa do Brasil e o Brasileiro da Série D pela primeira vez em sua história.